Ter uma boa equipe de vendas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, esta nem sempre é uma tarefa simples para as pequenas e médias empresas.  As restrições orçamentárias e falta de um nome de peso muitas vezes fazem com que os empreendedores percam profissionais para as grandes companhias.

Mas seguindo algumas dicas básicas é possível aumentar as chances de atrair e reter bons vendedores na sua empresa.

PERFIL CERTO

A garantia de sucesso na retenção começa no processo de contratação, segundo Maia. Ser extrovertido, falar bem e ser persistente são características que o selecionador deve buscar no candidato.  A experiência do candidato conta, mas não deve ser um item eliminatório, já que muitas pequenas empresas servem como porta de entrada para o jovem profissional no mercado.

Um erro fatal no processo de seleção, segundo o especialista, é contratar apenas pela aparência ou pelo currículo.

SALÁRIO FIXO

Para atrair bons profissionais, a empresa deve oferecer um salário base que garanta estabilidade mínima para o profissional. Muitas empresas querem pagar apenas comissão, mas o bom vendedor quer alguma garantia.

A remuneração variável também é importante, mas a empresa deve buscar um equilíbrio entre oferecer benefícios atrativos aos vendedores e garantir a própria sustentabilidade, segundo o especialista.

TREINAMENTO

O segredo para ter uma boa equipe de vendas é mantê-la sempre atualizada.

A empresa não precisa investir em programas terceirizados, é possível desenvolver um programa interno de capacitação e reciclagem constante. O importante é desenvolver scripts de negociação e vendas e fazer reuniões periódicas para alinhar os discursos e discutir as boas práticas. “Não é preciso uma sala com data show. É possível, por exemplo, exibir um filme e fazer uma discussão em seguida”.

SEJA O SEU MELHOR VENDEDOR

O bom empreendedor deve ser antes de tudo um bom vendedor. Ele não tem que necessariamente ir à rua fechar negócios, mas deve vender muito bem o seu peixe para o próprio time. Ele precisa vender muito bem a sua ideia para equipe de vendas, do contrário dificilmente terá êxito no seu negócio.

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