Esta é uma pergunta que ouvimos com certa frequência. Como integrar o aplicativo de vendas que o vendedor externo utiliza, ao sistema de faturamento da empresa, sistema de gestão ou ERP.

O nome varia de acordo com a complexidade da sua solução. Mas o objetivo continua o mesmo: fazer com que os pedidos feitos no celular caiam direto na área de faturamento para seguir para a expedição.

O que é a integração e qual a sua importância?

Basicamente, a integração é o motivo central da utilização da Automação da Força de Vendas, popularmente conhecido como “aplicativo de vendas“.

Isso porque é através dela que você conseguirá alcançar a agilidade que precisa para estar presente em um mercado competitivo como o atual.

Com a automação de força de vendas, no momento em que o pedido for incluído e fechado no celular, ele será enviado e estará pronto para ser faturado pela sua equipe no escritório.

Ou seja, o processo de faturamento, pagamento/recebimento e entrega fica muito mais rápido. Você terá sua equipe livre para executar outras tarefas rapidamente.

A grande utilidade aqui, é que você não precisa ocupar sua equipe de televendas, ou ter uma pessoa em sua folha de pagamentos, exclusiva para digitar os pedidos no seu sistema de gestão ou faturamento.

Tudo é automático. O representante envia o pedido, ele cai no seu sistema. Sem interferência manual, sem erros, sem demora.

A maior diferença é essa. A área de faturamento da sua empresa poderá seguir o processo assim que seu vendedor enviar o pedido. Tudo automaticamente.

Se a sua força de vendas/equipe externa não for integrada, você continuará enviando os pedidos para a sua empresa.

Mas ao chegar, via e-mail, Whatsapp, fotos, Google Drive, entre outras alternativas, você terá que importá-los para o seu ERP/Sistema de Gestão. E isso significa mais tempo de trabalho.

O problema dessas soluções é que elas acabaram gerando mais um trabalho para a equipe de escritório, além de abrir possibilidades de erros na digitação, entrega dos pedidos, etc.

Como acontece a integração entre o aplicativo de vendas e o sistema de gestão?

A integração é feita com a ajuda do seu ERP, logo, precisamos do contato e a disponibilidade dos layouts de integração. Este processo acontece através da conversa entre nossa equipe e a equipe do seu ERP.

Este layout mapeia os campos do seu ERP com os campos da nossa automação de equipe de vendas (aplicativo).

Por exemplo, no banco de dados, se db_preco é o campo responsável por levar o preço do seu produto no seu ERP, este também deverá ser o mesmo campo no nosso aplicativo de vendas externas.

Os campos precisam ser iguais para que tudo funciona corretamente.

A integração pode acontecer via Banco de Dados (extremamente mais segura e recomendada), mas dependendo da tecnologia utilizada pelo seu ERP, também pode ser feita via TXT, um pouco menos segura, mas possível.

Mas tudo isso é conversa para a área técnica da sua empresa.

Qualquer Sistema de Gestão ou ERP pode ser integrado ao aplicativo de vendas?

Sim! Desde que o aplicativo de vendas disponibilize essa possibilidade, e que o sistema de gestão, ERP ou faturamento, disponha dos layouts de integração.

Na WMW, nossa equipe é 100% aberta para qualquer tipo de integração.

Porém, é preciso ter em mente que uma integração inclui duas partes, a do aplicativo de vendas e a empresa responsável pelo software de gestão.

Ou seja, nós e o seu sistema de gestão ou ERP. Para que uma integração aconteça e seja bem sucedida, ambas as empresas precisam estar comprometidas com a tarefa. O trabalho de integração consiste em fazer o ERP e a automação da força de vendas “conversarem”.

A única incompatibilidade possível de acontecer é no modelo de Banco de Dados utilizado por ambas as empresas, mas esta situação é quase nula e raramente acontece.

Como saber se o meu sistema de gestão já é integrado?

Como nós temos 20 anos de mercado, temos uma vasta gama de ERPs e Sistemas de Gestão já integrado com nosso aplicativo de vendas. São mais de 57 integrações, e crescendo. Veja abaixo algumas delas:

Decidindo

Com as soluções e empresas corretas, toda integração é possível. Com a companhia de profissionais habilitados, você pode integrar o seu aplicativo de vendas ao seu sistema de gestão de forma segura. As vantagens são inúmeras, como você percebeu.

O fato de não ter interferência humana na redigitação de pedidos já é motivo o suficiente para a automação da equipe. Menos pessoal na folha de pagamento, maior confiança nos dados, mais agilidade no processo de venda. Sua equipe ficara focada no que sabe fazer de melhor: vender.

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.