Com a popularização de dispositivos mobile, diversos processos e atividades das empresas estão sendo reformulados, de maneira que novas ferramentas e recursos têm se tornado necessários. A equipe comercial pode passar a precisar de um software mobile para alavancar sua força de vendas, por exemplo. Nesse e em tantos outros casos, a decisão de adquirir ou não uma solução mobile recai sobre os gestores, que têm que levar em conta que os funcionários podem ter uma certa dificuldade para entender e usar esse software, de maneira que o ganho na produtividade pode não ser tão expressivo — pelo menos não a princípio.

unnamed

E é aqui que entra a necessidade de atenção à ergonomia e ao design de um software mobile. No post de hoje, ressaltaremos 3 pontos importantes para entender por que esses dois aspectos são fundamentais. Pronto? Então confira:

Ergonomia não se resume a responsividade

Site ou aplicativo responsivo é aquele que tem a capacidade de reconhecer as características da tela do dispositivo em que está sendo executado e adaptar sua interface para uma melhor visualização e usabilidade. Muitos aplicativos web que foram originalmente desenvolvidos para desktop, ao serem adaptados para o mobile, receberam apenas o recurso da responsividade. Mas ergonomia contempla mais do que isso, estando relacionada com a melhor disposição dos elementos para facilitar o uso em cada dispositivo. Ela leva em consideração a interação física do corpo humano com o aplicativo, focando principalmente nas mãos e nos olhos do usuário. São as maravilhas da tecnologia!

Design definitivamente não é opcional

Um design atraente e com uma interface intuitiva facilita a adoção do aplicativo pelos usuários. Por isso, se o gestor tem dúvidas quanto à aceitação do software por parte dos funcionários, deve saber que o design cumpre um papel fundamental. Cores, formas e a própria disposição dos elementos na tela podem estimular — ou desmotivar — o uso do aplicativo, de maneira que é necessário ficar atento a cada um desses detalhes.

Limitações de manuseio devem ser consideradas

O software mobile pode ser usado em vários setores da empresa, por usuários de diversos níveis hierárquicos e de culturas digitais completamente diferentes. Além disso, como o objetivo é substituir processos, esse recurso precisa se integrar bem com a rotina de trabalho dos funcionários. Nesse cenário, a ergonomia e o design são ferramentas importantes para facilitar o uso até para o colaborador menos acostumado com tecnologia, tornando a transição mais suave e produtiva, sem grandes choques.

Imagine-se à frente de uma equipe de vendedores externos abandonando seus talões de pedido para usar um software mobile ou de um departamento de logística automatizando suas entregas com um software de automação de logística. Nessa situações, a ergonomia e o design serão suas armas para garantir que a mudança dê certo e que os ganhos com produtividade não tardem a aparecer. Por isso, ao procurar por um software mobile para qualquer área do seu negócio, fique de olho em suas características de design e ergonomia.

Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e a compartilhe conosco! Participe da conversa e enriqueça nosso post!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.