Provavelmente você está se perguntando o que é a automação da força de vendas e se você pode usa-la de alguma forma para tirar alguma vantagem da tecnologia, certo?

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A Automação da Força de Vendas é algo que você deve estar atento caso você tenha uma indústria, um atacado ou uma distribuidora.

Tudo isso porque ela pode automatizar de forma considerável todo o processo de vendas externas, diminuindo a carga de trabalho do seu vendedor ou representante em campo, aumentando a eficiência no processo de fazer um pedido.

Para entendermos melhor o que é a automação da força de vendas, primeiro vamos entender o que é a força de vendas. E depois entenderemos a sua automação.

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Além de otimizar o trabalho do seu vendedor, ela pode aumentar a velocidade, diminuindo o tempo do processo entre uma venda e a entrega do produto no seu cliente. E todo cliente gosta de agilidade nesse processo, afinal de contas, todo mundo precisa vender para ontem.

O que é na verdade, a força de vendas?

A força de vendas constitui todo o seu pessoal que está em contato com seus clientes. São as pessoas que fazem a interface do seu negócio, mostrando suas ofertas para pessoas que podem estar interessadas em comprar seus produtos.

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Uma equipe de força de vendas precisa estar preparada para uma venda, conhecer exatamente os seus clientes, seus produtos, os similares de cada produto e principalmente a rentabilidade de cada item.

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Afinal de contas, todo objetivo centralizado em uma venda é aumentar a lucratividade da sua empresa, e também a comissão do vendedor ou representante. Afinal de contas, é para isso que eles acordam todos os dias e vão para o campo de trabalho.

Automatizar a força de vendas significa o que?

Automatizar a força de vendas significa oferecer a sua equipe externa a melhor ferramenta possível para que eles possam tomar decisões importantes e pertinentes aos seus objetivos de venda e atingir metas.

Todos sabemos que qualquer negócio precisa de meta de vendas, e para que elas sejam alcançadas, alguns investimentos são necessários.

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No caso de uma distribuidora ou atacadista, isso fica ainda mais evidente, pois o core desse negócio é pegar um produto com um valor X e revendê-lo pelo valor 2X.

Automatizar a força de vendas pode ajudar e muito nesse processo.

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Como a automação da Força de Vendas funciona?

Simples. No caso do Atacadista, Distribuidor ou uma indústria que distribua seus produtos diretamente, a Automação da Força de Vendas é um software utilizado em celulares ou tablets, que fazem a integração com a sua base de dados no seu ERP.

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O software instalado no equipamento móvel pega informações de preço, produtos e clientes do seu ERP (Software de Gestão), e disponibiliza essas informações para o seu representante em campo.

Informações como ficha financeiro e estoque online também podem estar disponíveis, entre uma infinidade de informações que podem auxiliar no fechamento de vendas.

Quais são as vantagens da automação da Força de Vendas?

Como vantagens podemos citar o fato de que seu vendedor estará munido de informações para vendas cada vez mais lucrativas, o tempo entre o pedido e a entrega será reduzido.

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A retenção de clientes aumenta com a fidelização, já que você está oferecendo um serviço mais prático e rápido.

Além disso, os descontos podem ser gerenciados por você, ou seja, seus vendedores não terão o poder de descontos exagerados para fechamento de pedidos.

Você pode localizar através de um painel administrativo onde o seu vendedor se encontra, e se o pedido foi tirado presencialmente no seu cliente ou por telefone.

Essas são apenas algumas das milhares de vantagens que me vem em mente nesse momento, mas existem outras milhares as quais não me estenderei agora.

Alguns exemplos de uso

  1. Na hora de inserir um produto no pedido do seu cliente, ele vai ver a rentabilidade daquele produto ou do pedido completo. Além disso ele visualiza quanto irá embolsar de comissão na hora, na tela do seu smartphone.
  2. Ele pode também ver informações importantes como a validade de um produto, e oferecer eles ao seu cliente, para desovar estoques que podem ser perdidos.
  3. Outra possibilidade é ofertar produtos similares. Essa opção pode ser útil quando o cliente deseja um produto, mas a rentabilidade dele é baixa ou ele está em falta no estoque. Pode haver produtos similares com rentabilidade maior.
  4. Além disso, descontos definidos por você, gerente da empresa, podem ser concedidos. Só você pode limitar os descontos progressivos de vendas para cada vendedor, direto no painel administrativo da Força de Vendas. Ou por região, por equipe, etc. As possibilidades são infinitas.
  5. O seu vendedor pode decidir preços dentro de uma margem que você define, por exemplo, se ele vender um pedido com preços 10% maiores em um determinado cliente, ele pode usar esse valor para dar descontos em um cliente estratégico. Chamamos isso de Controle de Verba ou Flex. Isso dá ao seu vendedor um poder de negociação que pode ser crucial no fechamento de vendas.

E agora, ficou mais claro o que uma Automação de Força de Vendas pode fazer por você? Espero que eu tenha ajudado você.

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Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.