{"id":5826,"date":"2017-05-03T02:04:01","date_gmt":"2017-05-03T02:04:01","guid":{"rendered":"http:\/\/www.wmw.com.br\/?p=5826"},"modified":"2018-02-07T03:56:44","modified_gmt":"2018-02-07T03:56:44","slug":"como-lidar-com-um-vendedor-desmotivado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.wmw.com.br\/como-lidar-com-um-vendedor-desmotivado\/","title":{"rendered":"Como lidar com um vendedor desmotivado"},"content":{"rendered":"

Uma pesquisa em \u00e2mbito global divulgada recentemente pela institui\u00e7\u00e3o Towers Watson concluiu que, em equipes de vendas ao redor do globo, apenas 28% dos membros sentem-se motivados. 30% deles dizem estar totalmente \u201cdesengajados\u201d e outros 26% se sentem sem apoio por parte de seus l\u00edderes.<\/strong><\/p>\n

\"VendedorAs estat\u00edsticas s\u00e3o, no m\u00ednimo, preocupantes para os l\u00edderes,\u00a0chefes e gerentes de vendas<\/a>. De acordo com especialistas do segmento, permitir que o funcion\u00e1rio desmotivado continue sentindo-se dessa forma, pode apresentar riscos tanto para a empresa quanto para o pr\u00f3prio colaborador.<\/p>\n

Frente a essa situa\u00e7\u00e3o, a equipe tente a mover-se para novos rumos. Buscar alternativas ao emprego atual ou at\u00e9 mesmo aceitar propostas da concorr\u00eancia vira a\u00e7\u00e3o rotineira entre os vendedores. Geralmente, metas agressivas, ambiente desfavor\u00e1vel ao trabalho e desprepara\u00e7\u00e3o do l\u00edder de equipe<\/strong> s\u00e3o citados como influenciadores nestas decis\u00f5es.<\/p>\n

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Uma outra caracter\u00edstica observada na pesquisa \u00e9 a mobilidade entre os profissionais da \u00e1rea. Combater a rotatividade dos profissionais da equipe \u00e9 atividade do gestor comercial.<\/a> Esta pode ser a estrat\u00e9gia chave para o sucesso nos resultados de toda a equipe de vendas.<\/p>\n

Perceba que de todos os vendedores entrevistados, 32% trocaram de empresa no \u00faltimo ano. Um n\u00famero alto para o setor. O que faz com que esses profissionais n\u00e3o sejam est\u00e1veis em uma empresa? A ger\u00eancia da equipe tem papel importante nesta migra\u00e7\u00e3o. Trabalhar modos de incentivar o vendedor externo \u00e0 fazer parte da sua equipe (e empresa), torna-se essencial para o sucesso nas vendas.<\/p>\n

\u00c9 preciso lembrar, tamb\u00e9m, dos custos de aquisi\u00e7\u00e3o e treinamento desses vendedores. Todas as horas gastas em um processo de recrutamento e sele\u00e7\u00e3o<\/a>, at\u00e9 o treinamento do vendedor externos para chegar em um n\u00edvel de produtividade equipar\u00e1vel ao de seus atuais vendedores.<\/p>\n

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Confira a seguir algumas dicas e pr\u00e1ticas para lidar com a desmotiva\u00e7\u00e3o dos vendedores.<\/p>\n

Dica #1: Saiba reconhecer os sintomas<\/h2>\n

De acordo com os especialistas, os primeiros “sintomas” de que o funcion\u00e1rio est\u00e1 desmotivado dizem respeito a falta de comprometimento: seja com os hor\u00e1rios, com prazos, participa\u00e7\u00e3o em eventos ou at\u00e9 mesmo pela falta de ideias.<\/strong><\/p>\n

Em seguida, eles se tornam mais ap\u00e1ticos, negativos e n\u00e3o se importam em entregar trabalhos com pouca qualidade.<\/strong> \u00c9 a fun\u00e7\u00e3o do l\u00edder da equipe reconhecer esses sintomas para evitar que eles sejam \u2018transmitidos\u2019 para o resto do pessoal.<\/p>\n

Dica #2: Preste aten\u00e7\u00e3o em suas pr\u00f3prias atitudes<\/h2>\n

O l\u00edder da equipe deve saber reconhecer se ele n\u00e3o \u00e9 o respons\u00e1vel por tal desmotiva\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios.<\/p>\n

Segundo os especialistas, alguns chefes d\u00e3o ordens em excesso, elevam a voz sem necessidade, t\u00eam dificuldade na tomada de decis\u00f5es e n\u00e3o conseguem assumir os erros da equipe sem “puni-los” por isso. Trabalhe o refor\u00e7o positivo, sempre destacando quando um bom trabalho for feito.<\/strong> N\u00e3o use puni\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

