Para o Distribuidor Atacadista, estar sempre disponível para os clientes pode ser um grande desafio. Gerenciar uma força de vendas pro-ativa e com número de integrantes suficientes para atender o cliente quando ele quiser, nem sempre é uma realidade.
A ideia original partiu da Distribuidora TAF, que precisava de uma solução B2B para trabalhar a favor dos vendedores. Ao contrário do que muitas pensam, o Portal B2B não vem para tomar o lugar do representante comercial, muito menos do vendedor externo.
A ideia é que a empresa esteja 100% disponível, 24h por dia
Segundo o Coordenador de Marketing da WMW, “com uma solução como o B2B, você pode ofertar para o seu cliente uma nova modalidade de venda, ou seja, no exato momento em que ele lembrar, ele pode entrar no Portal e efetuar o pedido, ou simplesmente clicar em ‘repetir pedido’, que vai acionar uma nova entrega do que ele já costuma comprar. O Portal de Vendas nunca substituirá o vendedor consultivo, mas pode ser uma ferramenta extra para alavancar as vendas do Distribuidor Atacadista”, conclui Marcos.
Além das funcionalidades de emissão de pedidos, o sistema também funciona como um Portal de Relacionamento. Através dele, o cliente pode emitir boletos, consultar limite de crédito e histórico de pedidos feitos, para planejar ações futuras.
Qual a diferença entre o E-Commerce B2B e um E-Commerce normal?
É preciso pensar no Portal de Vendas B2B (ou E-Commerce B2B) como um vendedor da empresa. Só pode acessa-lo quem tem o endereço e login e senha. Você pode optar por receber solicitação de inclusões, mas elas só serão efetuadas após análise interna da empresa.
Além disso, o portal pode ser integrado ao aplicativo de força de vendas da empresa, funcionando como no infográfico abaixo:
Ou seja, cada cliente que acessa o B2B tem uma tabela de preço específica, regras de negócio definidas para ele, para a região, ou para aquela categoria de cliente. O mesmo pode acontece com os produtos e preços, promoções e destaques do site.
Tudo é definido de acordo com o cliente que está logado naquele momento, respeitando as mesmas regras de negócio que são aplicadas pelos vendedores externos através do smartphone.
Venda programada
A solução ainda pode trabalhar com a venda programada, que nada mais é do que a compra coletiva de um item. Os clientes fazem o pedido e determinam na hora, em quantas vezes querem receber o pedido, e as datas de entrega.
Assim, a empresa recolhe o dinheiro pago e tem um maior poder de barganha na hora da compra daquele produto. Por exemplo, para o Distribuidor Atacadista, é interessante poder de barganha em um contêiner de caixas de garrafas de vinho.
Mais fácil ainda, porque o preço cai, e todos os clientes que ajudaram na compra daquele contêiner também pagaram mais barato pela modalidade do negócio.
Todo o processo é bem explicado na hora da compra, inclusive você pode ver a variação de preço na tela ao escolher a versão de Compra Programada para o item.
Conheça mais sobre o portal aqui.
Para saber mais sobre o B2B da WMW, leia essa postagem. Baixe a apresentação aqui. Ou entre em contato com a gente.
Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.
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