Para encontrar um bom Aplicativo de Fazer Pedidos de Venda para a sua indústria ou distribuidora de produtos, você precisa definir, primeiramente, o que você precisa. Reduzir os custos com a manutenção da equipe de vendas, aumentar a produtividade dos vendedores?

Seu objetivo, ao automatizar a sua equipe de vendas externas, qual é?

  • Ter controle sobre seus vendedores em campo;
  • Controlar e administrar os preços e limitar os descontos concedidos pelos vendedores;
  • Controlar o horário de trabalho do vendedor externo;
  • Aumentar as vendas e o ticket médio;
  • Diminuir custos com equipe de venda ou de digitadores de pedidos;
  • Aumentar a agilidade da equipe, fazendo com que um vendedor cubra uma área maior.

Ou apenas poder enviar os pedidos para a empresa de forma online?

Dependendo da sua resposta, a busca pode mudar. Vamos lá?

EXPERIMENTE AGORA

Automatize sua equipe de vendedores externos

Você sabe como usar as vantagens de um Aplicativo de Fazer Pedidos de Venda para gerar lucro?

Para conseguir atingir bons resultados com Aplicativo de Fazer Pedidos de Venda, você precisa que ele esteja integrado ao seu sistema de faturamento, também conhecido como Sistema de Gestão ou ERP. É o sistema que controla toda a parte de entrada e saída financeira da sua empresa, estoque, etc.

Para entender melhor como tudo isso pode ajudar o seu negócio, vamos entender quais as opções e funcionalidades que um Aplicativo tem, e se ele seria útil para a sua empresa no seu cenário atual.

EXPERIMENTE UM Aplicativo para Fazer Pedidos de Venda

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Dependendo do que você precisa, os custos com um Aplicativo podem variar bastante. Mas faz sentido, certo? Por quê pagar por funcionalidades que você não vai utilizar?

Agora, vamos entender melhor quais são as áreas onde o aplicativo de vendas age, e como estão divididas as suas funcionalidades, assim, você poderá entender melhor quais funcionalidades seriam indispensáveis em uma solução para o seu negócio.


As 3 áreas onde o Aplicativo de Fazer Pedidos de Venda pode ajudar a sua empresa

Geralmente, um Aplicativo de Fazer Pedidos de Venda pode ajudar as empresas em três áreas distintas, elas estão divididas da seguinte maneira:

  1. CONTROLE DE EQUIPE:
    Controlar as ações dos seus vendedores em campo, o que eles podem ou não fazer;
  2. PROMOÇÃO DE VENDAS:
    Ajudar a promover vendas, fornecendo ferramentas e estratégias que melhoram as vendas;
  3. ROTINAS FINANCEIRAS:
    Ajudar a administrar funções financeiras mais técnicas e repetitivas, como comissões e tributos.

Abaixo nós vamos analisar cada uma delas, uma a uma:

1. CONTROLE DE EQUIPE

Para definir limites em pessoal de vendas

Na imagem abaixo, você pode ver um Painel de Visitas. Essa ferramenta é a mais procurada por Gerentes de Vendas que precisam analisar o desempenho da equipe em tempo real, enquanto estão em campo. Nas soluções mais robustas, esta é uma funcionalidade chave:

Neste cenário, você precisa de um painel administrativo. Geralmente ele é acessível através do próprio navegador de internet. É nele que você vai inserir seu login de gerente ou supervisor, e vai poder ver, em tempo real, todos os seus vendedores.

Com esta funcionalidade, você ficará por dentro de como sua equipe de vendas está agindo e produzindo, podendo medir a produtividade em tempo e em valores e vendas. É possível medir o desempenho de grupos, equipes e vendedores, de forma individual.

Nesse painel, você vai poder visualizar algumas métricas importantes de vendas:

  • Quantas vendas cada representante fez;
  • Qual a agenda de visitas do dia de cada vendedor ou representante;
  • Qual a rota percorrida e qual a planejada;
  • Quanto tempo é levado em cada visita;
  • Localizar o vendedor ou representante comercial no mapa em tempo real;
  • Quantos pedidos foram positivados, entre outras opções;
  • Registro de login, horário de entrada e saída do aplicativo com relatórios.

Algumas opções um pouco mais complexas podem ser necessárias para o seu negócio – geralmente para controlar melhor o vendedor externo -, entre elas, iremos destacar as seguintes:

  • Restringir descontos;
  • Limitar vendas de estoques;
  • Restringir regiões ou áreas de vendas;
  • Disponibilizar verbas de descontos;
  • Definir tabelas de preços por vendedor, região, etc.
  • Enviar notificações de clientes que não foram visitados;

2. PROMOÇÃO DE VENDAS

Ferramentas para promover e elevar as vendas da equipe de representantes comerciais ou vendedores

Em um aplicativo ou solução de melhor qualidade para Fazer Pedidos de Venda, você vai encontrar algumas opções para promoção e aumento de vendas, eu prefiro defini-las como ferramentas de marketing que são utilizadas pelos vendedores e representantes comerciais. A meta principal é sempre aumentar a rentabilidade da sua empesa, aumentando as vendas e assim aumentando os lucros, ou reduzindo gastos.

