Quando nos sentimos subvalorizados ou sabemos que estamos fazendo um trabalho que vale mais que nossa posição atual, inevitavelmente ficamos desestimulados. Idealmente a oferta de uma promoção vem da gerência, mas fato é que isso nem sempre acontece, não é mesmo? E é por isso que é importante sabermos tomar a iniciativa, mostrando à chefia nosso real valor. Quer saber como? Então confira agora mesmo 5 valiosas dicas para assumir a responsabilidade por seu planejamento de carreira e negociar já uma promoção com seu chefe:

Faça seu dever de casa

Para conquistar uma promoção não basta simplesmente querer ou sentir que você a merece. É preciso alcançar resultados concretos e encontrar formas de demonstrá-los. Como toda empresa tem gargalos — vários empregados para cada chefe —, naturalmente não costuma ser possível alcançar o topo apenas cumprindo suas responsabilidades. É preciso ir além do chamado do dever, fazendo um trabalho realmente excepcional. E dentre as estratégias para acelerar seu planejamento de carreira estão técnicas para turbinar sua produtividade,fazendo mais em menos tempo.

Ao contrário de empregos, geralmente conquistados pelo potencial futuro dos entrevistados, promoções normalmente se justificam por atos passados. Se seu planejamento de carreira inclui alguma posição de líder, você precisa dar exemplos sobre como coordenou projetos menores, a maneira como orientou estagiários ou de que forma levou, da concepção ao fim, um empreendimento em que ninguém na empresa acreditava, mas cujos resultados hoje todos apreciam. E, finalmente, é preciso identificar a posição específica almejada por você, exatamente como na procura por uma vaga de emprego.

Saiba o tempo adequado

Na dúvida, é melhor tentar a promoção do que ficar parado, certo? Mas existem timings melhores que outros. O mais óbvio é, claro, na revisão anual de desempenho, por meio da qual você tem a oportunidade de ficar cara a cara — e em privado — com seu gestor para expor seus planos. Nesse caso, é preciso deixar claro que você não está pedindo a promoção por causa da revisão, mas porque tem resultados para demonstrar, sendo a revisão apenas uma oportunidade.

Outro bom momento para inserir o assunto da promoção é quando estão sendo implementadas mudanças na empresa — alterações nos quadros, funcionários saindo, departamentos sendo trocados e até uma simples mudança de endereço.

Agende uma reunião

Não pegue seu chefe totalmente de surpresa! Mande um e-mail ou converse com ele — ou com sua secretária —, pedindo o agendamento de um encontro para falar especificamente sobre seu planejamento de carreira. Isso dará ao administrador tempo para também se planejar, fazendo um levantamento de oportunidades na empresa, pesquisando seu histórico de produtividade e o que mais achar conveniente e necessário.

Converse somente com números

Quem entende de negociação sabe que não adianta barganhar por posições. É muito mais produtivo chegar à mesa encarando a situação como dois juízes trabalhando por uma decisão, procurando e se baseando em princípios comuns e não em interesses individuais. Por isso, você deve chegar à negociação informado sobre os salários praticados no mercado para profissionais da sua atual posição e daquela função almejada. O mesmo vale para as responsabilidades e os resultados.

É preciso mostrar, dizendo, por exemplo que no mercado em que atua ninguém aumentou as vendas em X% como seu departamento. Afinal de contas, contra fatos não há muitos argumentos. E uma última dica: na dúvida, cobre caro. Você pode até posteriormente recuar da sua oferta, mas a empresa dificilmente oferecerá mais do que o pedido.

Mantenha-se firme no propósito

Planejamento de carreira não pode ser simplesmente largado. Certifique-se de que você sairá da reunião com prazo acertado e alguma maneira de saber realmente o que vai acontecer. Se a promoção não vier, cobre do seu chefe os passos que você deve tomar para ser indicado para uma promoção no futuro. E se o caminho não for muito claro, talvez seja a hora de considerar mudar de empresa.

Agora comente aqui e nos conte: você já negociou uma promoção? E o resultado, foi satisfatório? Compartilhe conosco suas experiências e dê suas próprias sugestões para enriquecer nosso post!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.