Responder a outros setores da empresa é algo natural hoje em dia. Mais ainda quando trabalhamos com grandes empresas e vários departamentos. Gerentes, coordenadores, gestores, administradores.

Todos eles precisam reportar aos seus superiores, e indicar um crescimento plausível para que seus cargos – e setores – sejam justificados dentro da empresa.

É nesse momento que a parte de relatórios começa a ficar importante. Sem relatórios, você não consegue analisar os dados da sua empresa, de suas vendas.

Sem essas análises, você não pode medir, mensurar e melhorar sua performance ou a performance de sua equipe de vendas.

Relatórios voltado à resultados

Em um primeiro momento, é necessário que você comece a verificar seus números. Veja as vendas, vendas por período, por grupo de produtos, por região, por vendedor.

Mostre esses números para sua equipe, verifique a necessidade de ações pontuais para o melhoramento de performance.

A partir desses números você pode investir em treinamentos ou aumentar o número de vendedores em uma determinada região. Ações que só são possíveis com a análise de dados.

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Dê o poder dos dados ao seu vendedor

Quando seu representante estiver iniciando o dia de trabalho dele, é importante que ele saiba como está seu status junto à empresa.

Quanto da meta ele já atingiu, como está a performance dele em um grupo ou categoria de produto. Onde ele pode por força para melhorar ou alcançar as metas da empresa.

Aqui no escritório gosto de repassar esses dados para todos os nossos colaboradores. Não existe uma equipe que não tenha acesso a gráficos e relatórios de performance.

Sempre deixo claro em nossas regiões e quando converso com gestores de outras empresas, que gráficos não são apenas para os altos cargos. Todos devem ter acesso aos seus números de uma forma simples para a tomada de decisão.

Deporte aos superiores

Como mencionado anteriormente, em um determinado momento do ciclo de vendas você precisará reportar os resultados aos seus superiores. Às vezes, inclusive, para acionistas da empresa.

Relatórios são muito importantes neste momento, mas gráficos visuais são melhores ainda. Apresente os dados de forma concisa e atraente. A absorção de informações e dados com gráficos têm 75% mais eficácia que números soltos.

O ser humano é visual, gostamos de assimilar gráficos e infográficos e esta é uma tendência que veio para ficar, perceba os jornais da sua cidade ou os grandes portais de internet. Todas as matérias de economia estão recheadas de gráficos.

Para seu planejamento futuro

Os gráficos e os relatórios são essenciais naqueles períodos de planejamento. É aqui que você vai sentar e analisar os gráficos, fazer comparações entre épocas do ano, meses, períodos.

Ver onde, quando e como seus números caíram ou subiram. Tentar fazer correlações que levem você a respostas de perguntas chaves para a manutenção sadia do seu negócio.

Planejar é parte essencial de qualquer empresa, e fazer a mineração desses dados é parte fundamental da descrição de qualquer descrição de trabalho. Você precisa ser capaz de transformar dados em ações que trarão maiores resultados para a empresa.

Conclusão

Estas são apenas algumas razões pelas quais você precisa trabalhar com gráficos e relatórios. Transformar números em ações é parte crucial para alcançar metas e objetivos agressivos de venda. É nesse momento que os gráficos são úteis em qualquer análise de dados. Invista nisso.

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.