Manter-se competitivo e atualizado é, hoje em dia, muito mais do que um diferencial para profissionais de quaisquer áreas. Esse cuidado passou a ser, na verdade, imprescindível para a sobrevivência no mercado. Afinal de contas, como o mundo dos negócios está cada vez mais acirrado, não é mais possível simplesmente se acomodar na posição que ocupa atualmente e pronto. Esse tipo de colaborador ultrapassado pode muito bem ser substituído sem nenhum tipo de remorso e em um futuro bem próximo. Mas como não deixar que isso aconteça? Pois nós temos 8 valiosas dicas para ajudá-lo nessa tarefa! Confira:

handsome hipster modern man working home using laptop

Leia sobre atualidades e seja um funcionário melhor

Profissionais que leem e procuram estar a par dos acontecimentos do mundo são mais respeitados no ambiente de trabalho. Pode até ser que essas notícias não digam respeito diretamente a seu campo de atuação, mas, mesmo assim, é possível aproveitar as tendências econômicas, políticas e sociais como lições a serem aplicadas nas mais diversas áreas.

Procure cursos de atualização e se valorize no mercado

Hoje em dia não é mais recomendável se contentar apenas com um curso de graduação e alguns cursinhos complementares. Profissionais competitivos no mercado de trabalho são aqueles que estão sempre em busca de cursos de atualização de acordo com as necessidades de sua área de atuação, afinal, nunca se sabe quando será necessário procurar outro emprego ou posição, não é mesmo?

Aproveite as oportunidades oferecidas por sua empresa

Muitas empresas oferecem condições mais favoráveis para que seus funcionários se atualizem e se mantenham competitivos no mercado de trabalho. Esse é o caso, por exemplo, de palestras internas e de convênios com cursos de idiomas e de especialização. Para se manter atualizado, não perca tempo e aproveite essas oportunidades sempre que possível.

Participe de grupos temáticos relacionados à sua área

Participar de grupos de discussão em sua área é mais fácil, barato e útil do que você imagina. Para isso basta ter acesso às redes sociais e a alguns sites especializados. Até mesmo no Facebook é possível encontrar grupos mais segmentados, nos quais são discutidos temas de alta relevância para o mercado de trabalho em sua área de atuação. Isso sem contar que essa também é uma ótima oportunidade para conhecer outros profissionais e ampliar sua rede de contatos.

Cultive bons relacionamentos em sua rede de networking

Por falar em conhecer mais profissionais em sua área, é imprescindível que você mantenha boas redes de networking. Seja no caso de precisar procurar por um emprego no futuro ou simplesmente para garantir uma benéfica troca de favores entre colegas de profissão, é muito importante cultivar relacionamentos profissionais nas mais diversas áreas de atuação. Nunca se sabe quando será preciso contar com a ajuda de um colega!

Fique sempre de olho nas oportunidades de trabalho

Com as constantes crises e flutuações econômicas, as demissões são, hoje, uma constante no mercado de trabalho, independentemente da qualidade do profissional. Assim, para se manter atualizado com as exigências do mercado, procure sempre verificar classificados e ofertas de emprego on-line. Dessa forma você descobre o que tem sido exigido de profissionais em sua área e pode trabalhar seu currículo para que ele fique cada vez mais atrativo.

Mantenha objetivos para sua carreira em mente

Você sabe onde quer chegar em sua carreira? Pois todo profissional normalmente já tem uma pensada para essa pergunta, não é verdade? E se você ainda não parou para pensar nessa meta, a hora chegou! Lembre-se de que cada segundo de sua carreira conta para que esses objetivos sejam atingidos. E o relógio não para de correr. Cursos, estágios, empregos e cargos devem todos fazer parte de um mesmo plano, com um objetivo em comum: sua meta maior.

Reserve tempo e esforços para o estudo de idiomas

Idiomas estrangeiros são cada vez mais essenciais para qualquer profissional. E, ao contrário do que muitos imaginam, aprender uma língua não é como andar de bicicleta! Se ficamos um tempo sem praticar, acabamos nos esquecendo da gramática, do vocabulário e até do sotaque. Por isso, para se manter atualizado e não decepcionar seu empregador, esteja sempre em dia com seu estudo de línguas. Imagine se um dia esse conhecimento é mesmo necessário e você está completamente enferrujado!

Agora nos conte o que achou das nossas dicas! Coloque-as em prática e se mantenha competitivo no mercado de trabalho! Quer dar mais alguma sugestão para enriquecer nosso post? Comente e participe!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.