A tática de aplicar descontos nos preços de produtos para aumentar as vendas é uma das mais antigas — e eficientes — no playbook de qualquer vendedor.

E a lógica por trás disso é muito simples e direta: quem vende reduz sua margem de lucro para fechar mais negócios e ganhar na base do volume de vendas, ao passo que os clientes são atraídos pelos preços sedutores oferecidos pelo estabelecimento.

E a verdade é que a estratégia acaba beneficiando as duas partes no negócio!

Mas para que o empreendedor não tenha prejuízo, seu gerenciamento precisa ser extremamente bem feito, tanto para aproveitar melhor os itens que estão encalhados em estoque como para tirar vantagem de algum produto que esteja com enorme procura, por exemplo.

E você, gostaria de saber como aumentar seus lucros gerenciando seus descontos em alto nível? Então confira nosso post e se torne um expert nesse método:

Faça seu estoque girar

As promoções são ótimas saídas para estimular as vendas de estoques que estão empacados.

Produtos que se aproximam do vencimento, por exemplo, podem receber descontos maiores, uma vez que sua saída a menor preço é muito melhor do que a perda total das mercadorias, o que representaria grande prejuízo para a empresa.

O mesmo pode ser dito sobre os produtos que estão fora de temporada ou que possuem histórico de baixa procura pelos compradores.

Quando existe um anúncio indicando descontos, os consumidores automaticamente sentem um efeito de urgência para adquirir os artigos e acabam não deixando a chance de concluir aquele negócio tão oportuno escapar.

Associe outros produtos

Se os descontos são bons para desafogar estoques parados, também são ótimos recursos para multiplicar ainda mais o consumo de mercadorias que estão aquecidas no período.

Como as pessoas já querem aqueles produtos do momento, se você oferecer descontos, elas provavelmente vão comprar um volume ainda maior de itens.

Além disso, pode ser uma boa estratégia colocar produtos que sejam da mesma família ou que possam ser usados em associação com o que está com a venda aquecida próximos uns dos outros.

Isto porque o estímulo visual pode fazer com que os consumidores levem também esses outros itens. Uma solução em software que automatize essas sugestões também pode ser útil.

Precifique adequadamente

Os descontos podem funcionar como um ótimo chamariz para sua loja, aumentando significativamente as vendas.

Porém, se você não calcula os descontos adequadamente, pode ter sérios problemas nas finanças da empresa.

Assim, é importante saber calcular a dimensão do desconto, ou seja, até onde você pode ir com o abatimento de preços.

Leve em consideração os custos reais dos produtos à venda, além do que foi gasto com propaganda e outros serviços básicos, para que não ganhe nem um centavo a menos do que investiu.

Conte com um software

Quando o vendedor conta com um sistema para automatizar e gerenciar suas operações, suas estratégias de descontos podem se tornar muito mais poderosas, uma vez que, nesse contexto, a equipe terá mais agilidade em cumprir a entrada de dados e o registro de pedidos, de maneira que o controle de estoque seja feito com total segurança e confiabilidade. Veja algumas funcionalidades capazes de atingir esse objetivo.

Você vai ver como haverá uma incrível diminuição dos erros humanos, de maneira que as análises de precificação se tornarão mais precisas e qualquer mudança nos preços cobrados chegarão ao vendedor muito mais rápidas.

Se o vendedor proporcionar ótimas promoções no mercado e fizer uma excelente gestão dos descontos, será capaz de conservar seu estoque bem municiado e ampliar a rotatividade de clientes na loja, tendo sempre suas vendas em alta. Melhor que isso é até difícil ficar, não acha?

E você, já pensou em como poderia melhorar a gestão de seus descontos? Comente aqui e divida suas impressões e seus planos conosco! Participe!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.