Entender qual é o melhor Sistema de Enviar Pedidos pode parecer um pouco difícil em um primeiro momento, mas não é. A busca por uma boa ferramenta para a equipe de vendas é cheia de desafios, mas basta um pouco de vontade para que você consiga alcançar o resultado que você quer dentro do seu negócio.

Apenas 83% das empresas estão totalmente satisfeitas com seu Sistema de Enviar Pedidos atual. 17% dos entrevistados estão insatisfeitos com a solução que optaram.

Alguns dados coletados em relatórios de grandes empresas de pesquisa em nível mundial mostram que a busca por um Sistema de Enviar Pedidos pode ser mais complicada para alguns setores.

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Automatize sua equipe de vendedores externos

De acordo com o Gartner (uma das maiores empresas de consultoria em tecnologia do mundo), no último ano, as empresas gastaram mais em automação da equipe de vendas que em outro softwares.

E ainda assim, apenas 83% dos entrevistados se dizem “100% contentes com a automação da equipe de vendas“.

Esses dados mostram que a escolha da solução é um processo extremamente importante para que o sucesso da automação da equipe de vendas seja alcançada.

EXPERIMENTE UM Aplicativo para Vendedores

A busca por um Sistema de Enviar Pedidos

Algumas vezes, há muitas nomenclaturas e termos técnicos, que dizem pouco para quem procura uma solução como essas. São muitos termos. Procuro por uma automação de força de vendas ou um aplicativo para vendedor externo? Fica fácil se perder em meio a tanta informação. Há também muita dificuldade em definir o que é importante saber sobre essas ferramentas, e quais as diferenças entre elas.

Essa postagem tem um objetivo. Criamos ela com esse intuito, para auxiliar você nessa pequena tarefa que pode mudar os resultados que você vai obter na sua equipe de vendas. Vamos lá?

Como usar um Sistema de Enviar Pedidos ajudando a melhorar o desempenho em vendas?

Para que você tenha bons resultados com Sistema de Enviar Pedidos, é preciso ter em mente que há alguns caminhos que você pode seguir.

IMPORTANTE
A grande diferença entre a maioria dos aplicativos de venda é a possibilidade ou não de integrá-lo via base de dados ao seu sistema de faturamento atual.

No momento de avaliar as opções, a principal característica que você precisa prestar atenção, é a possibilidade e a necessidade de integrar o aplicativo que fará os pedidos com o seu Sistema de Gestão (seu sistema de faturamento atual). Caso você não tenha sistema de gestão, você pode utilizar ferramentas de vendas que possibilitem o cadastro de produtos, como o Novo Pedido.

Você também precisa definir quais as suas necessidades básicas. Quais funcionalidades um Sistema precisa ter para atender a sua necessidade como empresa. Para isso, é aconselhável que você defina seus objetivos para um projeto como esse. Automatizar a equipe de vendas pode ser totalmente diferente de usar um aplicativo para enviar pedidos.

EXPERIMENTE UM Sistema para Enviar Pedidos

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Uma das chaves do sucesso na busca da solução perfeita, é que você precisa entender exatamente quais são as funcionalidades que você irá precisar e utilizar no seu negócio. Este é um ponto muito importante, e você precisa prestar atenção para não pagar por algo que você não irá utilizar..

Definir as suas necessidades é essencial neste processo. Quanto mais funcionalidades, mais caro pode sair o Sistema de Enviar Pedidos, então, não esqueça de identificar exatamente os pontos que você deseja melhorar no seu negócio, para não haver custos desnecessário com a solução de um problema, caso contrário, a solução pode tornar-se o seu problema.

Nós vamos entender exatamente quais são essas funcionalidades, e em quais áreas elas estão focadas. Assim, você poderá definir um “projeto”, ou seja, delinear as funcionalidades básicas que você entende que irão ajudar no seu processo de vendas.


