O objetivo deste texto é, desde o início, mostrar para você como montar uma boa equipe de vendas. Aliás, é mais que isso. O objetivo deste texto é fazer você conseguir montar uma equipe de vendas externas de sucesso. Quase perfeita. Por isso nós não vamos manter o roteiro na hora da entrevista.

Sempre que você quiser um resultado melhor que o que seus concorrentes têm hoje, precisa fazer diferente. Precisa inovar, ir além. Por anos eu fiz entrevistas de contratação, e até hoje participo de entrevistas para cargos importantes. Eu aprendi que o entrevistado já está muito bem treinado para as perguntas clássicas.

É preciso pensar “fora da caixa” para conseguir extrair informações realmente interessantes sobre os candidatos. E é isso que eu tentei fazer com essas 10 perguntas diferentes para você usar na entrevista de recrutamento de vendedores.

Vamos lá:

1. Quando foi que você sentiu que fracassou? O que você aprendeu com a situação?
É uma pergunta curinga, serve para identificar o sentimento de humildade e de assumir responsabilidades.

2. Qual o último livro que você leu?
A pergunta serve para que você perceba o grau de interesse em aprendizado do candidato. Pessoas que costumam se atualizar constantemente sempre tem um último livro em mente.

3. Quantas bolas de golfe cabem em um ônibus escolar?
Parece absurda, certo? Mas a pergunta acima faz com que você consiga analisar a capacidade do entrevistado em tomar uma decisão rápida com base em pouca informação. Como ele lida com a pergunta e tenta resolve-la pode dizer muito de sua personalidade.

4. Como as pessoas ao seu redor percebem você?
Tente descobrir, com base no que o candidato ouve sobre ele, quem ele é. A percepção das pessoas ao redor dele é mais próxima da realidade do que ele mesmo pensa sobre si.

5. Como é o companheiro ideal em uma equipe de vendas que você faz parte?
Entenda como o candidato vê um vendedor ideal. Provavelmente são essas as qualidades que ele deseja alcançar, caso não as tenha.

6. Qual tipo de emprego o seu melhor amigo recomendaria você?
Novamente, aqui a ideia é usar o conhecimento das pessoas próximas ao candidato para avalia-lo.

7. Se pudesse ser lembrado por um uma frase, qual seria?
Descubra quais são as aspirações do candidato com perguntas pessoais. Perguntas livres trazem a tona valores sentimentais fortes para o usuário. Família, dinheiro, saúde ou outras ambições podem aparecer na resposta.

8. Conte-me de algo que você fez na sua vida de que você se sinta particularmente orgulhoso
É uma forma de conseguir obter informações de êxito do entrevistado sem pergunta-lo diretamente sobre o que o faz o melhor candidato. Também é possível avaliar quais características ele valoriza.

9. Por que eu não te contrataria?
Uma das minhas preferidas. Todos estão esperando a pergunta contrária. Inverter a situação faz com que o entrevistado fique sem defesa pronta, tendo que forçar o raciocínio para responder de forma honesta.

10.Cite três pessoas que você não conhece, mas que admira.
Uma forma de conhecer o tipo de personalidade que o entrevistado admira. Há uma vontade de transferência entre a personalidade dos escolhidos com a do entrevistado.

Tá vendo? Com um pouco de esforço você pode fazer uma entrevista perfeita, que vai ajudar você a encontrar muito mas que bons profissionais. Irá ajudar você a encontrar ótimos profissionais. Tente fazer diferente.

Para melhorar ainda mais os seus resultados, nós juntamos nesse e-book 21 perguntas para você fazer para seus candidatos a vendedores:

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.