Mais importante que qualquer parte na escolha de uma solução de força de vendas, é o treinamento da mesma. Um treinamento eficaz é um treinamento que vai deixar seus representantes prontos para irem para o campo com uma ferramenta que eles dominam totalmente.

Você pode achar que um treinamento não é totalmente necessário em um primeiro momento, mas pense de novo. Quando você começou a utilizar seu primeiro smartphone, você sabia utilizar todas as funções dele? Você tirava o seu máximo? A resposta provavelmente será “não”.

Isso porque você precisa de uma orientação básica para utilizar soluções um pouco mais complexas. Existem várias opções dentro das “configurações” de seu smartphone que provavelmente você nunca conheceu, e vai descobrir com algum amigo ou parente lhe contando sobre ou em listas de internet que ensinam a tirar o melhor proveito do seu aparelho.

Sim, software de força de vendas são relativamente simples para realizarem tarefas básicas, porém um usuário pronto para enfrentar o mercado conhece cada detalhe, cada capacidade da ferramenta, e sabe também exatamente o momento de usá-la. Este é o diferencial entre um representante comum e um representante épico. A junção da melhor ferramenta com o melhor preparo faz do seu funcionário um supergerador de resultados. E é nisso que você precisa focar.

Um treinamento eficaz é feito presencialmente, geralmente as empresas já praticam valores que incluem a visita de um consultor de implantação que fará a repassagem de conhecimento a sua equipe. Também é importante ter um colaborador designado a ajudar seus representantes no dia a dia. Esta pessoa será o contato dentro da empresa fornecedora da solução de Força de Vendas.

O treinamento é parte importante na implantação da solução de força de vendas. Um bom consultor mostrará conhecimento nato em tecnologia e também em lidar com pessoas. Ele quem passará o conhecimento da solução para sua equipe, portanto, avalie também o conhecimento dos consultores da empresa selecionada.

Boa sorte na escolha! E se precisar de ajuda, conte com a gente.

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.