Um gestor de vendas tem função de liderança na equipe, por isso ele precisa saber lidar bem com os colaboradores.

Sua missão agora é auxiliá-los a resolver as eventuais dificuldades na realização das tarefas. Portanto, é importante ter em mente que os vendedores possuem metas a atingir e você terá de orientá-los nesse objetivo.

Da mesma forma, é possível que a sua empresa faça demandas difíceis de serem alcançadas, então seja realista. O novo posto envolve mais burocracia, conhecimentos e capacidade de adaptação do que você poderia prever.

Devido a essas exigências, muitas vezes o gerente de vendas pode ficar dividido entre atender a empresa e servir o time de vendedores. Nesses momentos, lembre-se que a equipe é a parte mais imprescindível da sua atividade.

Confira a seguir algumas recomendações sobre o posicionamento adequado para os gerentes comerciais.

Pense como líder e não mais como vendedor

Cumpra seu papel como líder de vendas. Isso implica alterar o foco para impulsionar as qualidades de cada membro da equipe de vendas e do grupo como um todo.

Você deve pensar de maneira estratégica e buscar entender as diferentes aptidões dos funcionários. Uma noção recorrente dos vendedores que são promovidos a posições de gerência é que eles têm de comandar as pessoas como gostariam de ser comandados. Porém, essa abordagem não é necessariamente a mais correta.

Para saber mais sobre como liderar uma equipe de vendas, nós fizemos este e-book. Não deixe de conferir.

Os melhores gestores de vendas conhecem e respeitam as características de todos os seus liderados. Como resultado, a gestão levará em conta as requisições e peculiaridades de cada integrante do setor. Também é indispensável estar engajado nas ações, o que significa entender sobre o produto, visar os rendimentos e valorizar os artigos comercializados.

Aprenda a ouvir

gestor de vendas

Uma das principais características do bom gestor de vendas é saber ouvir. Afinal, a maior parte dos indivíduos não gosta que lhes digam o que fazer em qualquer situação. Porém, as pessoas sentem-se reconhecidas quando você está disposto a escutá-las.

Atualmente, a atribuição do gerente comercial passou por mudanças. Não se trata mais de dar ordens com rigidez, mas de atuar como um coach e suporte para os vendedores.

Não tente controlar tudo ao mesmo tempo, dedique-se a uma questão por vez e confie na sua equipe.

Forneça feedback

Saiba dar feedback construtivo e com regularidade. Para tanto, sugira aspectos a serem aprimorados e não deixe de elogiar quando o trabalho for bem executado. Assim fica muito mais claro para os profissionais o que se espera do desempenho do departamento de vendas.

Seja um gestor de vendas que inspira

Essa é uma indicação fundamental, tendo em vista que nem todo o ótimo vendedor é um ótimo gestor de vendas.

Ainda que as companhias promovam seus vendedores mais rentáveis ao cargo de gerente comercial para recompensá-los, a medida também pretende moldar a equipe à imagem de um grande vendedor e líder.

O sujeito contemplado assume novas responsabilidades e deve servir como exemplo de entrega. Siga as dicas dos grandes nomes da administração, que sugerem sempre o equilíbrio entre o perfil de comandante e amigo.

Estas são as dicas básicas para você. Lembre-se que este é um novo e excitante caminho. E como toda nova jornada, vai exigir estrutura emocional, poder de decisão e proatividade. Ouça seus pupilos, guie-os e extraia os melhores resultados possíveis. Boa sorte!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.