Na busca de um bom App de Vendas Externas para a sua fábrica ou distribuidora, você precisa definir, primeiramente, o que você precisa. Reduzir os custos com a manutenção da equipe de vendas, aumentar a produtividade dos vendedores?

Seu objetivo, ao automatizar a sua equipe de vendas externas, qual é?

  • Ter controle sobre seus vendedores em campo;
  • Administrar preços e limitar descontos;
  • Controlar o horário de trabalho do vendedor externo;
  • Elevar o ticket médio e aumentar vendas;
  • Reduzir os valores gastos com equipe de venda ou de digitadores de pedidos;
  • Deixar a equipe mais rápida, fazendo com que um vendedor cubra uma área maior.

Ou apenas poder enviar os pedidos para a empresa de forma online?

Dependendo da sua resposta, a busca pode mudar. Vamos lá?

EXPERIMENTE AGORA

Automatize sua equipe de vendedores externos

Você sabe como usar as vantagens de um App de Vendas Externas para gerar lucro?

Para conseguir atingir bons resultados com App de Vendas Externas, você precisa que ele esteja integrado ao seu sistema de faturamento, também conhecido como Sistema de Gestão ou ERP. É o sistema que controla toda a parte de entrada e saída financeira da sua empresa, estoque, etc.

Para entender melhor como tudo isso pode ajudar o seu negócio, vamos entender quais as opções e funcionalidades que um App tem, e se ele seria útil para a sua empresa no seu cenário atual.

EXPERIMENTE UM App para Vendas Externas

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Uma das chaves do sucesso na busca da solução perfeita, é que você precisa entender exatamente quais são as funcionalidades que você irá precisar e utilizar no seu negócio. Este é um ponto muito importante, e você precisa prestar atenção para não pagar por algo que você não irá utilizar..

Definir as suas necessidades é essencial neste processo. Quanto mais funcionalidades, mais caro pode sair o App de Vendas Externas, então, não esqueça de identificar exatamente os pontos que você deseja melhorar no seu negócio, para não haver custos desnecessário com a solução de um problema, caso contrário, a solução pode tornar-se o seu problema.

Nós vamos entender exatamente quais são essas funcionalidades, e em quais áreas elas estão focadas. Assim, você poderá definir um “projeto”, ou seja, delinear as funcionalidades básicas que você entende que irão ajudar no seu processo de vendas.


Um App para Vendas Externas pode ajudar suas vendas em 3 áreas

Geralmente, um App para Vendas Externas pode ajudar as empresas em três áreas distintas, elas estão divididas da seguinte maneira:

  1. CONTROLE DE EQUIPE:
    Controlar as ações dos seus vendedores em campo, o que eles podem ou não fazer;
  2. PROMOÇÃO DE VENDAS:
    Ajudar a promover vendas, fornecendo ferramentas e estratégias que melhoram as vendas;
  3. ROTINAS FINANCEIRAS:
    Ajudar a administrar funções financeiras mais técnicas e repetitivas, como comissões e tributos.

Abaixo nós vamos analisar cada uma delas, uma a uma:

1. CONTROLE DE EQUIPE

Para impor limites em pessoal de vendas

Na imagem abaixo, você pode ver um Painel de Visitas. Essa ferramenta é a mais procurada por Gerentes de Vendas que precisam analisar o desempenho da equipe em tempo real, enquanto estão em campo. Nas soluções mais robustas, esta é uma funcionalidade chave:

Neste cenário, você precisa de um painel administrativo. Geralmente ele é acessível através do próprio navegador de internet. É nele que você vai inserir seu login de gerente ou supervisor, e vai poder ver, em tempo real, todos os seus vendedores.

Com esta funcionalidade, você ficará por dentro de como sua equipe de vendas está agindo e produzindo, podendo medir a produtividade em tempo e em valores e vendas. É possível medir o desempenho de grupos, equipes e vendedores, de forma individual.

Nesse painel, você vai poder visualizar algumas métricas importantes de vendas:

  • Quantas vendas cada representante fez;
  • Qual a agenda de visitas do dia de cada vendedor ou representante;
  • Qual a rota percorrida e qual a planejada;
  • Quanto tempo o representante leva em cada visita;
  • Localizar o vendedor no mapa em tempo real;
  • Quantos pedidos foram positivados, entre outras opções;
  • Registro de login, horário de entrada e saída do aplicativo com relatórios.

Além dessas opções, você também poderá configurar todos os limites que você quer impor para a sua equipe de vendas, como:

  • Limitar descontos;
  • Restringir vendas de estoques;
  • Restringir regiões de vendas;
  • Disponibilizar verbas de descontos;
  • Definir tabelas de preços por vendedor, região, etc.
  • Enviar notificações de clientes que não foram visitados;

2. PROMOÇÃO DE VENDAS

Ferramentas para promover e elevar as vendas da equipe de vendas

Em um aplicativo ou solução mais robusta para Vendas Externas, você vai encontrar algumas opções para promoção e aumento de vendas, eu prefiro defini-las como ferramentas de marketing que são utilizadas pelos vendedores e representantes comerciais. A meta principal é sempre aumentar a rentabilidade da sua empesa, aumentando as vendas e assim aumentando os lucros, ou reduzindo gastos.

