O LinkedIn se tornou umas das ferramentas mais acessadas para conexões profissionais, trabalhar marketing pessoal e ficar por dentro do que está acontecendo no mercado e na sua área de atuação.

Em 2018, o Brasil é o 4º país no mundo que mais utiliza o LinkedIn, perdendo para China, Índia e Estados Unidos. Mais de 80% dos profissionais já utilizam a ferramenta, que teve um salto nos últimos 2 anos e já figura como ferramenta importante para captação de novos negócios.

Para ter um perfil que seja atrativo e que tenha valor, você pode seguir nosso Checklist com 9 passos para você ter um perfil sempre atualizado e que chama atenção dos seus contatos.

1. Perfil atualizado
Acrescente seus cursos, workshops, prêmios, tudo que for agregar seu perfil em conhecimento. Os seus novos certificados já estão prontos para serem colocados no LinkedIn, é só atualizar.

2. Organização das informações
Deixe tudo organizado. Cursos onde são cursos, experiências de trabalho onde são experiências de trabalho. Cada informação no seu lugar facilita a leitura e a escaneabilidade do texto para o leitor.

3. Capriche no texto introdutório
Diga a que você veio. Fale em uma frase o que você faz atualmente na empresa que trabalha para facilitar a vida dos clientes da mesma. Por exemplo: “Sou responsável pela gerência e manutenção de uma equipe de 150 vendedores externos atuantes no interior de São Paulo”, ou “faço parte da equipe estratégica de vendas da Distribuidora X, com o objetivo de expandir a carteira de clientes no Rio de Janeiro”.

4. Use o LinkedIn para encontrar novas oportunidades de negócios
O LinkedIn já não é mais o que costumava ser. Antes recluso a uma elite de usuários, hoje a ferramenta é utilizada por quase 80% dos profissionais brasileiros, sendo o 4 principal país em número de usuários. Seus clientes estão no LinkedIn, faça buscas e encontre novas oportunidades.

5. Uma boa foto no perfil
Lembre-se que o LinkedIn é um perfil profissional, então coloque uma foto que seja sóbria, clara e que de preferência não seja a mesma das suas redes sociais (Facebook e Instagram).

6. Detalhe suas experiências profissionais
Especifique suas experiências anteriores, insira o período no qual trabalhou, acrescente as atividades exercidas em cada cargo. Com isso, quem está vendo seu perfil pode se identificar e começar um networking.

7. Cuide com erros de ortografia
Não adianta ter um perfil sempre atualizado e uma foto bem adequada se há erros de português no conteúdo. Fique atento e não deixe que isso seja um fator negativo no seu perfil.

8. Faça parte de grupos e siga empresas
Mantenha-se ativo: compartilhe conhecimento, participe de grupos que sejam da sua área de atuação e discussões construtivas. Siga perfis de empresas relevantes e que geram valor.

9. Compartilhe conteúdos que possam ajudar os colegas
O LinkedIn é uma rede social, e como toda rede social, serve para compartilhamento de conteúdo que seja relevante. Se você ajudar um colega, provavelmente ele lembrará de você no futuro. Conhecimento é para ser compartilhado.

Esteja atento às novidades no LinkedIn, compartilhe conteúdo e seja engajado. Essa é uma rede que pode trazer conhecimento, contatos profissionais e grandes oportunidades.

Espero que você tenha gostado das nossas dicas e que elas ajudem você a encontrar novas oportunidades e principalmente, novos clientes. Mãos a obra!

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