Três áreas onde o Sistema pode ajudar sua equipe de vendedores

Geralmente, um Sistema de Enviar Pedidos pode ajudar as empresas em 3 áreas diferentes, elas estão divididas da seguinte maneira:

  1. CONTROLE DE EQUIPE:
    Controlar as ações dos seus vendedores em campo, o que eles podem ou não fazer;
  2. PROMOÇÃO DE VENDAS:
    Ajudar a promover vendas, fornecendo ferramentas e estratégias que melhoram as vendas;
  3. ROTINAS FINANCEIRAS:
    Ajudar a administrar funções financeiras mais técnicas e repetitivas, como comissões e tributos.

Abaixo nós vamos analisar cada uma delas, uma a uma:

1. CONTROLE DE EQUIPE

Para controlar pessoal de vendas

Abaixo você tem um exemplo de painel de visitas. Nas soluções mais robustas, este painel pode ser crucial para o Gerente de Vendas definir estratégias ou analisar o desempenho da equipe. Você pode acessá-lo diretamente do navegador e visualizar qual o status em tempo real de cada um dos seus vendedores:

Neste cenário, você precisa de um painel administrativo. Geralmente ele é acessível através do próprio navegador de internet. É nele que você vai inserir seu login de gerente ou supervisor, e vai poder ver, em tempo real, todos os seus vendedores.

Com esta funcionalidade, você ficará por dentro de como sua equipe de vendas está agindo e produzindo, podendo medir a produtividade em tempo e em valores e vendas. É possível medir o desempenho de grupos, equipes e vendedores, de forma individual.

Nesse painel, você vai poder visualizar algumas métricas importantes de vendas:

  • Quantas vendas cada representante fez;
  • Qual a agenda de visitas do dia de cada vendedor ou representante;
  • Qual a rota feita e qual a planejada;
  • Quanto tempo é levado em cada visita;
  • Localizar o vendedor no mapa em tempo real;
  • Quantos pedidos de venda foram feitos, entre outras opções;
  • Registro de login, horário de entrada e saída do aplicativo com relatórios.

Além dessas opções, você também poderá configurar todos os limites que você quer impor para a sua equipe de vendas, como:

  • Limitar descontos;
  • Restringir vendas de estoques;
  • Restringir regiões de vendas;
  • Disponibilizar verbas de descontos;
  • Controlar tabelas de preços por vendedor, região, etc.
  • Enviar notificações de clientes que não foram visitados;

2. PROMOÇÃO DE VENDAS

Funcionalidades para promover e elevar as vendas da equipe de vendas

Em um aplicativo ou solução de melhor qualidade para Enviar Pedidos, você vai encontrar algumas opções para promoção e aumento de vendas, eu prefiro defini-las como ferramentas de marketing que são utilizadas pelos vendedores e representantes comerciais. O objetivo é aumentar a rentabilidade do seu negócio, aumentando as vendas.

Algumas dessas funcionalidades presentes no Sistema:

  • Sugestão de pedidos baseado no histórico do cliente;
  • Indicação de rentabilidade de um pedido ou item;
  • Verba de descontos ou Flex, para dar liberdade ao vendedor;
  • Campanhas de vendas criadas para fazer girar o estoque de um produto, com produtos, clientes e datas definidas;
  • Promoção automática para produtos com lote de vencimento próximo;
  • Sugestão automática de produtos similares em caso de falta;
  • Catálogo de fotos de produtos, diminuindo os custos com impressões de catálogos;
  • Mural de recados entre supervisores e representantes com leitura obrigatória;
  • Descontos progressivos de acordo com quantidade.

Na imagem ao lado esquerdo, você vê um exemplo de tela de Sugestão de Pedidos, que aparece logo após o vendedor clicar em “Novo Pedido“.

O aplicativo pergunta se você quer iniciar um pedido em branco ou gerar um Pedido Automático (Sugestão de Pedidos), baseado no histórico de compra do cliente.

Vamos ver outra funcionalidade bastante procurada por Gerentes Comerciais:

Uma outra funcionalidade que faz muito sucesso é a Rentabilidade do Pedido.

Com ela, o vendedor vê exatamente a rentabilidade do pedido através de sinalizadores em cores diferentes. O aplicativo pode indicar uma rentabilidade Ruim, Boa ou Ótima. Ou como você definir ser melhor para o seu negócio.

