Sempre que o seu vendedor perde uma venda, ele passa a ficar um pouco mais desmotivado. Perder uma venda significa muito mais que alguns números a menos no seu faturamento mensal.

Perder uma venda, significa que no momento da comparação entre a sua oferta e a oferta da concorrência, você ficou para trás. Você não foi o escolhido. E não ser escolhido dói.

perder-vendasDurante sua carreira como vendedor, você vai ouvir muitas desculpas.

As mais comuns são: “Não iremos investir nesse momento”, “decidimos esperar um pouco mais”, “vimos que a necessidade era outra”.

E muitas outras formas criativas de dizer um simples “não”. Não iremos fechar com você, escolhemos o produto da concorrência.

A verdade é que, no momento que seu cliente sinaliza o não fechamento de uma proposta, significa que você não demonstrou o valor necessário para aquele produto. Ou então, pior ainda – que alguém fez isso melhor que você.

Mas de quem é a culpa?

É preciso deixar claro, a culpa não é de ninguém. É de um conjunto de fatores. O que é preciso ser entendido, é que a cada venda perdida, sua equipe sente menos confiança no produto que está ofertando.

E esse é um fator essencial para você entender melhor que precisa prestar atenção em algum detalhe do seu processo de vendas. De como você está lidando com seu ambiente – e suas variáveis.

Então, o que fazer?

Parece clichê, mas eu juro que não é. Em pleno 2016, os 4Ps do marketing continuam mais atuais que nunca. É preciso cuidar deles o tempo todo. Preço, Praça, Produto e Promoção.

Algo está errado? Suas vendas não estão como você queria? Volte a analisar os 4Ps assim que você perceber uma tendência negativa em suas negociações. Se suas vendas estão em queda constante por 3, 4 meses, pare. É hora de você reavaliar o que faz. E como faz.

Preste atenção no seu Produto. É o que o seu público alvo espera? Seu mix de produto está bom? Tem alguém ofertando algo melhor que você na mesma Praça? Talvez o problema esteja no seu Preço.

Seu concorrente está conseguindo vender mais porque conseguiu um desconto melhor com o fabricante. Ou talvez seja o modo como você chega até o seu cliente, a Promoção do seu produto ou serviço. Você está sempre presente para o seu cliente?

Vender motiva seu vendedor

Isso todo mundo sabe. Vender significa mais na meta do fim de mês. Significa dinheiro na conta, e isso todo mundo gosta. Mas mais que isso, vender motiva o seu vendedor a vender sempre mais.

BF Skinner, um dos criadores da psicologia comportamental (ou behaviorista), defende a ideia de reforços positivos e negativos, recompensas e punições para moldar o comportamento humano.

Dessa forma, uma venda fechada estimula o vendedor a seguir em frente. A ir para o próximo cliente com um sorriso no rosto e a confiança que precisa para fechar mais um negócio.

Do lado contrário, perder uma venda pode ser entendido como um reforço negativo. E a grande característica do reforço negativo é que chega um momento em que você não tenta mais.

Você internaliza que a resposta será negativa, então desiste de ter aquele comportamento. E isso pode matar com o entusiasmo do vendedor.

Os cuidados necessários

Para o gestor de equipe de vendas, é preciso entender melhor o fator humano do vendedor. E limitar a experiência dele à situações negativas.

É importante trabalhar com uma equipe de vendas saudável, que explora as oportunidades ao máximo, potencializando as vendas. Para isso, é sempre importante que o ambiente em que o vendedor atua esteja, também, positivo.

Analise sua equipe e os resultados que você quer ter. E por fim, não deixe que uma onda negativa se transforme em uma bola de neve.

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.