Transferir as regras de negócio e suas rotinas financeiras, automaticamente, para o seu vendedor externo, parece ser o sonho de todo gerente comercial.

Ter uma equipe de vendas externas capaz de gerenciar seu dia a dia, dentro de regras estabelecidas pelo gerente de vendas, parece impossível no mercado. Mas essa não precisa, necessariamente, ser a sua realidade.

Você tem um vendedor assim?

Você provavelmente já passou pela situação de estar trabalhando nas suas coisas, fazendo seus cálculos, planejamentos, planilhas. Resolvendo problemas de fornecedores. E de repente, aquela ligação.

– Alô, Pedro. Estou com um cliente aqui que precisa fechar o pedido pra ontem. É um pedido bom, mas ele quer mais 10% de desconto. Posso liberar pra ele? Ah, esqueci de dizer, ele também tem um título atrasado de só 8 dias. Dá pra vender, né?

E você sabe como vai funcionar o resto do dia, da semana e do mês, certo? Serão dezenas de ligações como essa. Com várias situações improváveis e impossíveis de serem resolvidas com facilidade.

O seu vendedor precisa vender. É isso que ele busca. Uma comissão no final do mês pode fazer a diferença no orçamento familiar. Para a sua empresa, vender também é importante. Porém, há limites. Há regras.

Transferir as rotinas e regras de negócio

Todo negócio baseado em vendas (e revendas) de produtos, está focado em lucro. O seu trabalho diário é comprar um produto por um preço e revende-lo com uma margem de lucro saudável para o seu negócio.

Baseado neste princípio, você precisa definir uma série de importantes decisões para que o seu negócio seja viável. É preciso controlar todos os aspectos de uma venda.

O que você deve controlar

Você pode controlar o que quiser dentro do seu processo de vendas. Em todos esses anos de experiência no ramo, a gente vê combinações incríveis de regras, e o céu é o limite. Gerentes comerciais podem ser bem criativos na hora de definirem suas regras para atingirem metas e resultados. E a gente apoia a criatividade.

Alguns exemplos de variáveis que você precisa ter controle para manter seu negócio rentável:

  • Controlar os descontos;
  • Controlar os prazos oferecidos durante a venda;
  • Controlar a quantidade vendida a um preço especial;
  • Controlar os títulos vencidos e a restrição de venda para clientes;
  • Controlar as bonificações;
  • Itens por região;
  • Data de entrega;
  • Liberação de pedidos por supervisor ou gerente (hierarquia).

Entre muitas outras variáveis que você precisa controlar para que seu vendedor faça negócios que valham a pena.

Mas então, como fazer para transferir todas essas restrições, regras e rotinas de vendas do seu negócio para o seu vendedor externo, liberando seu tempo para tomar decisões importantes no seu negócio?

A resposta pode estar na mão do seu vendedor externo

A resposta está na tecnologia associada a equipe de vendas. Também conhecida como automação da equipe de vendas. Ou automação da força de vendas.

A tecnologia é uma grande aliada para criar processos de repetições de situações. A única forma de você fazer dinheiro com tecnologia, é utilizando a vantagem da automação de rotinas, regras e processos, a seu favor.

Como fazer isso? Vamos analisar melhor alguns casos
  1. Se você tem regras que definem um número de dias para interromper as vendas de um cliente inadimplente, implemente esta regra no aplicativo de pedidos do seu vendedor externo.
  2. Se você quer controlar descontos, defina os descontos de acordo com grupo de clientes (para valorizar os mais antigos e fiéis), ou de acordo com regiões (onde você quer fortalecer sua marca), com frequência de compra (para tornar o cliente ainda mais fiel), entre outras estratégias.
  3. Se você quer definir prazos de entregas, para que o seu vendedor não prometa o que não pode cumprir, você também pode. Basta definir no seu sistema de gestão, e automaticamente ele vai ter a restrição no aplicativo de tirar pedidos.
  4. Quer bloquear a venda de itens fora do estoque em tempo real? Também dá. Assim você não decepciona aquele cliente especial.

Estes foram apenas quatro casos que me ocorreram agora. Mas a criação de regras e a combinação de regras com outras rotinas são intermináveis. Você pode controlar todos os aspectos da venda.

E onde eu quero chegar?

Aderir a uma automação para a equipe de vendas não é simplesmente escolher um programa, software ou aplicativo. Não é apenas instalar um sistema.

Este projeto ocasiona uma transformação no “mundo comercial” da empresa, pois envolve a revisão de todos os processos de venda, todas as regras comerciais são aplicadas na mão do representante, não haverá mais a necessidade de análise de pedido a pedido. Este é o poder de uma automação.

Agora que você já está mais informado sobre o impacto e a facilidade de decidir pela automação da sua equipe de vendas, que tal dar o próximo passo rumo ao sucesso do seu negócio, as vendas mais rápidas e mais lucrativas?

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Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.