O trabalho de um vendedor externo é muito importante para uma empresa. Mas não pense que essa atividade relacionada à venda de produtos é fácil, até porque exige alguns requisitos. O trabalho com vendas externas faz com que o vendedor trabalhe com a negociação dos seus clientes. E você sabe, clientes = fluxo de caixa.

Ele também será responsável pelas seguintes atividades:

  • Elaboração de propostas comerciais (se aplicável);
  • Finalização de vendas;
  • Abertura de novas oportunidades e clientes;
  • Demonstrações de produtos;
  • Auxílio na hora da decisão de compra do seu cliente;
  • Acompanhar a entrega dos produtos;
  • Fechar vendas e contratos;

Desafios do trabalho

Essa atividade é desafiante, pois o vendedor externo vai negociar o preço, prazo, condições de pagamento do produto ou serviço com o empreendedor ou dono no negócio.

É imprescindível que o vendedor goste de lidar com vendas, negociação e saiba principalmente lidar com pessoas. Ele pode ainda ser o responsável em aumentar as vendas e o faturamento da empresa, isso porque ele terá um contato mais próximo com o público-alvo.

Quem pode atuar como vendedor externo?

Vai depender muito da empresa que está contratando. O mínimo é que tenha ensino médio completo e carteira de habilitação, já que o vendedor externo costuma viajar para outras localidades para vender e abrir novas oportunidades.

Os cursos profissionais e superiores são um diferencial. Além disso, uma boa comunicação também vai facilitar este processo, e claro, o profissional deve gostar de viajar, e ter experiência na área.

O que faz um vendedor externo?

Além das funções apresentadas acima, o vendedor externo precisa conhecer o produto que está comercializando e entender a logística da empresa. Isso se torna importante para ele conseguir elaborar, assim, uma estratégia de vendas. Outra atividade é saber organizar uma agenda dos principais clientes e sua rota de visita.

O vendedor externo precisa ser organizado para ficar atento a prazos de pagamentos e descontos. O mercado atual de vendas para o vendedor externo pode ser considerado como bom. Constantemente há abertura de vagas, e o recrutamento de profissionais para trabalhar nesta área é constante.

Qualificação do vendedor externo

Muitas empresas também têm investido na qualificação dos vendedores externos através de cursos e treinamentos para que consigam fidelizar o cliente e aumentar a lucratividade da empresa.

O vendedor externo pode não apenas viajar visitando os clientes e ficar atento a fornecedores, bem como trabalhar em vendas diretas da loja ou empresa, em alguns casos.

É importante também, que ele estabeleça diretrizes de vendas e negócios. A paciência é outra característica deste profissional, pois deverá lidar com desculpa de fornecedores e clientes.

Vendendo a marca da empresa

Além dos requisitos, o que faz um vendedor externo se tornar bom e reconhecido é a sua capacidade de ‘vender’ de forma positiva a marca e imagem da empresa. A proximidade com o cliente também melhora esse processo, além da boa apresentação do vendedor.

Se este conseguir mostrar os benefícios do produto, sua qualidade e importância para o cliente, maiores são as chances de fechamento de vendas. Assim, o vendedor externo precisa apresentar de forma positiva e clara o produto que está vendendo. Ou seja, vender, negociar, lembrar é alguns dos ofícios desta profissão. Você está pronto para ela?

Ficou dúvida? Comente abaixo!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.