Software de gestão pode trazer inúmeras soluções tecnológicas para sua gestão empresarial
Proprietários de diversos empreendimentos, como de uma padaria, loja de veículos, franquia de roupas ou mesmo de uma lanchonete estão sempre trabalhando para manter tudo em ordem em seus negócios, principalmente quando falamos da parte de gestão. Além de todo cuidado relacionado à parte administrativa, há também a gestão financeira e de estoques de mercadoria, afinal, é preciso saber exatamente que produtos você tem disponível em estoque para vender.
Para quem deseja administrar suas contas pessoais, a organização é a palavra-chave para que tudo funcione corretamente, seja no campo profissional – desde a parte administrativa, até negociações com fornecedores e com clientes, quanto pessoal – tendo a organização necessária para saber de onde vem e para onde vai o seu dinheiro.
Para ajudar você que está em busca de dicas de gestão, separamos sete pontos importantes para ajudá-lo nesta tarefa:
1 – Use um sistema de gestão de estoque
Por mais que você não conte com muitos produtos para vender, é importante ter conhecimento de quais produtos e modelos estão disponíveis, cores, ano e por aí vai.
Manter esse controle de estoque manualmente pode ser complicado e não tão eficiente, então vale a pena investir em um sistema de gestão de estoque.
Com esse software você consegue manter todos os dados atualizados, acrescentando os novos veículos que chegam para serem vendidos e retirando aqueles que já foram comprados.
O ideal é registrar o máximo de informações possível sobre cada item que você tem para vender. Incluindo custos e valor de venda.
Esse sistema pode ser controlado tanto por vendedores quanto por quem está apenas fazendo a verificação do estoque. O principal é que ambos os setores conversem entre si e estejam por dentro do que está disponível para venda. Já o uso do sistema de gestão garante mais segurança e menos chance de erros.
2 – Mantenha o fluxo de caixa organizado
A parte financeira é o que mantém sua empresa em funcionamento. Então é preciso estar sempre de olho nas entradas e saídas de dinheiro.
O ideal é ter um fluxo de caixa sempre organizado, anotando gastos e recebimentos. Além disso, lembre-se também de separar aquilo que é pago à vista e a prazo.
Você precisa ter conhecimento do quanto tem dinheiro naquele momento. Quando a gestão financeira não é feita de forma correta – ou até mesmo ignorada – você pode estar perdendo dinheiro ao invés de obter lucro.
3 – Mantenha documentos organizados
Os documentos da loja devem ser guardados separadamente, de acordo com o que se referem.
Assim, quando você precisa ir atrás de algum deles, sabe exatamente onde encontrar. Você pode ter um armário apenas para guardar esses documentos e manter uma cópia escaneada salva no computador.
É interessante também levar em conta prazos de validade dos documentos. Contas de água, luz e telefone, por exemplo podem ser descartadas após 5 anos.
Lembre-se também de manter separados documentos administrativos, como contratos de compra e venda, dos documentos relacionados a empresa em si, como averbações, contas de luz, água e telefone.
4 – Escolha o regime de tributação que melhor se encaixa ao seu negócio
São três as formas de tributação que uma empresa pode escolher: lucro real, lucro presumido e simples nacional.
No entanto, para você que possui uma loja menor, o simples nacional pode ser muito mais prático e atrativo, já que todos os impostos são pagos em uma única cobrança.
Para saber qual regime tributário é melhor para sua loja, é possível fazer simulações e verificar se o lucro obtido ao longo do ano se encaixa dentro dos limites de cada forma de tributação.
Você também pode verificar se é possível conseguir alguns benefícios fiscais, de acordo com como funciona sua empresa. Geralmente aquelas que se focam em tecnologia e inovação conseguem esses incentivos por parte do governo.
5 – Invista na padronização de processos
A padronização ajuda todos os funcionários da empresa a entenderem exatamente quais são as metas e objetivos a serem cumpridos, independentemente do setor que estejam atuando.
Você deve fornecer referências e distribuir tarefas, de forma que todos saibam o que estão fazendo e porque estão fazendo.
Ao padronizar os processos você também faz com que todos dentro da empresa conheçam o que cada pessoa faz, desde a pessoa do financeiro até o pessoal de vendas.
Dessa forma há melhora na comunicação e maior união da parte de todos para atingir metas e objetivos. Todo investimento voltado a melhorar a qualidade de atendimento é sempre uma ótima oportunidade para aprimorar sua marca e otimizar resultados!
6 – Fidelize seus clientes
Um bom gestor sabe que a tarefa mais importante em sua loja não é apenas conquistar novos clientes, mas sim manter aqueles que já conhecem seus serviços.
Assim é preciso trabalhar para mantê-los fiéis. Pois mesmo que num primeiro momento não estejam em busca do que você disponibiliza, futuramente lembrarão de você.
Para manter os clientes fiéis, mais do que um bom atendimento você deve também trabalhar para não ser esquecido. Ou seja, o pós-venda também é importante e é interessante investir nessas técnicas.
As redes sociais e o e-mail marketing podem ajudar nessa missão. Mais do que apenas vender, poste algo que faça seus clientes se identificarem com sua empresa em suas redes sociais.
Já nos e-mails marketing, trabalhe com a solução de problemas. Envie artigos do seu website, conte sobre novidades do mercado automotivo e mostre as últimas novidades que você tem em sua loja. Aproveite para anunciar seus produtos na internet e em plataformas online.
7 – Esteja disposto a inovar
A inovação também é importante para garantir uma gestão eficiente da sua loja. Afinal, ser igual a todos faz com que você não tenha um diferencial e não seja lembrado. Então estude estratégias da concorrência, saiba quais produtos são mais buscados e invista nisso.
Além disso, você pode também perguntar a seus clientes o que eles acreditam que pode ser aprimorado em sua empresa. Um simples questionário enviado por e-mail já ajuda você a entender o que o cliente quer. O principal é não se acomodar, estar disposto a se reinventar e sempre estar aberto a críticas.
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