Para encontrar um bom App de Fazer Pedidos para a sua indústria ou distribuidora de produtos, você precisa definir, primeiramente, quais objetivos você precisa alcançar com ele. Aumentar a agilidade da equipe, reduzir custos?
Seu objetivo, ao automatizar a sua equipe de vendas externas, qual é?
- Ter controle sobre seus vendedores em campo;
- Controlar e administrar os preços e limitar os descontos concedidos pelos vendedores;
- Controlar o horário de trabalho do vendedor externo;
- Aumentar as vendas e o ticket médio;
- Reduzir os valores gastos com equipe de venda ou de digitadores de pedidos;
- Aumentar a agilidade da equipe, fazendo com que um vendedor cubra uma área maior.
Ou apenas poder enviar os pedidos para a empresa de forma online?
Dependendo da sua resposta, a busca pode mudar. Vamos lá?
EXPERIMENTE AGORA
Automatize sua equipe de vendedores externosComo usar um App de Fazer Pedidos ajudando a melhorar o resultado das vendas?
Para conseguir atingir bons resultados com App de Fazer Pedidos, você precisa que ele esteja integrado ao seu sistema de faturamento, também conhecido como Sistema de Gestão ou ERP. É o sistema que controla toda a parte de entrada e saída financeira da sua empresa, estoque, etc.
Para entender melhor como tudo isso pode ajudar o seu negócio, vamos entender quais as opções e funcionalidades que um App tem, e se ele seria útil para a sua empresa no seu cenário atual.
EXPERIMENTE UM App para Fazer Pedidos
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Uma das chaves do sucesso na busca da solução perfeita, é que você precisa prestar muita atenção nas funcionalidades que você realmente precisa.
Definir as suas necessidades é essencial neste processo. Quanto mais funcionalidades, mais caro pode sair o App para Fazer Pedidos, então, não esqueça de identificar exatamente os pontos que você deseja melhorar no seu negócio, para não haver custos desnecessário com a solução de um problema, caso contrário, a solução pode tornar-se o seu problema.
Nós vamos entender exatamente quais são essas funcionalidades, e em quais áreas elas estão focadas. Assim, você poderá definir um “projeto”, ou seja, delinear as funcionalidades básicas que você entende que irão ajudar no seu processo de vendas.
As 3 áreas onde o App de Fazer Pedidos pode ajudar a sua empresa
Geralmente, um App de Fazer Pedidos pode ajudar as empresas em 3 áreas diferentes, elas estão divididas da seguinte maneira:
- CONTROLE DE EQUIPE:
Controlar as ações dos seus vendedores em campo, o que eles podem ou não fazer; - PROMOÇÃO DE VENDAS:
Ajudar a promover vendas, fornecendo ferramentas e estratégias que melhoram as vendas; - ROTINAS FINANCEIRAS:
Ajudar a administrar funções financeiras mais técnicas e repetitivas, como comissões e tributos.
Abaixo nós vamos analisar cada uma delas, uma a uma:
1. CONTROLE DE EQUIPE
Para impor limites em pessoal de vendas
Na imagem logo abaixo, nós separamos um painel de visitas para você entender como funciona. Nas soluções mais robustas, este painel pode ser crucial para o Gerente de Vendas definir estratégias ou analisar o desempenho da equipe. Você pode acessá-lo diretamente do navegador e visualizar qual o status em tempo real de cada um dos seus vendedores:
Neste cenário, você precisa de um painel administrativo. Geralmente ele é acessível através do próprio navegador de internet. É nele que você vai inserir seu login de gerente ou supervisor, e vai poder ver, em tempo real, todos os seus vendedores.
Com esta funcionalidade, você ficará por dentro de como sua equipe de vendas está agindo e produzindo, podendo medir a produtividade em tempo e em valores e vendas. É possível medir o desempenho de grupos, equipes e vendedores, de forma individual.
Nesse painel, você vai poder visualizar algumas métricas importantes de vendas:
- Quantas vendas cada representante fez;
- Qual a agenda de visitas do dia de cada vendedor ou representante;
- Qual a rota percorrida e qual a planejada;
- Quanto tempo é levado em cada visita;
- Localizar o vendedor ou representante comercial no mapa em tempo real;
- Quantos pedidos foram positivados, entre outras opções;
- Registro de login, horário de entrada e saída do aplicativo com relatórios.
Além dessas opções, você também poderá configurar todos os limites que você quer impor para a sua equipe de vendas, como:
- Limitar descontos;
- Limitar vendas de estoques;
- Restringir regiões de vendas;
- Disponibilizar verbas de descontos;
- Controlar tabelas de preços por vendedor, região, etc.
- Enviar notificações de clientes que não foram visitados;
2. PROMOÇÃO DE VENDAS
Funções para promover e elevar as vendas da equipe de representantes comerciais ou vendedores
Em um aplicativo ou solução mais robusta para Fazer Pedidos, você vai encontrar algumas opções para promoção e aumento de vendas, eu gosto de vê-las como verdadeiras ferramentas de marketing para o vendedor externo. A meta principal é sempre aumentar a rentabilidade da sua empesa, aumentando as vendas e assim aumentando os lucros, ou reduzindo gastos.
