Há pessoas que dizem que não existem segredos para vendedores de sucesso. Que com dicas, técnicas e habilidades são possíveis alcançar o sucesso. Com a sociedade mais complexa e crítica é mais difícil conseguir a confiança de um cliente.

Por isso, são necessários profissionais que consigam se adaptar a cada cliente. Talvez seja este o segredo para um vendedor de sucesso: compreender a capacidade de cada ser humano.

E pra isso, as habilidades para reconhecer como agir com cada cliente são importantes. Já dizia o princípio de Darwin, “sobreviverão não os mais fortes, mas os que se adaptarem mais rápido”.

E essa frase faz todo sentido em uma sociedade complexa e que exige e busca o melhor.

Qual é o segredo dos vendedores de sucesso?

Entender a personalidade de cada ser humano: este pode ser considerado um segredo para um bom vendedor. Não basta apenas descobrir este segredo, mas sobretudo colocar em prática.

Em muitos cursos quando são passadas dicas e habilidades, elas são repassadas para um determinado perfil que é não é parecido. Cada cliente é um cliente.

E essa é a maior dificuldade. Uma tática que pode funcionar para um cliente, pode colocar em risco o fechamento de um negócio em outro.

Entra aí a capacidade do vendedor de conseguir ‘ler’ este cliente. Identificar a sua personalidade, o que pode dar certo e o que pode dar errado.

Pra isso é necessário que ele saiba fazer uma leitura corporal, capte as suas palavras e o seu raciocínio. Se isso é fácil? Claro que não! Assim, é importante que os vendedores lhe repassem uma credibilidade.

Mesmo que o cliente não esteja interessado na venda, ele acredita no vendedor, ele pode não fechar negócio, mas futuramente poderá contatar o vendedor.

Mesmo que essa incrível tática e segredo revelado lhe pareçam algo difícil de ser colocado em prática, saiba que é possível.

Mas somente vendendo muito, conhecendo mais pessoas, aprendendo com os erros, escutando experiência de outros vendedores, estudando. Mas não é impossível e quando você conseguir verá que tudo faz sentido!

Marca pessoal: outro segredo dos grandes vendedores de sucesso é que eles têm a sua marca pessoal, assim como cada pessoa tem a sua.

Mesmo que se inspire em vendedores de sucesso, eles imprimem a sua marca, de modo que podem até acabar servindo de inspiração para outros vendedores.

Eles não estão preocupados em ser igual ao o melhor vendedor do mundo, apenas conseguem incorporar em suas vendas as táticas que estes vendedores utilizaram, sem se esquecer de imprimir a sua marca pessoal. E isso faz diferença. É uma forma de o cliente lembrar-se do vendedor.

Corpo e mente aliada: não basta ser o vendedor número um se a saúde está fragilizada (pode ter até fases), a família está em uma relação complicada e os amigos estão distantes

Um vendedor de sucesso consegue aliar a sua mente com o seu corpo. Consegue trabalhar em paz, mantendo contato com a família, cuidando da saúde, e prosperando internamente.

Na prática não é tão difícil assim, basta apenas que se deixe para trás antigos hábitos cômodos!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.