Entender qual é o melhor Aplicativo de Venda de Fazer Pedidos pode parecer um pouco difícil em um primeiro momento, mas não é. A busca por uma boa ferramenta para a equipe de vendas é cheia de desafios, mas basta um pouco de vontade para que você consiga alcançar o resultado que você quer dentro do seu negócio.

Apenas 83% das empresas estão totalmente satisfeitas com seu Aplicativo de Venda de Fazer Pedidos atual. 17% dos entrevistados estão insatisfeitos com a solução que optaram.

Alguns dados coletados em relatórios de grandes empresas de pesquisa em nível mundial mostram que a busca por um Aplicativo de Venda de Fazer Pedidos pode ser mais complicada para alguns setores.

A Consultoria Gartner diz que, no último ano, as empresas gastaram mais em automação da equipe de vendas do que em softwares para quaisquer outras áreas da empresa.

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E ainda assim, apenas 83% dos entrevistados se dizem “100% contentes com o software de automação da equipe de vendas“.

Esses dados mostram que a escolha da solução é um processo extremamente importante para que o sucesso da automação da equipe de vendas seja alcançada.

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A busca por um Aplicativo de Venda de Fazer Pedidos

Algumas vezes, há muitas nomenclaturas e termos técnicos, que dizem pouco para quem procura uma solução como essas. São muitos termos. Procuro por uma automação de força de vendas ou um aplicativo para vendedor externo? Fica fácil se perder em meio a tanta informação. Há também muita dificuldade em definir o que é importante saber sobre essas ferramentas, e quais as diferenças entre elas.

É por isso que decidimos fazer essa postagem, para ajudar você nessa pequena tarefa que pode mudar os resultados que você vai obter na sua equipe de vendas. Vamos lá?

Utilizando um Aplicativo de Venda para Fazer Pedidos com foco em resultados

Para que você tenha bons resultados com Aplicativo de Venda de Fazer Pedidos, é preciso ter em mente que há alguns caminhos que você pode seguir.

IMPORTANTE
A grande diferença entre a maioria dos aplicativos de venda é a possibilidade ou não de integrá-lo via base de dados ao seu sistema de faturamento atual.

A principal diferença que você precisa entender, é a necessidade ou não de uma integração com o seu Sistema de Gestão (seu sistema de faturamento atual). Caso você não tenha sistema de gestão, você pode utilizar ferramentas de vendas que possibilitem o cadastro de produtos, como o Novo Pedido.

Você também precisa definir quais as suas necessidades básicas. Quais funcionalidades um Aplicativo de Venda precisa ter para atender a sua necessidade como empresa. Para isso, é aconselhável que você defina seus objetivos para um projeto como esse. Automatizar a equipe de vendas pode ser totalmente diferente de usar um aplicativo para enviar pedidos.

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Uma das chaves do sucesso na busca da solução perfeita, é que você precisa entender exatamente quais são as funcionalidades que você irá precisar e utilizar no seu negócio. Este é um ponto muito importante, e você precisa prestar atenção para não pagar por algo que você não irá utilizar..

Definir as suas necessidades é essencial neste processo. Quanto mais funcionalidades, mais caro pode sair o Aplicativo de Venda de Fazer Pedidos, então, não esqueça de identificar exatamente os pontos que você deseja melhorar no seu negócio, para não haver custos desnecessário com a solução de um problema, caso contrário, a solução pode tornar-se o seu problema.

Agora, vamos entender melhor quais são as áreas onde o aplicativo de vendas age, e como estão divididas as suas funcionalidades, assim, você poderá entender melhor quais funcionalidades seriam indispensáveis em uma solução para o seu negócio.


