Antes de mais nada, é preciso esclarecer que, para se fazer um planejamento de vendas campeão, o ideal é, primeiramente, repensar o negócio, avaliando o que é preciso fazer e definindo os objetivos e as receitas que se deseja obter, para, assim traçar um plano adequado. Mas por onde realmente começar? Pois saiba, desde já, que para desenvolver um planejamento de vendas campeão é importante focar especificaente em três pontos-chave. Quer saber quais são? Então confira agora mesmo nosso post:

Conheça bem seu produto ou serviço

Do ponto de vista das vendas, é simplesmente imprescindível que você detecte as características de seu produto ou serviço para, em seguida, converter esses recursos em benefícios. Qual é a diferença? Uma característica é um atributo facilmente identificado pelo cliente, enquanto um benefício gera emoção. Não parece bem mais promissor? Em seguida, encontre o seu diferencial ou, em outras palavras, o que o seu produto ou serviço tem que os concorrentes não têm.

Avalie o mercado em que está inserido

Nessa etapa, descubra, em primeiro lugar, quem realmente é sua concorrência, ou seja, quais são os outros produtos e serviços que se apropriam do dinheiro dos seus clientes. Com base nessa análise, desenvolva sua vantagem única de compra, que irá responder à pergunta que você vai fazer ao cliente: por que comprar especificamente seu produto ou serviço? A resposta deve ser acompanhada pela vantagem e, obviamente, pelos benefícios que distinguem o seu produto dos demais.

Identifique a força de suas vendas

Pare por um minuto e responda: quem vai levar a minha oferta para o mercado? Claro que é a sua equipe de vendas! Por isso sua estratégia deve ser capaz de transmitir, de forma clara e eficaz, todos os benefícios e as vantagens que distinguem sua empresa das outras. E quando se trata de planejar as vendas, é preciso abordar pelo menos três questões:

Habilidades

Um planejamento de vendas eficaz deve focar nas habilidades de sua equipe. Um bom vendedor deve dominar a arte da persuasão, ouvindo com atenção para identificar as reais necessidades do cliente a fim de se aprofundar nos problemas apresentados, oferecendo, claro, uma solução. Isso sem contar que é preciso saber lidar com diferentes tipos de perfis! Dessa forma será possível ir mais longe e aprender o que realmente preocupa o consumidor, o que ele quer. A lição mais importante em vendas é cada cliente é único, portanto, trate-o como tal.

Atitudes

Você pode ser um verdadeiro perito no que você está vendendo, mas, com uma atitude ruim, provavelmente não atingirá seus objetivos de vendas. Simples assim. Por isso, o tom da atitude da equipe como um todo deve ser sempre positiva e proativa. Deve-se, acima de tudo, procurar aconselhar o cliente, não empurrar seu produto para cima dele. Não se esqueça de que um bom vendedor é igualmente um bom ouvinte, ok?

Fornecedores

Contratar fornecedores que sabem bastante sobre o seu produto ou serviço é extremamente importante na hora de se fazer um planejamento de vendas. Assim, se houver a possibilidade de combinar conhecimento com habilidades, invista sem medo. Mas, atenção, apesar de ideal, isso não é necessariamente um pré-requisito, entendido?

Se você se planejar direitinho e desenvolver cada um desses pontos, terá em mãos uma estratégia de vendas campeã, colocando seu produto ou serviço em lugar de destaque no mercado. E não deixe de se adaptar ao que o mercado exige, porque a única constante quando o assunto é planejamento de vendas é a mudança frequente!

Agora que você já conhece o caminho das pedras, comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida ou se tem sugestões a dar! Compartilhe seus questionamentos e suas dicas conosco e participe da conversa!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.