A rentabilidade de uma venda, é o beneficio econômico obtido através dela, este é um critério que move o desenvolvimento das empresas. É em cima da rentabilidade que o empresário vai pensar em inovação constante, à busca de novos mercados, novas oportunidades de negócios, etc.
A rentabilidade é calculada de acordo com o capital total envolvido ou investido e é expresso em porcentagens; assim, por exemplo, quando um capital de R$ 10.000,00 gera um beneficio de R$ R$ 1.000,00 em um mês, sabe-se que tem uma rentabilidade de 10% ao mês.
Esta é uma conta simples de rentabilidade, porém, sabemos que na hora da venda, existem variáveis que influenciarão nesta conta. Você controla todas elas? Você as leva em conta para definir percentual de comissão, de descontos máximos, para a definição de preço dos produtos?
Rentabilidade na Força de Vendas e Equipe Externa
A rentabilidade de um item ou de um pedido, pode ser medida da forma que você decidir. De acordo com as suas metas de vendas ou modelo de negócio. O que é comum ver em nossos cliente, é a opção de levar em conta o preço do produto, a tabela de preço por região e também o comissionamento daquele vendedor. Porém as possibilidades são infinitas.
Podemos utilizar de todas as informações sobre o seu negócio para calcular a rentabilidade de um item ou de um pedido. Dessa forma, você pode saber quais itens e pedidos estão sendo rentáveis ou não.
Rentabilidade na Automação da Força de Vendas
Você pode trabalhar com o conceito de rentabilidade direto na tela do produto ou item a ser inserido. Dessa forma, seu vendedor sabe qual o indicador para aquele item no momento em que aplica descontos, acréscimos, quantidades, ou tabelas de preço diferente.
Para o vendedor, é uma grande ajuda na hora de definir os critérios de venda para cada situação, pois é possível acompanhar a sinalização da rentabilidade a cada item inserido, valor digitado, acréscimos ou descontos dados ao item ou pedido.
Porque utilizar cores ao invés de números?
A prática é comum, pois assim, só você conhecerá a real porcentagem de cada sinalização. Dessa forma, você pode definir uma excelente rentabilidade em azul, fazendo com que sua equipe se esforce cada vez mais para atingir números melhores. Aqui, você decidirá, de acordo com o seu estilo de gerenciamento, qual a melhor forma de mostrar os valores ou sinais de rentabilidade.
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Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.
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