Em um mundo tomando pela internet e contatos de negócios online, empreendedores do mundo todo estão deixando a boa e velha televendas de lado.

Porém, as televendas nunca estiveram tão vivas quanto atualmente. Afinal de contas, a qualificação dos potenciais clientes feita por um humano sempre será mais efetiva que feita por automações.

A verdade é que as televendas podem oferecer resultados que não seriam alcançados pela equipe de vendas de outra forma.

Não estamos aqui dizendo que televendas é a única solução para o seu negócio. Seja ele uma indústria ou um distribuidor.

Várias metodologias podem trazer melhores resultados para você – como equipes de vendas externas ou até um e-commerce B2B.

O que você deve prestar atenção é no fato de que cada metodologia atinge um grupo de clientes específicos e, principalmente, diferentes. Ou seja, a cada canal de vendas que você implanta, suas vendas aumentam.

Se uma estratégia for bem feita e costurada, é possível amplificar as vendas em mais de 3x. Cada canal trabalhando em um segmento de cliente específico.

Situação 1
Por exemplo, se você é um distribuidor de alimentos, talvez pequenos mercados de bairro prefiram fazer compras de vendedores externos, os representantes da sua empresa.

Situação 2
Clientes de hamburguerias, que tem como dono pessoas mais jovens e ligadas a internet, talvez lidem melhor com as compras em um e-commerce B2B.

Situação 3
Os clientes que você ainda não abriu ou que ficam fora da sua região de atuação com representantes comerciais, podem ser beneficiados de uma boa e bem treinada equipe de televendas. Vendendo e abrindo novas oportunidades.

É dessa forma que nós enxergamos negócios bem sucedidos, oferecendo canais de venda que se encaixam a realidade de cada consumidor em uma época de transição de comportamento como esta década.

O que é televendas?

A televenda é a atividade em que todo o processo de venda é feito por telefone, isto é, tudo desde a apresentação da empresa que está oferecendo o serviço ou produto, a apresentação dos detalhes do serviço ou produto, até a confirmação da venda.

Um dos pilares da televenda, é a habilidade do vendedor no telefone, isto é, a capacidade que o vendedor tem para apresentar, o produto ou serviço que está a venda, de maneira que atraia o cliente em potencial e o leve para a confirmação da compra.

Televendas ou telemarketing?

Atualmente, muitas pessoas ainda confundem as televendas com demonstração de produtos via telefone.

Apresentar uma oferta via telefone não é televendas. É telemarketing. O televendas está pronto para receber a compra pelo mesmo canal – o telefone.

Em um resumo rápido, o televendas consiste em dar a opção ao responsável para que ele possa fechar a compra via telefone.

Como implantar um setor de televenda na sua empresa

Há duas formas de fazer isso, a primeira é contratar profissionais de televendas para a sua empresa e criar toda a estrutura necessária para viabilizar o processo de televenda.

A segunda forma de fazer isso é contratar uma agência de televendas especializada para cuidar de tudo.

A primeira forma é recomendada para os empreendedores que tem um conhecimento profundo sobre televendas e querem uma campanha mais agressiva, com profissionais dedicando horas diárias para realizar vendas.

Se você for levar o seu setor de televendas a sério, é a melhor opção. Já que você pode definir meta e treinar seus tele vendedores de acordo com as suas guias.

A segunda forma é recomendada para empreendedores que não querem ter o trabalho de criar um setor de televenda na própria empresa e preferem deixar tudo na mãos de terceiros. Você perde um certo nível de controle sobre a equipe de vendas, o que nunca é bom.

A primeira forma tem a vantagem de permitir uma campanha de televendas agressiva (vários funcionários trabalhando por várias horas) a baixo custo contra as campanhas de televendas agressivas feitas por terceiros que podem cobrar muito pelas mesmas.

Como testar os profissionais do setor de televendas da sua empresa

Uma forma de testar os profissionais responsáveis pela televenda é passando um número pessoal para os mesmos sem que eles saibam. Dessa forma você será capaz de conferir como eles lidam com clientes.

Obviamente, no final de contas, tudo o que importa são os resultados. Para conferir a real eficiência da campanha de televendas da sua empresa, o melhor a ser feito, e certamente a única coisa que pode ser feita, é compara quanto dinheiro foi investido na campanha com o retorno trazido pelas televendas.

Quais as vantagens em implantar televendas no setor Atacadista e Distribuidor?