Há a possibilidade, também, de você mostrar na tela do sistema, o valor que o vendedor irá embolsar com aquele item ou pedido.

Esta é uma funcionalidade bastante interessante, pois pode motivar o vendedor a montar estratégias mais rentáveis para a empresa e para ele. Os lucros ficão mais palpáveis, e as vendas quase sempre aumentam significativamente após o início do uso da funcionalidade.

3. ROTINAS FINANCEIRAS

Para automatizar as tarefas do financeiro e administrativo do responsável pela equipe de vendas

Além das opções para controlar e gerenciar sua equipe de vendedores externos ou representantes comerciais, você também terá a opção de gerenciar automaticamente algumas tarefas complicadas da administração da equipe de vendas, como o gerenciamento de comissões.

Funcionalidades que servem para automatizar o dia a dia do financeiro ou administrativo

Estas são algumas funcionalidades que fazem parte do pacote administrativo que uma solução de alta qualidade pode auxiliar você nas tarefas do dia a dia:

  • Controle de comissão e exibição de valores no momento da venda;
  • Controle tributário como a Substituição Tributária;
  • Alertas de clientes em atraso e bloqueio de novos pedidos;
  • Vendas com contrato, também conhecidas como Forecast;
  • Relatórios e definições de metas;
  • Formação de preço;
  • Controle de bonificações;
  • Gerência de kit de produtos;
  • Relatórios de giro de produtos.

Um Sistema simples para enviar pedidos?

Neste caso, você procura um Sistema bem mais simples, e talvez não seja sua necessidade, pelo menos nesse momento, de uma solução mais robusta, para monitorar a sua equipe.

Apenas um aplicativo simples, integrado ao seu sistema de faturamento pode resolver o seu problema de erros e demora no processo de faturar os pedidos recebidos. Ou uma opção que dê a possibilidade de cadastrar seus produtos.

Funcionalidades essenciais de um Sistema para Enviar Pedidos

Todo Sistema usado na Enviar Pedidos, deve ter, pelo menos, algumas funcionalidades padrões, que são as seguintes:

  • Acesso a tabelas de preços diferenciadas;
  • Descontos nos itens ou no pedido;
  • Gerenciar produtos;
  • Exibir o estoque em tempo real para o seu vendedor externo ou representante comercial;
  • Destacar por cores itens em promoção ou especiais;
  • Gerenciar grupos de produtos, que podem fazer parte de promoções;
  • Gerenciar sua equipe de vendas;
  • Gerenciar clientes;
  • Visualizar o histórico de pedidos emitidos;
  • Oferecer formas variadas de pagamentos;
  • Consultar os pedidos feitos pelos seus representantes no acesso administrativo, via navegador de internet;
  • Visualizar os logins feitos pelos representantes ou vendedores e horários;
  • Cadastrar tabelas de preço promocionais;
  • Sugestão de pedidos baseado no histórico;
  • Relatórios gerenciais de vendas básicos.

DICA:
Para deixar sua equipe de vendas ainda mais potente, você pode adicionar a modalidade essas três funcionalidades para transformar o aplicativo em uma solução usadas por grandes empresas da lista Fortune 500 da Forbes:

Todas as funcionalidades citadas acima, são recomendadas como básicas para o início do uso de um aplicativo para a equipe de vendas. É tudo o que você precisa para iniciar – de forma profissional – uma automação da equipe de vendedores externos.

Quer dar o próximo passo nos seus negócios?

Escolher um Sistema para Enviar Pedidos pode ser uma tarefa difícil, caso você seja extremamente meticuloso e goste de tudo muito claro e bem definido. A parte difícil está na escolha de um fornecedor em quem você possa confiar. É sempre interessante buscar por referências no mercado, entender quais os tipos de empresa aquele software atende bem. Assim que você ultrapassar esse ponto, tudo ficará mais fácil.

O trabalho, então, será por a mão na massa e mergulhar a equipe na utilização da solução, buscando os resultados que você procura para a sua empresa.

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Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.