Algumas dessas funcionalidades presentes no Aplicativo:

  • Sugestão de pedidos baseado no histórico do cliente;
  • Indicação de rentabilidade de um pedido ou item;
  • Verba de descontos ou Flex, para dar liberdade ao vendedor;
  • Campanhas de vendas, com produtos, clientes e datas definidas;
  • Promoção automática para produtos com lote de vencimento próximo;
  • Sugestão automática de produtos similares em caso de falta;
  • Catálogo de fotos de produtos, dispensando o uso de catálogos impressos;
  • Mural de recados entre supervisores e representantes com leitura obrigatória;
  • Descontos progressivos de acordo com quantidade.

Na imagem ao lado esquerdo, você vê um exemplo de tela de Sugestão de Pedidos, que aparece logo após o vendedor clicar em “Novo Pedido“.

O aplicativo pergunta se você quer iniciar um pedido em branco ou gerar um Pedido Automático (Sugestão de Pedidos), baseado no histórico de compra do cliente.

Estas funcionalidades estão presentes em versões mais completas de Aplicativo utilizado na sua Fazer Pedidos de Venda. Com ela, você poderá oferecer aos seus vendedores, ferramentas simples e práticas para alavancar as vendas.

Outra ferramenta interessante é a Rentabilidade do Pedido.

Com ela, o vendedor vê exatamente a rentabilidade do pedido através de sinalizadores em cores diferentes. O aplicativo pode indicar uma rentabilidade Ruim, Boa ou Ótima. Esses níveis podem ser ajustados conforme seu formato comercial.

Também é possível mostrar quanto o vendedor irá embolsar de comissão naquele item ou naquele pedido. Assim, ele pode jogar da melhor forma para que sua rentabilidade aumente.

3. ROTINAS FINANCEIRAS

Para deixar mais rápidas as tarefas do financeiro e administrativo do responsável pela equipe de vendas

Além das opções para controlar e gerenciar sua equipe de vendedores externos ou representantes comerciais, você também terá a opção de gerenciar automaticamente algumas tarefas complicadas da administração da equipe de vendas, como o gerenciamento de comissões.

Funcionalidades que servem para automatizar o dia a dia do financeiro ou administrativo

Estas são algumas funcionalidades que fazem parte do pacote administrativo que uma solução de alta qualidade pode auxiliar você nas tarefas do dia a dia:

  • Controle de comissão e exibição de valores no momento da venda;
  • Controles tributários complexos, como a Substituição Tributária, tudo de forma automática;
  • Envio de alertas de atraso de títulos e possibilidade de bloquear a venda para aquele cliente;
  • Vendas com contrato, também conhecidas como Forecast;
  • Relatórios e definições de metas;
  • Capacidade de formação de preço em cima de variáveis definidas;
  • Controle de bonificações;
  • Gerência de kit de produtos;
  • Relatórios de giro de produtos.

E se eu quiser um Aplicativo simples para enviar pedidos?

Neste caso, você procura um Aplicativo bem mais simples, e talvez não seja sua necessidade, pelo menos nesse momento, de uma solução mais robusta, para monitorar a sua equipe.

Apenas um aplicativo simples, integrado ao seu sistema de faturamento pode resolver o seu problema de erros e demora no processo de faturar os pedidos recebidos. Ou uma opção que dê a possibilidade de cadastrar seus produtos.

Funcionalidades essenciais de um Aplicativo para Fazer Pedidos de Venda

Todo Aplicativo usado na Fazer Pedidos de Venda, deve ter, pelo menos, algumas funcionalidades padrões, que são as seguintes:

  • Acesso a tabelas de preços diferenciadas;
  • Descontos nos itens ou no pedido;
  • Gerenciar produtos;
  • Exibir o estoque em tempo real para o seu vendedor externo ou representante comercial;
  • Destacar por cores itens em promoção ou especiais;
  • Gerenciar grupos de produtos, que podem fazer parte de promoções;
  • Gerenciar sua equipe de vendas;
  • Gerenciar clientes;
  • Visualizar o histórico de pedidos emitidos;
  • Dar opções de forma de pagamento aos clientes;
  • Consultar os pedidos feitos pelos seus representantes no acesso administrativo, via navegador de internet;
  • Visualizar os logins feitos pelos representantes ou vendedores e horários;
  • Cadastrar tabelas de preço promocionais;
  • Sugestão de pedidos baseado no histórico;
  • Relatórios gerenciais de vendas básicos.

DICA:
Para deixar sua equipe de vendas ainda mais potente, você pode adicionar a modalidade essas três funcionalidades para transformar o aplicativo em uma solução usadas por grandes empresas da lista Fortune 500 da Forbes:

Todas as funcionalidades citadas acima, são recomendadas como básicas para o início do uso de um aplicativo para a equipe de vendas. É tudo o que você precisa para iniciar – de forma profissional – uma automação da equipe de vendedores externos.

E então, acha que você está pronto para iniciar uma revolução no se negócio?

Uma das etapas mais complicadas na escolha de Aplicativo para Fazer Pedidos de Venda é a escolha do fornecedor. Para ter certeza que você está fazendo a escolha certa, busque referência.

Ligue para o clientes que já utilizam a ferramenta. Cerque-se de informações de todos os lados da moeda. Passada esta parte, sobrará o momento de investir firme e pesado na solução, trabalhando junto à sua equipe para gerar resultados com a aplicação selecionada. É agora que o trabalho realmente começa.

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Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.