Algumas dessas funcionalidades presentes no App:

  • Sugestão de pedidos baseado no histórico do cliente;
  • Indicação de rentabilidade de um pedido ou item;
  • Flex ou Verba de Desconto, dá liberdade para seu vendedor gerar verbas para usar em descontos;
  • Campanhas de vendas criadas para fazer girar o estoque de um produto, com produtos, clientes e datas definidas;
  • Promoção automática para produtos com lote de vencimento próximo;
  • Sugestão automática de produtos similares em caso de falta;
  • Catálogo de fotos de produtos, diminuindo os custos com impressões de catálogos;
  • Mural de recados entre supervisores e representantes com leitura obrigatória;
  • Descontos progressivos de acordo com quantidade.

Na imagem ao lado esquerdo, você vê um exemplo de tela de Sugestão de Pedidos, que aparece logo após o vendedor clicar em “Novo Pedido“.

O aplicativo pergunta se você quer iniciar um pedido em branco ou gerar um Pedido Automático (Sugestão de Pedidos), baseado no histórico de compra do cliente.

Vamos ver outra funcionalidade bastante procurada por Gerentes Comerciais:

Outra ferramenta interessante é a Rentabilidade do Pedido.

Com ela, o representante vê exatamente a rentabilidade do pedido através de sinalizadores em cores diferentes. O aplicativo pode indicar uma rentabilidade Ruim, Boa ou Ótima. Esses níveis podem ser ajustados conforme seu formato comercial.

Também é possível mostrar quanto o vendedor irá embolsar de comissão naquele item ou naquele pedido. Assim, ele pode jogar da melhor forma para que sua rentabilidade aumente.

3. ROTINAS FINANCEIRAS

Para automatizar as tarefas do financeiro e administrativo do responsável pela equipe de vendas

Algumas das funcionalidades mais procuradas por quem precisa administrar uma equipe de vendas, é a automatização de rotinas corriqueiras e repetitivas, como as comissões dos representantes.

Além dos cálculos de comissões, existe outro assunto que costuma gerar muito problema dentro da área administrativa, é o controle da tributação nas vendas. Principalmente se você vende em mais de um Estado. A substituição tributária pode complicar, mas também pode ajudar, já que fazendo os cálculos corretamente, você pode até conseguir um preço melhor que seu concorrente.

Funcionalidades para administrar o dia a dia do financeiro ou administrativo

Vamos ver algumas das funções administrativas que uma solução de alta qualidade pode auxiliar você nas tarefas do dia a dia:

  • Controle de comissão e exibição de valores no momento da venda;
  • Controles tributários complexos, como a Substituição Tributária, tudo de forma automática;
  • Envio de alertas de atraso de títulos e possibilidade de bloquear a venda para aquele cliente;
  • Vendas com contrato, também conhecidas como Forecast;
  • Relatórios e definições de metas;
  • Capacidade de formação de preço em cima de variáveis definidas;
  • Controle de bonificações;
  • Gerência de kit de produtos;
  • Relatórios de giro de produtos.

E se eu quiser um App simples para enviar pedidos?

Neste caso, você procura um App bem mais simples, e talvez não seja sua necessidade, pelo menos nesse momento, de uma solução mais robusta, para monitorar a sua equipe.

Apenas um aplicativo simples, integrado ao seu sistema de faturamento pode resolver o seu problema de erros e demora no processo de faturar os pedidos recebidos. Ou uma opção que dê a possibilidade de cadastrar seus produtos.

Funcionalidades básicas de um App para Vendas Externas

Qualquer App usado na Vendas Externas, deve ter, pelo menos, algumas funcionalidades padrões, que são as seguintes:

  • Acesso a tabelas de preços diferenciadas;
  • Descontos nos itens ou no pedido;
  • Gerenciar produtos;
  • Mostrar o estoque para o seu vendedor externo ou representante comercial;
  • Destacar por cores itens em promoção ou especiais;
  • Gerenciar grupos de produtos, que podem fazer parte de promoções;
  • Gerenciar representantes;
  • Gerenciar clientes;
  • Visualizar o histórico de pedidos emitidos;
  • Oferecer formas variadas de pagamentos;
  • Consultar os pedidos feitos pelos seus representantes no acesso administrativo, via navegador de internet;
  • Visualizar os logins feitos pelos representantes ou vendedores e horários;
  • Cadastrar tabelas de preço promocionais;
  • Sugestão de pedidos baseado no histórico;
  • Relatórios gerenciais de vendas básicos.

DICA:
Para deixar sua equipe de vendas ainda mais potente, você pode adicionar a modalidade essas três funcionalidades para transformar o aplicativo em uma solução usadas por grandes empresas da lista Fortune 500 da Forbes:

As funcionalidades citadas acimas são recomendadas como básicas para iniciar o processo de automatizar uma equipe de vendas. Elas são tudo o que você precisa para Vendas Externas e agilizar o processo de faturamento e envio dos produtos para o seu cliente.

E então, acha que você está pronto para iniciar uma revolução no se negócio?

Escolher um App para Vendas Externas pode ser uma tarefa difícil, caso você seja extremamente meticuloso e goste de tudo muito claro e bem definido. A parte difícil está na escolha de um fornecedor em quem você possa confiar. É sempre interessante buscar por referências no mercado, entender quais os tipos de empresa aquele software atende bem. Assim que você ultrapassar esse ponto, tudo ficará mais fácil.

O trabalho, então, será por a mão na massa e mergulhar a equipe na utilização da solução, buscando os resultados que você procura para a sua empresa.

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Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.