Muito tem se falado sobre o e-commerce para atacadistas e indústrias. O famoso “e-commerce B2B”. Até onde a estratégia é válida, o que acham os grandes player do mercado. As tendências estão corretas? Fomos atrás das respostas das dúvidas mais frequentes quando o assunto é e-commerce B2B.
O e-commerce para atacadistas é uma realidade?
Sim, é. A tecnologia não é apenas modismo. Nos EUA, o e-commerce B2B já é visto como prática natural, tendo movimentação bilhões de dólares em 2016, ano de maior expressividade do uso da tecnologia. Segundo a Forrester Research, um dos institutos de pesquisa mais respeitados do mundo, nos próximos cinco anos, o e-commerce B2B vai dobrar em valores, se comparado ao e-commerce B2C, valendo 6.7 trilhões em 2020.
É uma boa fatia de mercado. As empresas que ainda estão lutando para implantar a automação da equipe de vendas móvel, saem perdendo por diversos motivos. O principal, é o atraso na modernização da equipe.
É preciso lembrar, também, que nem todas solução para automação da equipe de vendas irão oferecer a oportunidade de uma solução de e-commerce B2B. “Usar dois fornecedores torna o projeto inviável, visto que a empresa irá precisar criar a integração entre os dois sistemas, o que acaba tornando o projeto muito caro”, relata Tiago Souza, consultor em Tecnologia da Informação.
O e-commerce para atacadistas irá substituir o vendedor externo?
Não irá substituir, nem deve. O empreendedor precisa entender que a tecnologia vem para preencher espaços antes inocupados. O consumidor atual tem cada vez mais pressa na hora da compra. E essa característica não fica restrita apenas ao consumidor de varejo. O consumidor B2B também traz essa necessidade para os negócios. O e-commerce traz essa facilidade, de fazer o pedido em qualquer momento.
Porém, é importante ressaltar que o relacionamento entre empresa e cliente, sempre necessitará de uma ponte pessoal. Nos EUA, o que se vê, é a transformação dos melhores vendedores em Embaixador de Marca. Ele ficará responsável pelo estreitamento da relação da empresa com o cliente. Fazendo visitas, direcionando contatos, resolvendo problemas, promovendo produtos e aproximando empresa de clientes. O que pode ser automatizado, como tirar um pedido, será responsabilidade de ferramentas de e-commerce B2B.
Os números que fortalecem o e-commerce para atacadistas como solução
- O número de compradores B2B que fazem a maioria de suas compras online deve dobrar dentro dos próximos três anos, de 30% para 60%, também segundo a Forrester Research;
- 60% das empresas B2B relatam que seus cliente tem um ticket medio maior que o comum, quando elas oferecem múltiplos canais de compra, segundo a Frost & Sullivan, 2015;
- 79% das empresas que implantam uma solução de B2B tem pedidos feitos pela plataforma;
- 50% das empresas que usam a tecnologia dizem que seus clientes descobrem produtos novos e outras categorias na hora da compra;
- 84% das empresas dizem que após a implantação do e-commerce B2B, seu time de vendas externas continuou o mesmo ou cresceu, devido ao aumento de demanda e o aumento do alcance de mercado da empresa, atingindo mercados onde antes, não chegavam;
A tecnologia não pode ser ignorada
O que nós vemos atualmente no setor atacadista e distribuidor, é uma tendência a replicação do comportamento diário do consumidor, para sua vida empresarial. Os compradores de redes varejistas querem ter a mesma possibilidade que tem quando precisa de algo para uso pessoal.
Assim como as compras migraram dos shoppings para o e-commerce, a tendência é que esse comportamento influencie também o comportamento da compra B2B. A comodidade que se tem na compra online é essencial para qualquer administrador de negócio. É uma praticidade que antes, nem ele vislumbrava. Basta saber como a sua empresa irá tirar vantagem dessa realidade.
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Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.
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