Áreas onde o Aplicativo de Venda de Fazer Pedidos pode ajudar sua empresa

Geralmente, um Aplicativo de Venda de Fazer Pedidos pode ajudar as empresas em três áreas distintas, elas estão divididas da seguinte maneira:

  1. CONTROLE DE EQUIPE:
    Controlar as ações dos seus vendedores em campo, o que eles podem ou não fazer;
  2. PROMOÇÃO DE VENDAS:
    Ajudar a promover vendas, fornecendo ferramentas e estratégias que melhoram as vendas;
  3. ROTINAS FINANCEIRAS:
    Ajudar a administrar funções financeiras mais técnicas e repetitivas, como comissões e tributos.

Abaixo nós vamos analisar cada uma delas, uma a uma:

1. CONTROLE DE EQUIPE

Para controlar equipes de vendas

Na imagem abaixo, você pode ver um Painel de Visitas. Essa ferramenta é a mais procurada por Gerentes de Vendas que precisam analisar o desempenho da equipe em tempo real, enquanto estão em campo. Nas soluções mais robustas, esta é uma funcionalidade chave:

Caso este seja o seu objetivo, você precisa de um painel administrativo. Geralmente, o painel é acessível através do próprio navegador de internet. É aqui que você entra com login de gerente ou supervisor, e você poderá ver, em tempo real, todos os seus vendedores e seus resultados.

Neste painel, você poderá ver algumas métricas de vendas importantes, como:

  • Quantas vendas cada representante fez;
  • Qual a agenda de visitas do dia de cada vendedor ou representante;
  • Qual a rota feita e qual a planejada;
  • Quanto tempo o representante leva em cada visita;
  • Localizar o vendedor ou representante comercial no mapa em tempo real;
  • Quantos pedidos de venda foram feitos, entre outras opções;
  • Registro de login, horário de entrada e saída do aplicativo com relatórios.

Algumas opções um pouco mais complexas podem ser necessárias para o seu negócio – geralmente para controlar melhor o vendedor externo -, entre elas, iremos destacar as seguintes:

  • Limitar descontos;
  • Restringir vendas de estoques;
  • Restringir regiões de vendas;
  • Disponibilizar verbas de descontos;
  • Controlar tabelas de preços por vendedor, região, etc.
  • Enviar notificações de clientes que não foram visitados;

2. PROMOÇÃO DE VENDAS

Ferramentas para promover e elevar as vendas da equipe de venda externa

Em um aplicativo ou solução mais robusta para Fazer Pedidos, você vai encontrar algumas opções para promoção e aumento de vendas, eu prefiro defini-las como ferramentas de marketing que são utilizadas pelos vendedores e representantes comerciais. A meta principal é sempre aumentar a rentabilidade da sua empesa, aumentando as vendas e assim aumentando os lucros, ou reduzindo gastos.

Veja aqui algumas funcionalidades que você irá encontrar no Aplicativo de Venda:

  • Sugestão de pedidos baseado no histórico do cliente;
  • Indicação de rentabilidade de um pedido ou item;
  • Verba de descontos ou Flex, para dar liberdade ao vendedor;
  • Campanhas de vendas, com produtos, clientes e datas definidas;
  • Promoção automática para produtos com lote de vencimento próximo;
  • Sugestão automática de produtos similares em caso de falta;
  • Catálogo de fotos de produtos, dispensando o uso de catálogos impressos;
  • Mural de recados entre supervisores e representantes com leitura obrigatória;
  • Descontos progressivos de acordo com quantidade.

Na imagem ao lado, você vê um exemplo de tela de Sugestão de Pedidos.

O aplicativo pergunta se você quer iniciar um pedido em branco ou gerar um Pedido Automático (Sugestão de Pedidos), baseado no histórico de compra do cliente.

Vamos ver outra funcionalidade bastante procurada por Gerentes Comerciais:

Outra ferramenta interessante é a Rentabilidade do Pedido.

Com ela, o vendedor vê exatamente a rentabilidade do pedido através de sinalizadores em cores diferentes. O aplicativo pode indicar uma rentabilidade Ruim, Boa ou Ótima. Esses níveis podem ser ajustados conforme seu formato comercial.

Também é possível mostrar quanto o vendedor irá embolsar de comissão naquele item ou naquele pedido. Assim, ele pode jogar da melhor forma para que sua rentabilidade aumente.

