Um bom vendedor deve conhecer muito bem o seu produto/serviço. Esse conhecimento mostra que você está preparado para vender e passa muita confiança para o seu possível cliente.

Este post vai ensinar você alguns passos para apresentar um bom discurso de vendas para ajudar você a levar o maior número possível de clientes para até a sua etapa final, o fechamento.

Está pronto para montar o seu discurso de vendas perfeito? Caso você trabalhe com muitos produtos, pode escolher um deles para treinar.

Tenha domínio sobre o assunto

Para fazer um bom discurso de vendas, tenha total domínio sobre o que está falando.

O seu cliente vai sentir-se muito mais seguro se estiver conversando com uma pessoa que realmente entende sobre o assunto. Estudo sobre o seu negócio e também sobre o seu mercado de atuação.

Tenha em mente que conhecer sobre o seu cliente antes de entrar em contato pode ser útil para agregar valor ao seu discurso.

Vale a pena você “perder” alguns minutos navegando no site do seu cliente, conhecendo a história dele e quem são os fundadores da empresa.

Tenha sempre gatilhos para iniciar uma nova conversa, e essas informações são preciosas para esses momentos.

Fuja da mesmice

Essa dica não é apenas para um discurso de vendas, mas para tudo o que você for fazer na sua vida que envolva outras pessoas.

Sempre que estiver falando com alguém faça contato visual e seja espontâneo.

Fujir da mesmice, aqui, significa deixar de lado aquele texto pronto que você dá play e vai até o fim.

O consumidor atual tem um filtro natural para esse tipo de vendedor, e tende a optar por eles somente em casos onde o preço é competitivo. Ou seja, o preço fez o trabalho para você, não seu discurso.

Lembre-se: Ninguém compra de um robô. Por isso é importante fazer o seu cliente interagir com você. Deixe-o a vontade para falar mais abertamente, sem rodeios.

Dados quantitativos

Mostre dados e cases para seu futuro cliente. Esta técnica serve para mostrar com credibilidade o quão eficiente é a sua solução para a empresa dele.

Cite empresas que já usam a marca ou produto que você está vendendo. Essa é a melhor forma de criar valor e prender a atenção do seu cliente – eles adoram saber o que o mercado está usando.

Estude sobre o mercado de atuação do seu cliente e esteja a par dos números atuais. Esta dica serve para você auxiliar o mesmo com informações e dicas, além disso, ajuda a entender a necessidade e a urgência em adquirir aquilo que você está oferecendo.

Esta dica serve também para seus concorrentes, estude sobre eles e tenha o máximo de informações possíveis.

Crie valores reais

Foque sempre nos valores reais e principalmente nos benefícios que seus clientes terão ao comprar com você.

Fuja do mesmo e evite usar jargões como “este é o melhor produto do mercado” , “somos a maior empresa” e etc. Ao invés de usar bordões e clichês, diga ao cliente qual problema você resolve com seu produto.

O que o cliente quer saber mesmo é se você de fato consegue resolver o problema dele, ou qual a vantagem que ele terá em fechar negócio com você.

Venda por último

Você só deve se concentrar na venda após entender de fato quais são as dores do seu cliente, e como o seu produto/serviço vai ajudá-lo.

Faça uma boa sondagem no seu cliente e procure entender como você pode ajudar. Entenda onde está sua dificuldade.

Seja o mais específico possível, isso é muito importante. Ninguém gosta de perder tempo.

Vá direto ao ponto, se você tiver um case muito parecido com seu cliente, essa é a hora de mostrar. Desperte o interesse dele sobre seu produto ou serviço.

O que aprendemos?

Siga essas dicas e elabore um novo discurso de venda agora mesmo e coloque em prática o quanto antes!

Vale lembrar também que nem sempre o mesmo discurso serve para todos os tipos de clientes, e é muito importante sempre atualiza-lo ou modificá-lo.

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.