\u00c9 claro que n\u00e3o estou, aqui,\u00a0culpando o chefe pela desmotiva\u00e7\u00e3o de sua equipe. Por\u00e9m, ele tem um passo fundamental na motiva\u00e7\u00e3o do time, e esta \u00e9 uma de suas responsabilidades.<\/p>\n

Dica #3: Meta em comum<\/h2>\n

Estimular o uso de metas<\/a> para o alcance de um “bem comum” tamb\u00e9m \u00e9 fundamental para elevar a motiva\u00e7\u00e3o da equipe. Veja bem, aqui, falamos de “bem comum”. Portanto, que tal prometer aquele bebedouro novo na sala da equipe, um uniforme melhor, carros melhores, quando a meta global do time for cumprida?<\/p>\n

Os funcion\u00e1rios precisam sentir que as suas atitudes s\u00e3o importantes e valiosas para a empresa, e para seus colegas. Caso isso n\u00e3o aconte\u00e7a, cada um vai tomar o seu pr\u00f3prio caminho, visando apenas as suas metas. O\u00a0resultado disso, muitas vezes, \u00e9 o comportamento desmotivado.<\/p>\n

Mas \u00e9 preciso tomar cuidado, trabalhar com metas requer um calculo e cuidado avan\u00e7ado. Atingir o n\u00famero ideal para definir como meta leva tempo e estudo, al\u00e9m de ser um n\u00famero muito sens\u00edvel e perigoso de ser definido. Qualquer erro ao\u00a0elevar de forma exagerada a meta, pode levar o seu vendedor a completa desmotiva\u00e7\u00e3o<\/a>.<\/p>\n

Dica #4: Recompense os funcion\u00e1rios<\/h2>\n

E n\u00e3o estamos falando s\u00f3 de recompensas financeiras, como \u00e9 o caso das comiss\u00f5es, por exemplo. Voc\u00ea tamb\u00e9m pode motiv\u00e1-los a alcan\u00e7ar as metas para receber pr\u00eamios ou viagens. Dias de folga no anivers\u00e1rio, reconhecimento perante a equipe em eventos. Tudo funciona como recompensa e refor\u00e7o positivo.<\/p>\n

Pense fora da caixa e crie formas de recompensar o seu colaborador dentro do seu or\u00e7amento. As vezes, algo que voc\u00ea nem sonha pode ser extremamente desejado pelo seu colaborador. Que tal uma pesquisa r\u00e1pida e informal, internamente?<\/strong><\/p>\n

Dica #5: Tenha atitudes diferenciadas<\/h2>\n

Que tal oferecer um day off<\/em>\u00a0para a equipe de vendas ap\u00f3s o cumprimento de uma meta? Fazer um simples happy hour<\/em> ou uma viagem de final de semana para a praia mais pr\u00f3xima? Essas atitudes tamb\u00e9m s\u00e3o solu\u00e7\u00f5es simples e que podem fazer uma grande diferen\u00e7a na motiva\u00e7\u00e3o do pessoal.<\/p>\n

Treinamentos, palestras e eventos tamb\u00e9m s\u00e3o formas de reunir toda a equipe \u2013 o que leva cada funcion\u00e1rio a repensar as suas atitudes e motiva\u00e7\u00f5es para o bem de todos.<\/p>\n

Dica #6: Fa\u00e7a reuni\u00f5es de forma religiosa<\/h2>\n

\"\"Mostre para o seu colaborador o quanto voc\u00ea se importa com o trabalho deles. N\u00e3o os deixe a deriva. Mas n\u00e3o fa\u00e7a reuni\u00f5es apenas para pression\u00e1-los nas metas.<\/p>\n

Esteja presente, pe\u00e7a casos de sucesso, ideias, sugest\u00f5es. Pe\u00e7am que compartilhem experi\u00eancias do dia-a-dia no campo. Tudo isso mostra que a empresa est\u00e1 comprometida em faze-los melhorar e atingir metas.<\/p>\n

ATEN\u00c7\u00c3O: REUNI\u00d5ES N\u00c3O PRECISAM SER ENTEDIANTES.<\/strong><\/div><\/div>\n

Infelizmente, ainda h\u00e1 muitos gestores de venda que acham reuni\u00f5es desperd\u00edcio de tempo. Talvez porque n\u00e3o saibam faz\u00ea-las ou planej\u00e1-las.<\/p>\n

Eu acredito que esta seja a dica mais simples, por\u00e9m, em 12 anos de mercado, nunca vi uma empresa bem sucedida que n\u00e3o tomasse como padr\u00e3o as reuni\u00f5es semanais ou quinzenais com sua equipe de vendas.<\/strong><\/p>\n

Dica #7: Dicas b\u00e1sicas para lidar com o vendedor desmotivado<\/h2>\n

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\"vendedor<\/a><\/p>\n

Por fim, algumas dicas para motiva\u00e7\u00e3o de funcion\u00e1rios s\u00e3o as seguintes:<\/p>\n