3. ROTINAS FINANCEIRAS

Para deixar mais fácil as tarefas do financeiro e administrativo do responsável pela equipe de vendas

Algumas das funcionalidades mais procuradas por quem precisa administrar uma equipe de vendas, é a automatização de rotinas corriqueiras e repetitivas, como as comissões dos representantes.

Além dos cálculos de comissões, existe outro assunto que costuma gerar muito problema dentro da área administrativa, é o controle da tributação nas vendas. Principalmente se você vende em mais de um Estado. A substituição tributária pode complicar, mas também pode ajudar, já que fazendo os cálculos corretamente, você pode até conseguir um preço melhor que seu concorrente.

Funcionalidades que servem para administrar o dia a dia do financeiro ou administrativo

Vamos ver algumas das funções administrativas que uma solução de alta qualidade pode auxiliar você nas tarefas do dia a dia:

  • Controle de comissão e exibição de valores no momento da venda;
  • Controle tributário como a Substituição Tributária;
  • Envio de alertas de atraso de títulos e possibilidade de bloquear a venda para aquele cliente;
  • Vendas com contrato, também conhecidas como Forecast;
  • Relatórios e definições de metas;
  • Formação de preço;
  • Controle de bonificações;
  • Gerência de kit de produtos;
  • Relatórios de giro de produtos.

E se eu quiser um Aplicativo de Venda simples para enviar pedidos?

Neste caso, você procura um Aplicativo de Venda bem mais simples, e talvez não seja sua necessidade, pelo menos nesse momento, de uma solução mais robusta, para monitorar a sua equipe.

Apenas um aplicativo simples, integrado ao seu sistema de faturamento pode resolver o seu problema de erros e demora no processo de faturar os pedidos recebidos. Ou uma opção que dê a possibilidade de cadastrar seus produtos.

Funcionalidades básicas de um Aplicativo de Venda para Fazer Pedidos

Qualquer Aplicativo de Venda usado na Fazer Pedidos, deve ter, pelo menos, algumas funcionalidades padrões, que são as seguintes:

  • Acesso a tabelas de preços diferenciadas;
  • Descontos nos itens ou no pedido;
  • Gerenciar produtos;
  • Mostrar o estoque para o seu vendedor externo ou representante comercial;
  • Destacar por cores itens em promoção ou especiais;
  • Gerenciar grupos de produtos, que podem fazer parte de promoções;
  • Gerenciar representantes;
  • Gerenciar clientes;
  • Visualizar o histórico de pedidos emitidos;
  • Oferecer formas variadas de pagamentos;
  • Consultar os pedidos feitos pelos seus representantes no acesso administrativo, via navegador de internet;
  • Visualizar os logins feitos pelos representantes ou vendedores e horários;
  • Cadastrar tabelas de preço promocionais;
  • Sugestão de pedidos baseado no histórico;
  • Relatórios gerenciais de vendas básicos.

DICA:
Para deixar sua equipe de vendas ainda mais potente, você pode adicionar a modalidade essas três funcionalidades para transformar o aplicativo em uma solução usadas por grandes empresas da lista Fortune 500 da Forbes:

As funcionalidades citadas acimas são recomendadas como básicas para iniciar o processo de automatizar uma equipe de vendas. Elas são tudo o que você precisa para Fazer Pedidos e agilizar o processo de faturamento e envio dos produtos para o seu cliente.

E então, acha que você está pronto para iniciar uma revolução no se negócio?

Uma das etapas mais complicadas na escolha de Aplicativo de Venda para Fazer Pedidos é a escolha do fornecedor. Para ter certeza que você está fazendo a escolha certa, busque referência.

Ligue para o clientes que já utilizam a ferramenta. Cerque-se de informações de todos os lados da moeda. Passada esta parte, sobrará o momento de investir firme e pesado na solução, trabalhando junto à sua equipe para gerar resultados com a aplicação selecionada. É agora que o trabalho realmente começa.

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Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.