O trabalho de um vendedor externo é muito importante para uma empresa. Mas não pense que essa atividade relacionada à venda de produtos é fácil, até porque exige alguns requisitos. O trabalho com vendas externas faz com que o vendedor trabalhe com a negociação dos seus clientes. E você sabe, clientes = fluxo de caixa.
Ele também será responsável pelas seguintes atividades:
- Elaboração de propostas comerciais (se aplicável);
- Finalização de vendas;
- Abertura de novas oportunidades e clientes;
- Demonstrações de produtos;
- Auxílio na hora da decisão de compra do seu cliente;
- Acompanhar a entrega dos produtos;
- Fechar vendas e contratos;
Desafios do trabalho
Essa atividade é desafiante, pois o vendedor externo vai negociar o preço, prazo, condições de pagamento do produto ou serviço com o empreendedor ou dono no negócio.
É imprescindível que o vendedor goste de lidar com vendas, negociação e saiba principalmente lidar com pessoas. Ele pode ainda ser o responsável em aumentar as vendas e o faturamento da empresa, isso porque ele terá um contato mais próximo com o público-alvo.
Quem pode atuar como vendedor externo?
Vai depender muito da empresa que está contratando. O mínimo é que tenha ensino médio completo e carteira de habilitação, já que o vendedor externo costuma viajar para outras localidades para vender e abrir novas oportunidades.
Os cursos profissionais e superiores são um diferencial. Além disso, uma boa comunicação também vai facilitar este processo, e claro, o profissional deve gostar de viajar, e ter experiência na área.
O que faz um vendedor externo?
Além das funções apresentadas acima, o vendedor externo precisa conhecer o produto que está comercializando e entender a logística da empresa. Isso se torna importante para ele conseguir elaborar, assim, uma estratégia de vendas. Outra atividade é saber organizar uma agenda dos principais clientes e sua rota de visita.
O vendedor externo precisa ser organizado para ficar atento a prazos de pagamentos e descontos. O mercado atual de vendas para o vendedor externo pode ser considerado como bom. Constantemente há abertura de vagas, e o recrutamento de profissionais para trabalhar nesta área é constante.
Qualificação do vendedor externo
Muitas empresas também têm investido na qualificação dos vendedores externos através de cursos e treinamentos para que consigam fidelizar o cliente e aumentar a lucratividade da empresa.
O vendedor externo pode não apenas viajar visitando os clientes e ficar atento a fornecedores, bem como trabalhar em vendas diretas da loja ou empresa, em alguns casos.
É importante também, que ele estabeleça diretrizes de vendas e negócios. A paciência é outra característica deste profissional, pois deverá lidar com desculpa de fornecedores e clientes.
Vendendo a marca da empresa
Além dos requisitos, o que faz um vendedor externo se tornar bom e reconhecido é a sua capacidade de ‘vender’ de forma positiva a marca e imagem da empresa. A proximidade com o cliente também melhora esse processo, além da boa apresentação do vendedor.
Se este conseguir mostrar os benefícios do produto, sua qualidade e importância para o cliente, maiores são as chances de fechamento de vendas. Assim, o vendedor externo precisa apresentar de forma positiva e clara o produto que está vendendo. Ou seja, vender, negociar, lembrar é alguns dos ofícios desta profissão. Você está pronto para ela?
Ficou dúvida? Comente abaixo!
Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.
É obrigatório ter a habilitação para ser vendedor externo?
Não, João! É apenas um pré-requisito muito procurado, já que vendedor externo está sempre na estrada. Mas não há uma obrigação.
E se por um acaso não conseguir vender?
oi tenha uma duvida meu esposo foi contrato por vendedo externo, ai ele vendia gas é assim mesmo que na carteira tem que ta?
Francilene, tem muitos detalhes que a gente precisaria ver pra eu poder te ajudar. Mas em teoria, sim, a atividade dele tem que estar o mais próxima possível do que ele realmente realiza durante o dia a dia de trabalho. É sempre bom consultar um contador de confiança.
Olá um vendedor externo ele tem salário fixo ou só recebe se vender?
se meu esposo trabalha em um veiculo de uma empresa de revenda de gas, oferendo gas de 13 kg nas ruas, como ele deveria estar registrado? como vendedor de gas ou motorista entregador?
Quanto ganha em media um vendedor externo no mercado de trabalho?
Eu.silmara.quero.trabalho
Boa noite,
Sou vendedor externo de uma empresa, ela pode me solicitar que trabalhe internamente de vendedor?
Sua pergunta é completa Mateus, mas quando viramos PJ, somos prestadores de serviço. As suas delimitações devem ficar muito claras no seu contrato, é o único documento que está ao seu lado nesse momento. Caso contrário, você estará na velha “é preciso negociar com o patrão”, e a gente sabe como isso termina em quase maioria dos casos.
Marcos.
Como respondi em outra resposta, você precisa definir bem o escopo das suas atividades no contrato de prestação de serviço, afinal de contas, ele é o único documento que você pode contar com, daqui pra frente. Preste atenção que, fora isso, o PJ só afirma que você agora é um prestador de serviço, e sendo o trabalho externo ou interno, você estaria prestando um serviço. Novamente, é o famoso caso do “negociar com o patrão”.
Marcos.
Boa noite!
Uma empresa pode contratar um vendedor externo para trabalhar como autônomo, e respectiva emissão do RPA?
Juliana
Tua pergunta tem uma resposta longa e de diversas interpretações, porque depende muito das caracteristicas da empresa, como sistema tributário, porte, etc. Esse post vai conseguir te ajudar melhor que eu, Juliana: https://www.contabeis.com.br/artigos/1790/rpa-recibo-de-pagamento-autonomo-instrucoes-praticas/
Mas te indico uma assessoria especializada.
Marcos.
Ju, ao meu entender, isso seria possível, embora o mais comum é optar-se pelo MEI com emissão de NFe. Outra que vou ficar te devendo por ser muito técnica. Acho que só uma consultoria pra poder te ajudar nessa com propriedade.
Marcos.
Anne, se você estiver fazendo a transição de CLT para PJ, verá que não poderá mais utilizar o maquinário da empresa. Então, sim, se antes você utilizava um computador que a empresa fornecia, agora você não pode mais, pois poderia configurar vinculo trabalhista.
Marcos.