Motivar pessoas sempre foi e sempre será um grande desafio na vida do pequeno, médio e grande empresário.

Lidar com uma equipe requer atenção e muito cuidado, você precisa estar atendo ao que os seus colaboradores estão precisando. Como bom líder, você precisa prover aos seus colaboradores maneiras, ferramentas e suporte para que eles consigam atingir os seus objetivos finais: fazer vendas.

Porém pessoas são independentes, você não consegue descobrir o que as motiva internamente. Alguns estão ali pela corrida mais longa, outros estão ali para poder prover para a família durante aquele mês. Entender esses pequenos detalhes é o que vai te diferenciar como líder, agir sobre eles é o que vai te fazer atingir o sucesso.

7 dicas para seu sucesso na motivação de seus vendedores

Vamos conhecer agora sete dicas rápidas e que não exigem custo, ou baixo custo para serem implementadas. Algumas vão servir apenas para alertar você de comportamentos que podem ser melhorados.

1) Menos é mais

Nicolau Maquiavel redigiu um dos maiores tratados políticos existentes até hoje, chamado “O Príncipe”, escrito em 1513. Nele, Maquiavel diz que nos povos em que seus principados foram conquistados, têm-se que oferecer pão com mais frequência e menor quantidade, evitando uma revolta social. Esta é uma dica valiosa para quem trabalha com recompensas. Dê menos, mas dê sempre. De nada adianta grandes quantias de bônus e comissões quando no próximo mês, nada será distribuído.

2) Encorajando para criar coragem

Seja sempre positivo em torno de seus colaboradores. Parabenize-os publicamente e deixem que os outros colaboradores saibam algo positivo que outra pessoa fez. Isso faz com que a vontade de vencer aumente para atingir o mesmo nível de reconhecimento recebido pela outra pessoa. Mas preste atenção, é preciso que você encontre uma razão genuína para parabenizar o colaborador, não o faça com aquele com que você tem mais afinidade, ao mesmo tempo que é uma boa técnica, pode sair pela culatra se visto como “puxa-saquismo”. Preste atenção na sua equipe.

3) O que te movimenta?

Descubra as pequenas paixões de cada um na sua equipe e pergunte-os sobre isso. Essa dica serve também para lidar com clientes. Descubra qual a bebida preferida do seu vendedor, qual o animal de estimação, o que ele gosta de fazer durante o fim de semana. Seja próximo dele. Assim, quando você precisar dar uma injeção de ânimo maior que a comum, será melhor recebido. Estabeleça uma relação de confiança e amizade.

4) Tenha um calendário motivacional

Faça um planejamento pessoal para organizar suas ações para motivar seus vendedores. Pode ser uma reunião semanal, agende um e-mail amigável todo início de semana. Uma conferência anual, uma palestra mensal com algum psicólogo motivador da sua região. Tudo é válido quando você está estendendo a mão e dizendo “eu estou aqui para ajudar vocês”, esta é uma mensagem poderosa para uma equipe de vendas. Eles verão você e a empresa como aliado em uma guerra onde nenhuma batalha deve ser perdida, dia após dia.

5) Dê armas se você quer vencer batalhas

Ofereça as ferramentas necessárias para a vitória. Um investimento em força de vendas, por exemplo, não termina depois que você contrata os seus vendedores. Há uma ideia errada de que contratar profissionais é o fim da caminhada para uma boa equipe de vendas. Nem os melhores escaladores do mundo podem vencer o Everest sem a ajuda de ferramentas. Permita que seus vendedores façam o melhor, mas dê a eles as melhores ferramentas para conseguirem este resultado no menor tempo possível. O investimento é constante, e assim será o retorno.

6) Saiba quanto seu colaborador ganha

Pode parecer simples, mas não é. Saiba exatamente quanto ganha cada pessoa na sua equipe. Com isso, você vai mostrar interesse no seu pessoal, e saberá conversar exatamente quando assuntos de comissões e salários vierem a tona – e eles virão. Mostrar que você sabe exatamente qual é a remuneração do seu colaborador mostra que você tem interesse no mesmo e no melhoramento das condições de trabalho. Esta é uma dica válida principalmente em empresas com grande número de vendedores. Dedique seu tempo.

7) Bipolaridade empresarial

Não mude de ideia constantemente. Quando você definir programas de comissionamento e remunerações variáveis, estude, faça contas, aplique simulações e veja o que realmente vale a pena para você e para o seu colaborador. Nunca mude as regras do jogo no meio de uma partida. O reflexo desse movimento nunca é bom, e seus colaboradores e vendedores podem achar que você não o está apreciando ou que a saúde da empresa não vai bem. Por isso, tome o seu tempo no planejamento, mas quando aplicar as regras, honre-as.

E então, acha que está pronto pra guerra? Compartilhe seu sentimento com as gente no campo de comentários! Você pode falar direto comigo também em marcos@ ;)

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.