Veja aqui algumas funcionalidades que você irá encontrar no App:
- Sugestão de pedidos baseado no histórico do cliente;
- Indicação de rentabilidade de um pedido ou item;
- Verba de descontos ou Flex, para dar liberdade ao vendedor;
- Campanhas de vendas criadas para fazer girar o estoque de um produto, com produtos, clientes e datas definidas;
- Promoção automática para produtos com lote de vencimento próximo;
- Sugestão automática de produtos similares em caso de falta;
- Catálogo de fotos de produtos, dispensando o uso de catálogos impressos;
- Mural de recados entre supervisores e representantes com leitura obrigatória;
- Descontos progressivos de acordo com quantidade.
Na imagem ao lado esquerdo, você vê um exemplo de tela de Sugestão de Pedidos, que aparece logo após o vendedor clicar em “Novo Pedido“.
O aplicativo pergunta se você quer iniciar um pedido em branco ou gerar um Pedido Automático (Sugestão de Pedidos), baseado no histórico de compra do cliente.
Estas funcionalidades estão presentes em versões mais completas de App utilizado na sua Fazer Pedidos. Com ela, você poderá oferecer aos seus vendedores, ferramentas simples e práticas para alavancar as vendas.
Outra ferramenta interessante é a Rentabilidade do Pedido.
Com ela, o representante vê exatamente a rentabilidade do pedido através de sinalizadores em cores diferentes. O aplicativo pode indicar uma rentabilidade Ruim, Boa ou Ótima. Ou como você definir ser melhor para o seu negócio.
Há a possibilidade, também, de você mostrar na tela do sistema, o valor que o vendedor irá embolsar com aquele item ou pedido.
Esta é uma funcionalidade bastante interessante, pois pode motivar o vendedor a montar estratégias mais rentáveis para a empresa e para ele. Os lucros ficão mais palpáveis, e as vendas quase sempre aumentam significativamente após o início do uso da funcionalidade.
3. ROTINAS FINANCEIRAS
Para automatizar as rotinas administrativas do responsável pela equipe de vendas
Algumas das funcionalidades mais procuradas por quem precisa administrar uma equipe de vendas, é a automatização de rotinas corriqueiras e repetitivas, como as comissões dos representantes.
Outra questão essencial e que pode gerar muita dor de cabeça, é o controle da tributação nas vendas. Principalmente se você vende em mais de um Estado. A substituição tributária pode complicar, mas também pode ajudar, já que fazendo os cálculos corretamente, você pode até conseguir um preço melhor que seu concorrente.
Funcionalidades que servem para administrar o dia a dia do financeiro ou administrativo
Estas são algumas funcionalidades que fazem parte do pacote administrativo que uma solução de alta qualidade pode auxiliar você nas tarefas do dia a dia:
- Controle de comissão e exibição de valores no momento da venda;
- Controle tributário como a Substituição Tributária;
- Envio de alertas de atraso de títulos e possibilidade de bloquear a venda para aquele cliente;
- Vendas com contrato, também conhecidas como Forecast;
- Relatórios e definições de metas;
- Capacidade de formação de preço em cima de variáveis definidas;
- Controle de bonificações;
- Gerência de kit de produtos;
- Relatórios de giro de produtos.
Um App simples para enviar pedidos?
Neste caso, você procura um App bem mais simples, e talvez não seja sua necessidade, pelo menos nesse momento, de uma solução mais robusta, para monitorar a sua equipe.
Apenas um aplicativo simples, integrado ao seu sistema de faturamento pode resolver o seu problema de erros e demora no processo de faturar os pedidos recebidos. Ou uma opção que dê a possibilidade de cadastrar seus produtos.
Funcionalidades básicas de um App para Fazer Pedidos
Todo App usado na Fazer Pedidos, deve ter, pelo menos, algumas funcionalidades padrões, que são as seguintes:
- Acesso a tabelas de preços diferenciadas;
- Aplicar descontos em produtos, itens ou no pedido inteiro;
- Gerenciar produtos;
- Exibir o estoque em tempo real para o seu vendedor externo ou representante comercial;
- Destacar por cores itens em promoção ou especiais;
- Gerenciar grupos de produtos, que podem fazer parte de promoções;
- Gerenciar representantes;
- Gerenciar clientes;
- Visualizar o histórico de pedidos emitidos;
- Dar opções de forma de pagamento aos clientes;
- Consultar os pedidos feitos pelos seus representantes no acesso administrativo, via navegador de internet;
- Visualizar os logins feitos pelos representantes ou vendedores e horários;
- Cadastrar tabelas de preço promocionais;
- Sugestão de pedidos baseado no histórico;
- Relatórios gerenciais de vendas básicos.
DICA:
Para deixar sua equipe de vendas ainda mais potente, você pode adicionar a modalidade essas três funcionalidades para transformar o aplicativo em uma solução usadas por grandes empresas da lista Fortune 500 da Forbes:
Todas as funcionalidades citadas acima, são recomendadas como básicas para o início do uso de um aplicativo para a equipe de vendas. É tudo o que você precisa para iniciar – de forma profissional – uma automação da equipe de vendedores externos.
E então, acha que você está pronto para iniciar uma revolução no se negócio?
Escolher um App para Fazer Pedidos pode ser uma tarefa difícil, caso você seja extremamente meticuloso e goste de tudo muito claro e bem definido. A parte difícil está na escolha de um fornecedor em quem você possa confiar. É sempre interessante buscar por referências no mercado, entender quais os tipos de empresa aquele software atende bem. Assim que você ultrapassar esse ponto, tudo ficará mais fácil.
O trabalho, então, será por a mão na massa e mergulhar a equipe na utilização da solução, buscando os resultados que você procura para a sua empresa.
APRENDA MAIS SOBRE App para Fazer Pedidos
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Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.
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