O setor atacadista e distribuidor pode se beneficiar do uso das televendas da mesma forma que qualquer outro setor se beneficia.

Todo empreendedor sabe que as pessoas sempre estarão procurando pelos melhores negócios, os melhores preços, os melhores produtos ou serviços e etc.

O que poucos empreendedores sabem é que poucas pessoas estão dispostas a realmente procurar pelo melhor negócio, a maioria vai simplesmente fechar com o atacadista mais próximo para evitar complicações. Quanto mais você facilitar para o cliente, melhor.

O setor de televendas preenche a distância entre os produtos de um atacadista e as necessidades dos clientes.

Clientes não querem se esforçar para adquirir produtos, o empreendedor é quem deve se esforça para que o seu produto chegue nas mãos do cliente.

Se você analisar a situação comparando uma equipe de vendas externas com uma equipe de televendas, não terá dificuldade em perceber as vantagens. Se você tem boas vendas via vendedores externos, terá boas vendas via televendas.

Associar as duas metodologias de venda poderá, então, duplicar seus resultados de venda. Pois clientes que você não alcança com a equipe de vendas externas, pode alcançar com o televendas.

Porque as indústrias ainda usam televendas?

Empreendedores, acostumados com outros canais de vendas como força de vendas externa, podem pensar que as televendas estão obsoletas e que as empresas que ainda a usam estão cometendo um erro.

O que esses empreendedores não sabem é que as televendas geram resultados. As pessoas ainda estão dispostas a fazer compras por telefones, desde que vejam valor naquilo que está sendo oferecido para elas.

Atacadistas e distribuidores geralmente oferecem muito mais valor do que o mercado comum, mas como já mencionamos, as pessoas dificilmente irão procurar esse valor por contra própria, as televendas são uma forma de você entregar esse valor para elas de forma fácil.

Muitos compradores não querem receber representantes. Precisam apenar fazer pedidos. Compras corriqueiras para o seu negócio. Como um restaurante precisando de arroz, por exemplo.

Diferença entre televenda ativo e passivo

Há dois tipos de televenda, ativa e passiva. A diferença está em quem dá o primeiro passo.

Televendas ativo
Se a equipe da empresa liga para o cliente para oferecer produtos ou serviços, estamos falando de televenda ativo, quando a empresa faz a ação.

Televendas passivo
Quando o cliente liga para a empresa buscando informações sobre um produto ou serviço, estamos falando sobre televenda passivo.

Uma empresa deve trabalhar com ambos os tipos de televenda. Isto é, uma empresa deve ser capaz de buscar clientes através de televenda ativo, além de ter uma equipe capaz de atender um cliente que busca informações sobre um produto ou serviço e que pode fechar uma venda por telefone.

Empresas grandes ainda utilizam televendas ativo?

No que diz respeito ao setor atacadista e distribuidor, as empresas grandes continuam usando as televendas ativas. A ideia é vender mais. Quanto mais canais estiverem disponíveis para os clientes, maior o faturamento.

Com exceção de empresas grandes com modelos de negócios bem específicos, é difícil encontrar as que não fazem uso das televendas ativas. Leve como exemplo as operadoras de telefonia. O televendas ativo ainda representa o maior canal de aquisição deste negócio.

Devo contratar uma empresa especializada em televendas?

Eventualmente os empreendedores percebem que usar as televendas é algo importante para o sucesso do negócio, a pergunta que fica é: devo fazer tudo por conta própria ou contratar terceiros para a tarefa?

A resposta depende da situação da empresa, se estamos falando de uma empresa que conta com profissionais qualificados o bastante para a implementação da televendas por conta própria, não há muitos motivos para contratar terceiros.

Estabelecer metas para a campanha de televendas da sua empresa e comparar com os resultados obtidos é como você verifica se deve prosseguir com a campanha de televendas ou não.

Se você não sabe quais metas estabelecer para a sua campanha de televendas, o melhor é procurar por especialistas.

Conclusão

As televendas podem passar despercebidas em um mundo tomado pelos mais diversos canais de venda, como representantes e e-commerce B2B.

Ainda assim, as televendas são boas o bastante para trazerem resultados, sendo usadas por grades empresas.

O importante aqui é sempre ter a melhor estratégia, para equilibrar os clientes entre os mais diversos canais de venda. Representantes, e-commerce B2B e televendas. Converse com nossa equipe para tirar suas dúvidas.

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.