Para encontrar um bom App de pedidos de Vendedores para a sua indústria ou distribuidora de produtos, você precisa definir, primeiramente, o que você precisa. Reduzir os custos com a manutenção da equipe de vendas, aumentar a produtividade dos vendedores?

Seu objetivo, ao automatizar a sua equipe de vendas externas, qual é?

  • Ter controle sobre seus vendedores em campo;
  • Controlar e administrar os preços e limitar os descontos concedidos pelos vendedores;
  • Controlar o horário de trabalho do vendedor externo;
  • Aumentar as vendas e o ticket médio;
  • Diminuir custos com equipe de venda ou de digitadores de pedidos;
  • Aumentar a agilidade da equipe, fazendo com que um vendedor cubra uma área maior.

Ou apenas poder enviar os pedidos para a empresa de forma online?

Dependendo da sua resposta, a busca pode mudar. Vamos lá?

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Automatize sua equipe de vendedores externos

Você sabe como usar as vantagens de um App de pedidos de Vendedores para gerar lucro?

Para conseguir atingir bons resultados com App de pedidos de Vendedores, você precisa que ele esteja integrado ao seu sistema de faturamento, também conhecido como Sistema de Gestão ou ERP. É o sistema que controla toda a parte de entrada e saída financeira da sua empresa, estoque, etc.

Para entender melhor como tudo isso pode ajudar o seu negócio, vamos entender quais as opções e funcionalidades que um App de pedidos tem, e se ele seria útil para a sua empresa no seu cenário atual.

EXPERIMENTE UM App de pedidos para Vendedores

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Uma das chaves do sucesso na busca da solução perfeita, é que você precisa entender exatamente quais são as funcionalidades que você irá precisar e utilizar no seu negócio. Este é um ponto muito importante, e você precisa prestar atenção para não pagar por algo que você não irá utilizar..

Definir as suas necessidades é essencial neste processo. Quanto mais funcionalidades, mais caro pode sair o App de pedidos de Vendedores, então, não esqueça de identificar exatamente os pontos que você deseja melhorar no seu negócio, para não haver custos desnecessário com a solução de um problema, caso contrário, a solução pode tornar-se o seu problema.

Agora, vamos entender melhor quais são as áreas onde o aplicativo de vendas age, e como estão divididas as suas funcionalidades, assim, você poderá entender melhor quais funcionalidades seriam indispensáveis em uma solução para o seu negócio.


As 3 áreas onde o App de pedidos de Vendedores pode ajudar a sua empresa

Geralmente, um App de pedidos de Vendedores pode ajudar as empresas em 3 áreas diferentes, elas estão divididas da seguinte maneira:

  1. CONTROLE DE EQUIPE:
    Controlar as ações dos seus vendedores em campo, o que eles podem ou não fazer;
  2. PROMOÇÃO DE VENDAS:
    Ajudar a promover vendas, fornecendo ferramentas e estratégias que melhoram as vendas;
  3. ROTINAS FINANCEIRAS:
    Ajudar a administrar funções financeiras mais técnicas e repetitivas, como comissões e tributos.

Abaixo nós vamos analisar cada uma delas, uma a uma:

1. CONTROLE DE EQUIPE

Para definir limites em pessoal de vendas

Na imagem abaixo, você pode ver um Painel de Visitas. Essa ferramenta é a mais procurada por Gerentes de Vendas que precisam analisar o desempenho da equipe em tempo real, enquanto estão em campo. Nas soluções mais robustas, esta é uma funcionalidade chave:

Caso este seja o seu objetivo, você precisa de um painel administrativo. Geralmente, o painel é acessível através do próprio navegador de internet. É aqui que você entra com login de gerente ou supervisor, e você poderá ver, em tempo real, todos os seus vendedores e seus resultados.

Neste painel, você poderá ver algumas métricas de vendas importantes, como:

  • Quantas vendas cada representante fez;
  • Qual a agenda de visitas do dia de cada vendedor ou representante;
  • Qual a rota feita e qual a planejada;
  • Quanto tempo é levado em cada visita;
  • Localizar o vendedor ou representante comercial no mapa em tempo real;
  • Quantos pedidos de venda foram feitos, entre outras opções;
  • Registro de login, hora de entrada e saída do aplicativo com relatórios.

Algumas opções um pouco mais complexas podem ser necessárias para o seu negócio – geralmente para controlar melhor o vendedor externo -, entre elas, iremos destacar as seguintes:

  • Restringir descontos;
  • Restringir vendas de estoques;
  • Restringir regiões de vendas;
  • Disponibilizar verbas de descontos;
  • Definir tabelas de preços por vendedor, região, etc.
  • Enviar notificações de clientes que não foram visitados;

2. PROMOÇÃO DE VENDAS

Ferramentas para promover e elevar as vendas da equipe de venda externa

Em um aplicativo ou solução de melhor qualidade para Vendedores, você vai encontrar algumas opções para promoção e aumento de vendas, eu prefiro defini-las como ferramentas de marketing que são utilizadas pelos vendedores e representantes comerciais. A meta principal é sempre aumentar a rentabilidade da sua empesa, aumentando as vendas e assim aumentando os lucros, ou reduzindo gastos.

