O gerente de negócio que detém o maior número de informações sobre o seu negócio e o mercado, não necessariamente tem a maior vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Mas aquele que gerencia com eficiência seus resultados e passa a interpreta-los de forma correta e contínua, dispõe de mais mecanismos para se diferenciar no mercado. A melhor maneira de medir o resultado do seu investimento é utilizando indicadores de performance.

O que é um KPI?

Um KPI é um Key Performance Indicator, em bom português, Indicador Chave de Performance. Nada mais é do que um dado que você vai escolher para indicar se o seu negócio está indo bem ou mal.

Por que implementar os KPIs no meu Atacadista Distribuidor?

A regra hoje nos negócios é reduzir custos e aumentar a produtividade, ou seja, fazer mais com menos. Somente a partir do acompanhamento contínuo dos resultados das operações é que é possível corrigir problemas e utilizar os recursos de maneira eficaz.

Quais são os KPIs utilizando no Atacadista Distribuidor?

Os KPIs mais indicados para o seu negócio só podem ser definidos por você mesmo. É importante que você faça uma análise da sua situação e identifique quais são os números que você precisa monitorar para ter bons indicadores. No geral, acompanhamos com bastante frequência no setor Atacadista e Distribuidor os seguintes KPIs:

  • Taxa de Conversão (TC);
  • Número de Produto por Atendimento (PA);
  • Preço Médio por Pedido (PMPP);
  • Preço médio por PEDIDO (PMP) ou Ticket Médio.

Como definir quais os KPIs a serem medidos?

É preciso que você defina e entenda quais indicadores são realmente significativos para serem acompanhados. Uma sugestão é começar com poucos indicadores e, a partir da experiência, ampliar o número deles. Quando se tenta medir tudo pode se acabar não medindo nada. O segredo é ter foco e concentrar os esforços naquilo que realmente importa em termos de resultado.

Foque em números

KPIs precisam ser definidos de forma que você possa medi-los, portanto, em um primeiro momento, defina apenas KPIs que possam ter métricas palpáveis. Por exemplo, meça a quantidade de pedidos feitos no mês, e não os feedbacks positivos que você recebe de seus clientes. Vale lembrar que este segundo KPI é sim muito importante para a sua empresa, mas trabalhar com KPIs pouco palpáveis requer um melhor gerenciamento da sua estratégia.

Conclusão

Em resumo, gerir de forma estratégica os indicadores de desempenho é imprescindível para entender se os resultados do seu negócio estão em sinergia com a estratégia e se os objetivos projetados estão sendo realmente alcançados por todos.

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.