Existem momentos na vida de uma empresa que os negócios podem cair na rotina. E nada pior para uma máquina de fazer dinheiro que cair na rotina. Obviamente, o processo de motivação de uma equipe de vendas não é fácil.

O desafio é diário mas precisa ser encarado de frente e com seriedade. Se fosse fácil, todos os seus concorrentes estariam fazendo. Por isso um passo à frente e a vontade de motivar sua equipe será o diferencial para você em um futuro próximo.

Seus funcionários não produzem mais nada, apenas suor. Eles se mexem, mas geram poucas vendas, as vezes estão acomodadas, seus vendedores também. Seus clientes nem ligam mais para elogiar um integrante da equipe. Faz tempo que você não tem contato com aquele cliente importante, e as vendas estão bem, mas não incríveis. É obvio que sua empresa virou uma fábrica de suor.

Sweatshop é um termo americano para ambientes desmotivadores no trabalho, e você precisa ficar longe dessa definição. Saber o que seus funcionários estão sentindo é essencial para identificar desvios de rota. Portanto, fique atento a alguns sintomas básicos de desmotivação.

Vamos ver agora 5 sintomas para você identificar na sua empresa se há uma queda de motivação gerada por situações internas. Veja se você identifica alguma delas.

1) Seus empregados estão em uma rotina criativa

Ninguém mais faz nada além do esforço mínimo para a geração de resultados. Eles chegam, pegam o telefone, ligam, fazem os pedidos. Pegam seus carros, seguem até os clientes, fazem as vendas, voltam. Ninguém dá nenhuma ideia inovadora, ninguém fornece um feedback de como o mercado está se comportando. Ninguém está preocupado com o seu negócio. Quer afirmação mais desesperadora que essa? Eles não fazem horas-extras e nem se importam em faze-la para atingir metas.

2) Seus funcionários estão de atestado com frequência

Empregados desmotivados não tem vontade de ir para o trabalho. Eles estão duas vezes mais propensos a conseguirem uma licença saúde que outros colaboradores motivados. Se você percebe a desmotivação no rosto dos seus funcionários, se frequentemente eles andam pelos corredores de cabeça baixa, comumente ligam com desculpas como dor de cabeça, dor de estômago, sinusites, etc., provavelmente você está oferecendo um ambiente e condições de motivação abaixo do que seus funcionários esperam ou precisam.

3) Suas taxas de turnover são frustrantes

A taxa de turnover é a frequência com o qual você precisa repor um funcionário que foi demitido ou pediu demissão. Nós sabemos quão frustrante é ter que treinar um funcionário toda vez que um novo membro entra na equipe. É esforço despendido da sua parte e da parte do funcionário. Manter sua equipe bem e motivada é fundamental para que esse custo não ocorra. Fique atendo, eles podem estar recebendo melhores ofertas da concorrência, ou simplesmente não suportam mais as condições de trabalho da sua empresa. Grave esta frase: funcionários desmotivados irão embora enquanto podem. Empresas com empregados motivados tem taxas de turnover em média 33% menores que a média do mercado.

4) Seus empregados vivem pelo salário no fim do mês

Todos nós amamos dinheiro, e sabemos disso, porém, quando você está tocando uma fábrica de suor – e mais nada – dinheiro é a única coisa que seus funcionários veem no fim do mês. Embora o dinheiro seja um grande motivador, ele não é o motivador principal para o tipo de energia que você precisa no ambiente de trabalho. A motivação de fazer parte de um grupo – a mais instintiva de todas – e a de fazer o grupo sobreviver em meio a selva do mercado, esta, não vem do dinheiro no fim do mês. Vem do sentimento de fazer parte de algo maior. Portanto, desenvolva esse sentimento na sua empresa e principalmente na sua equipe. Você faz algo pelas pessoas e elas fazem algo por você. Isso é maior que qualquer poder econômico. Mantenha o ciclo ativo.

5) Seus funcionários não se sentem prestigiados

Seus colaboradores acabam sentindo-se como se não fizessem parte de algo maior, um sentimento de desvalorização. Você sabia que esse sentimento é o maior responsável pelos pedidos de demissão? Há algo que você pode fazer para mudar este e aumentar o engajamento dos seus colaboradores. Mostre que eles são valorizados e importantes, e que sem eles a máquina não giraria do modo que deve. Mostre os retornos gerados por eles para a empresa, seja diretamente ou indiretamente. Por exemplo, se houve uma ideia de um colaborador que foi posta em prática e gerou retorno ou elogios, conte a ele. Pequenas coisas como essa motivam um colaborador. Há diversas formas de mostrar o quão valioso é um funcionário.

Conclusão

Se você está preocupado com algum dos pontos acima ou se se eles se assemelham com a situação da sua empresa, faça um plano de ação para melhorar o cenário. Você pode investir em áreas que nem imagina, como por exemplo, melhorar o ambiente de trabalho e as condições com melhores equipamentos e tecnologias. Com certeza o investimento terá um retorno positivo. Baixe nosso eBook: Como Motivar Equipes de Vendas no Setor Atacadista e Distribuidor.

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.