Veja aqui algumas funcionalidades que você irá encontrar no App de pedidos:

  • Sugestão de pedidos baseado no histórico do cliente;
  • Indicação de rentabilidade de um pedido ou item;
  • Flex ou Verba de Desconto, dá liberdade para seu vendedor gerar verbas para usar em descontos;
  • Campanhas de vendas, com produtos, clientes e datas definidas;
  • Promoção automática para produtos com lote de vencimento próximo;
  • Sugestão automática de produtos similares em caso de falta;
  • Catálogo de fotos de produtos, diminuindo os custos com impressões de catálogos;
  • Mural de recados entre supervisores e representantes com leitura obrigatória;
  • Descontos progressivos de acordo com quantidade.

Na imagem ao lado, você vê um exemplo de tela de Sugestão de Pedidos.

O aplicativo pergunta se você quer iniciar um pedido em branco ou gerar um Pedido Automático (Sugestão de Pedidos), baseado no histórico de compra do cliente.

Estas funcionalidades estão presentes em versões mais completas de App de pedidos utilizado na sua Vendedores. Com ela, você poderá oferecer aos seus vendedores, ferramentas simples e práticas para alavancar as vendas.

Outra ferramenta interessante é a Rentabilidade do Pedido.

Com ela, o vendedor vê exatamente a rentabilidade do pedido através de sinalizadores em cores diferentes. O aplicativo pode indicar uma rentabilidade Ruim, Boa ou Ótima. Esses níveis podem ser ajustados conforme seu formato comercial.

Há a possibilidade, também, de você mostrar na tela do sistema, o valor que o vendedor irá embolsar com aquele item ou pedido.

A funcionalidade pode ser bastante interessante, pois pode motivar o vendedor a montar estratégias mais rentáveis para a empresa e para ele. Os lucros ficão mais palpáveis, e as vendas quase sempre aumentam significativamente após o início do uso da funcionalidade.

3. ROTINAS FINANCEIRAS

Para deixar mais rápidas as rotinas administrativas do responsável pela equipe de vendas

Algumas das funcionalidades mais procuradas por quem precisa administrar uma equipe de vendas, é a automatização de rotinas corriqueiras e repetitivas, como as comissões dos representantes.

Outra questão essencial e que pode gerar muita dor de cabeça, é o controle da tributação nas vendas. Principalmente se você vende em mais de um Estado. A substituição tributária pode complicar, mas também pode ajudar, já que fazendo os cálculos corretamente, você pode até conseguir um preço melhor que seu concorrente.

Funcionalidades para automatizar o dia a dia do financeiro ou administrativo

Vamos ver algumas das funções administrativas que uma solução de alta qualidade pode auxiliar você nas tarefas do dia a dia:

  • Controle de comissão e exibição de valores no momento da venda;
  • Controle tributário como a Substituição Tributária;
  • Alertas de clientes em atraso e bloqueio de novos pedidos;
  • Vendas com contrato, também conhecidas como Forecast;
  • Relatórios e definições de metas;
  • Capacidade de formação de preço em cima de variáveis definidas;
  • Controle de bonificações;
  • Gerência de kit de produtos;
  • Relatórios de giro de produtos.

Um App de pedidos simples para enviar pedidos?

Neste caso, você procura um App de pedidos bem mais simples, e talvez não seja sua necessidade, pelo menos nesse momento, de uma solução mais robusta, para monitorar a sua equipe.

Apenas um aplicativo simples, integrado ao seu sistema de faturamento pode resolver o seu problema de erros e demora no processo de faturar os pedidos recebidos. Ou uma opção que dê a possibilidade de cadastrar seus produtos.

Funcionalidades básicas de um App de pedidos para Vendedores

Todo App de pedidos usado na Vendedores, deve ter, pelo menos, algumas funcionalidades padrões, que são as seguintes:

  • Acesso a tabelas de preços diferenciadas;
  • Aplicar descontos em produtos, itens ou no pedido inteiro;
  • Gerenciar produtos;
  • Mostrar o estoque para o seu vendedor externo ou representante comercial;
  • Destacar por cores itens em promoção ou especiais;
  • Gerenciar grupos de produtos, que podem fazer parte de promoções;
  • Gerenciar sua equipe de vendas;
  • Gerenciar clientes;
  • Visualizar o histórico de pedidos emitidos;
  • Oferecer formas variadas de pagamentos;
  • Consultar os pedidos feitos pelos seus representantes no acesso administrativo, via navegador de internet;
  • Visualizar os logins feitos pelos representantes ou vendedores e horários;
  • Cadastrar tabelas de preço promocionais;
  • Sugestão de pedidos baseado no histórico;
  • Relatórios gerenciais de vendas básicos.

DICA:
Para deixar sua equipe de vendas ainda mais potente, você pode adicionar a modalidade essas três funcionalidades para transformar o aplicativo em uma solução usadas por grandes empresas da lista Fortune 500 da Forbes:

Todas as funcionalidades citadas acima, são recomendadas como básicas para o início do uso de um aplicativo para a equipe de vendas. É tudo o que você precisa para iniciar – de forma profissional – uma automação da equipe de vendedores externos.

Quer dar o próximo passo nos seus negócios?

Uma das etapas mais complicadas na escolha de App de pedidos para Vendedores é a escolha do fornecedor. Para ter certeza que você está fazendo a escolha certa, busque referência.

Ligue para o clientes que já utilizam a ferramenta. Cerque-se de informações de todos os lados da moeda. Passada esta parte, sobrará o momento de investir firme e pesado na solução, trabalhando junto à sua equipe para gerar resultados com a aplicação selecionada. É agora que o trabalho realmente começa.

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Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.