Entrevistar alguém é buscar informações sobre as pessoas. O processo de entrevista pode ser difícil, com o tempo e a prática, o processo fica mais fluído e fácil. Mas muitas vezes essa não é a sua função principal, certo?

Mesmo que você não tenha todo o tempo dedicado ao processo seletivo, preparar-se para a entrevista já pode ajudar bastante no resultado final da seleção de candidatos.

E é para você que eu escrevi esse post, para facilitar o processo de entrevista e você conseguir se situar e gerenciar o processo.

MATERIAL DE APOIO

baixar-25-perguntas

O perfil desejado para a vaga

Lembre-se sempre, para que o processo de seleção de vendedores seja eficaz, você precisa definir com clareza seus objetivos, e assim, o perfil do candidato. Este processo é muito importante para o sucesso na seleção do candidato ideal, e nós já vimos um capítulo inteiro em nosso e-Book sobre Como Montar uma Equipe de Vendas de Sucesso.

Como fazer a pré-seleção

Aqui é o momento que você faz a triagem dos currículos recebidos.

Faça uma seleção prévia dos candidatos mais habilitados à vaga que você está oferecendo. Lembre-se que o objetivo principal da seleção é encontrar o candidato ideal para a sua vaga.

Por exemplo, se sua empresa é distribuidora de Alimentos, procure candidatos mais relacionados a área. Um vendedor com interesse em gastronomia pode ser uma boa pedida.

Agendando a entrevista

Agora que você já tem os currículos selecionados em mãos, é hora de agendar a entrevista.

É importante escolher horários que atendam as duas partes. Preste atenção na disponibilidade e maleabilidade do candidato. Ele tem interesse em comparecer na entrevista?

Durante a entrevista

Apresente-se e descreva novamente o perfil que procura e os dados da vaga oferecida. Escolhe um ambiente tranquilo e neutro, sem interferências de barulhos, telefones e movimentação de pessoas, por exemplo.

Observe no candidato

  • Apresentação pessoal e higiene;
  • Seu modo de agir ao entrar no local da entrevista;
  • Sua capacidade de ouvir as colocações durante o processo.

Questionário para fazer ao candidato a vendedor externo

Gosto de frisar que não existe um roteiro ideal para uma entrevista de emprego. Todos os cargos e empresas possuem suas próprias necessidades, e a entrevista deve se adaptar a elas. Um roteiro que funciona em um caso, pode não funcionar em outro.

Ainda assim, abaixo vou sugerir um roteiro de entrevista. Se você quiser se aprofundar no assunto, pode baixar no nosso guia 25 Perguntas para Fazer ao Candidato a Vendedor.

Roteiro de entrevista para vendedor

  1. Comece a entrevista perguntando sobre os dados pessoais do candidato, sua dinâmica familiar, amigos, com quem mora. Isso serve para quebrar um pouco a tensão inicial.
  2. Pergunte-o o que levou a escolher a profissão de vendedor;
  3. Peça para que faça um relato de suas experiências anteriores;
  4. Se for seu primeiro emprego como vendedor, avalie com mais cuidado a segunda pergunta e analise sua escolha;
  5. Faça perguntas sobre sua formação e também sobre cursos que tenha feito na área de vendas;
  6. Peça para que o candidato lhe conte alguma situação vivenciada em sua função onde precisou resolver algum problema ou precisou contornar algum fato;
  7. Questiona sobre situações que envolvam a necessidade de paciência e tolerância;
  8. Questione sobre seu comportamento em relação ao emprego anterior (ou atual). Seus hábitos com horários, uso de redes sociais durante o horário de serviço, como ele lida com o gerenciamento de tempo, etc.;
  9. Avalie a distância entre a sua residência e o local de emprego, e se esse fato não influenciará na execução de um bom trabalho por parte do candidato;
  10. Faça perguntas relacionadas a criatividade do entrevistado, como situações em que precisou ser criativo para resolver um problema;
  11. Encerre a entrevista pedindo para que o candidato resuma sua personalidade em poucas palavras;
  12. Dê espaço ao candidato e peça para que ele faça perguntas sobre a empresa e a vaga ofertada.

Entrevista feita

É hora de comparar os resultados com o seu objetivo e perfil definido anteriormente. Analise todos os itens e identifique as características oferecidas pelos candidatos com as que você definiu como prioridades.baixar-25-perguntas

Espero que o roteiro tenha ajudado você nesse trabalho em busca de um novo vendedor para o seu negócio.

Lembre-se, para se aprofundar no assunto temos nosso e-book e o guia com 25 perguntas para fazer ao candidato a vendedor. Até a próxima!

E-BOOK: COMO MONTAR UMA EQUIPE DE VENDAS DE SUCESSO

baixar-gratis

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.