O gerente de vendas é uma peça-chave de qualquer empresa, afinal, é o profissional responsável por treinar, orientar e motivar a equipe de vendas. Se ele executar um bom trabalho, é muito provável que a margem de lucratividade do empreendimento aumente, trazendo uma série de consequências positivas para todos.

Mas quais seriam os diferenciais de um gerente de vendas bem sucedido? Algumas características são essenciais para que esse colaborador se destaque e realize um bom trabalho. Veja a seguir quais são elas:

Competitividade

É essencial que o gerente de vendas seja um indivíduo dominado pelo sentimento de competitividade. Quando motivado por esse impulso, ele vai planejar ações de venda que coloquem a empresa à frente de seus concorrentes para atrair os clientes. Logicamente, trata-se de uma competitividade saudável, que estimule iniciativas criativas e coerentes.

Liderança

Não basta ser chefe de uma equipe, o gerente de vendas deve ser um bom líder para alcançar o sucesso. Isso significa caminhar junto com os demais colaboradores do grupo, orientá-los de forma adequada e sem humilhações, reconhecer quando fizerem um bom trabalho, fazer com que todos se envolvam com as metas da empresa e sejam contagiados por aquele sentimento de competitividade descrito no tópico anterior.

Por isso, é essencial ter uma boa noção de gestão de pessoas, para lidar com os conflitos internos e não permitir que eles prejudiquem a estabilidade da equipe.

Ser um bom vendedor

Um colaborador não pode se tornar gerente de vendas se, antes disso, não tiver experiência como vendedor. Ele precisa entender como funciona o lado operacional, ou seja, como as ações que ele vai planejar enquanto gerente são aplicadas na prática. Além de já ter sido um vendedor, o profissional precisa ter se destacado quando exercia essa função, pois isso indica que ele realmente compreende os mecanismos de vendas.

Além disso, um gerente que já foi vendedor, vai ter muito mais propriedade e credibilidade para conduzir a sua equipe.

Otimismo

Nem sempre a empresa vai bater todas as metas de vendas (embora isso seja o desejável), nem sempre a economia estará favorável. O gerente bem sucedido é aquele que vê a luz no fim do túnel, ou seja, que não enxerga essas situações apenas sob uma perspectiva negativa, mas que encontra nelas a oportunidade de implementar novas ações. É preciso ser audacioso para enfrentar as adversidades do mercado.

Saber lidar com a pressão

Quando as vendas não estiverem no nível desejado, a primeira pessoa a responder por isso será o gerente. Por isso, ele vive constantemente sob a pressão de obter bons resultados. Deve saber lidar com toda essa pressão e ter a frieza necessária para agir com tranquilidade especialmente em momentos mais delicados.

Comprometimento com as metas da empresa

O gerente de vendas só é sucedido em seu trabalho quando toma para si as metas estabelecidas pelos gestores da empresa. Melhor ainda se ele participar da definição desses objetivos, pois assim irá se envolver ainda mais. Deve acreditar de verdade na empresa, no potencial de seus produtos/serviços e trabalhar pelo seu sucesso.

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.