Quando o trabalho se torna extremamente estressante, com diversas atividades que não só não agregam valor à sua carreira como apenas tomam seu precioso tempo, talvez seja a hora de pensar na automação dos processos.

A informatização de atividades que não precisam ser supervisionadas o tempo todo podem ser perfeitamente realizadas por um sistema, desde que bem parametrizado.

Com mais tempo livre para tomar conta do que é realmente importante, você pode passar a se dedicar à execução do seu trabalho e ao planejamento adequado da sua carreira.

Ficou interessado? Pois então descubra agora mesmo os benefícios que a automação de processos pode trazer para sua empresa:

Troubleshooting Symbol Magnifying glass and Gears Icon on Stylish Background Modern Flat Design Vector Illustration

Agilidade na análise de dados

Quanto tempo você leva para gerar um gráfico a partir de uma planilha em Excel? Depende da complexidade dos dados, não é mesmo?

E se você pudesse gerar qualquer tipo de gráfico a partir desses mesmos dados quase que instantaneamente?

Com sistemas de gestão empresarial — os chamados ERPs —, você tem a seu dispor uma infinidade de informações relevantes em poucos segundos, livrando-se de toda a trabalheira de digitar e interpretar o que está em uma planilha, comparando com dados de outros documentos e unificando tudo em um formulário diferente.

O mesmo acontece com uma Automação de Força de Vendas, que gera relatórios de vendas, de clientes mais rentáveis, de comissionamento de vendedor, entre outros. Tudo de forma automática, sem tempo gasto em Excel.

Com os softwares de automação tudo já vem devidamente organizado, segmentado e direcionado a seu objetivo. Bem mais simples e motivador, não concorda?

Otimização de recursos

Você ainda trabalha com arquivos físicos, pastas e gavetas repletas de documentos? Pois tudo isso pode ser drasticamente reduzido — e até desaparecer da sua empresa — à medida que se implementa a automação de processos, uma vez que todas as informações passam a ficar concentradas em um único lugar.

O resgate desses dados pode ser feito sempre que desejado ou preciso, a partir de filtros inteligentes, que selecionam as informações de acordo com o que as necessidades do usuário.

Comunicação mais rápida e assertiva

Se você depende de outros setores para ter acesso a algum tipo de informação e isso costuma demorar mais que o ideal, com a automação de processos esse empecilho pode ser superado.

Nesse caso, cada setor lança seus dados no sistema e a informação é automaticamente distribuída entre os processos. Assim você pode consultar qualquer informação que tenha dado entrada no ERP sem precisar pedir o encaminhamento aos demais setores.

Controle de prazos e entregas

Monitorar se todos estão realizando suas atividades dentro dos prazos estabelecidos e entregando as tarefas de acordo com o solicitado demanda um tempo que certamente você não tem sobrando, certo?

Mas com a utilização de um sistema integrado de gestão empresarial você passa a ter acesso aos prazos de cada setor, ainda podendo configurar lembretes para não deixar absolutamente nada passar em branco.

Treinamento de novos funcionários

Quando um novo funcionário ingressa na empresa, precisa de um período de adaptação e treinamento que o auxiliem na compreensão dos processos internos.

Nesse cenário, se a empresa utiliza um sistema integrado de gestão empresarial, seu fornecedor pode promover esses treinamentos mediante contrato ou você mesmo pode disponibilizar os manuais de operação do sistema, diminuindo o tempo de capacitação e inserindo cada novo colaborador com mais facilidade no dia a dia da empresa.

Monitoramento de resultados

Acompanhar os resultados dos esforços é um dos processos mais importantes de toda e qualquer gestão empresarial. E esse procedimento pode ser bastante facilitado com a adoção de sistemas informatizados — como o ERP e a Automação da Força de Vendas, por exemplo.

Com essas soluções, você tem acesso a relatórios consolidados dos resultados gerados por toda a equipe, podendo agir proativamente na correção de falhas, criando uma cultura de qualidade total e ainda facilitando sua tomada de decisão frente aos desafios do mercado.

Agora nos conte: qual é sua avaliação final sobre a automação de processos? E o que ainda está esperando para incluir todas essas funcionalidades e vantagens à sua empresa? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.