Se você tem dúvidas sobre seguir essa carreira este texto é pra você. O vendedor externo ocupa uma função importante dentro das empresas. Ele é responsável pela negociação de produtos e a prospecção de novos clientes. Um bom vendedor externo além de conhecimentos precisa ter uma boa imagem para passar confiança e respeito aos clientes.

Se vale a pena ser vendedor externo, tudo depende da empresa que o vendedor trabalhar. Há vendedores externos que trabalham em grandes corporações que costumam ganhar bons salários e comissões relacionadas ao seu trabalho. Mas tudo depende.  É preciso que o vendedor externo goste de viajar, por vezes será necessário ficar longe da família. Há saldos positivos e negativos que precisam ser colocados na balança.

Empresa, tipo de serviço e trabalho

Trabalhar como vendedor externo requer os mesmos direitos trabalhistas que de outros funcionários. Ele terá direto ao salário, 13º salário e férias remuneradas. Atenção para não confundir Vendedor Externo com Representante Comercial. O que muda é a carga horária de trabalho que pode ser diferente já que o vendedor externo viaja a comando da empresa para visitar clientes e outras empresas ligadas ao departamento.

O salário pode variar de R$ 1.500 a R$ 3.400. Como colocado anteriormente, tudo depende da empresa e do serviço prestado. O vendedor externo deve gostar de ter contato com pessoas, além de negociar. Deve também conhecer muito bem os produtos que esteja comercializando e gostar de viajar.

Para ser vendedor externo não é necessária nenhuma formação específica. Claro que os cursos de aperfeiçoamento são muito bem vindos e podem ajudar o profissional no seu desempenho. Contudo é importante destacar que quem vai decidir o sucesso do trabalho é o vendedor externo que precisa conseguir ultrapassar uma série de desafios.

Se você tem vontade de seguir essa carreira, converse com outros profissionais da área. Pergunte sobre as motivações e desafios da carreira e se vale a pena ou não. Mas primeiro leve em conta os aspectos fundamentais como venda, viajem, negociação. Boa sorte em sua escolha!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.