O treinamento para vendedores pode ser uma boa ferramenta para capacitar estes profissionais para atuar em equipe ou de forma individual. Existem muitos treinamentos disponíveis para os vendedores. Eles podem ser feito em grupos ou de forma individual.

A empresa poderá contratar um Coaching para treinar as equipes e juntamente conseguir alçar estratégias de vendas e responder as dúvidas. Abordamos aqui alguns tópicos que costumam ser tratados em treinamento para vendedores.

Treinamento para vendedores como é?

Primeiro será definido se o treinamento será técnico ou comportamental. Após será estimado o tempo deste treinamento. Um dia, ou módulos. Aqui será abordado o tema que pode ser o seguinte:

  • Como aumentar as minhas vendas?
  • Como fechar o negócio?
  • Como vender mais?
  • Como não me tornar um vendedor chato?
  • Harmonia nas relações interpessoais;
  • Como desenvolver competência técnica?
  • Como desenvolver uma inteligência emocional?

Estes podem ser alguns tópicos abordados. O próprio Coaching pode escolher ou a empresa sugerir. Alguns tópicos abordados pela empresa podem ser os seguintes:

  • Qual é a proposta de valor da sua empresa?
  • Quais necessidades que sua empresa está suprindo atualmente?
  • O que os concorrentes oferecem?
  • Qual a importância para o cliente do produto que estou oferecendo?

Treinamentos além da teoria

Outra questão importante nos treinamento é que eles devem ir além da teoria. Devem trazer questões práticas para que os vendedores possam ver na prática como funciona.

Um problema pode ser repassado para a equipe e ele deverá propor uma solução levando em conta princípios sem banir a empresa.

As dinâmicas em grupo costumam proporcionar bons aprendizados para as equipes. Um exemplo pode ser o seguinte. A equipe recebe um papel com a seguinte pergunta: “Qual sua maior dificuldade em trabalhar nesse grupo?”.

Todos respondam individualmente, após o facilitador recolhe as respostas e distribui e cada um lê em voz alta as dificuldades do outro e dá sugestões para resolvê-las.

Outra forma por meio de conhecimento o Coaching ou facilitador pode falar sobre a importância da comunicação escrita e oral. Os workshops também são muito bons para os vendedores conhecerem bem o produto.

O treinamento também deve focar no bom atendimento dos vendedores, mesmo para os vendedores externos que viajem e revende um produto, um bom atendimento faz a diferença.

Dessa forma, existem inúmeros treinamentos disponíveis para os vendedores fazer. Há treinamento online e gratuitos que podem ser feitos de casa mesmo, o que irá ajudar a aprimorar o conhecimento em vendas.

Todos os cursos, treinamentos, workshops são uma forma de auxiliar com as técnicas que ajudarão os participantes a melhorar o desempenho e resultados.

Ainda mais em tempos de crise, se torna mais relevante vendedores para que eles ajudem no processo de crescimento das empresas.

Como a concorrência é grande, com uma equipe diferenciada e profissional capacitados a empresa pode ocupar espaço, enquanto um trabalho ruim pode ampliar resultados negativos, um bom desempenho pode salvar corporações.

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.