A gestão e o controle de estoque são essenciais para auxiliar qualquer empresa a obter lucro e satisfação dos clientes. Isso acontece pois, com a gestão dos seus produtos, você consegue mais facilmente atender com agilidade, ter um serviço e produtos de mais qualidade e, inclusive, reduzir custos e praticar melhores preços.

Como o estoque representa o capital do seu negócio, quanto mais itens estocados, menor o seu capital de giro. É preciso lembrar, ainda, que o custo operacional de manutenção de estoque deve ser considerado na hora de avaliar a quantidade de cada item que deve ser armazenada, sem se esquecer da relação que deve ser estabelecida com a demanda de pedidos. Tudo isso pode ser feito mediante um controle de estoque eficiente.

erros-no-estoque

Fique atento a estas 7 dicas que, certamente, te ajudarão a aperfeiçoar seu controle de estoque:

Planeje seu estoque

É preciso escolher um ambiente que proporcione as melhores condições de acesso, visualização dos itens, condições de armazenamento e controle. Avalie criteriosamente o espaço onde seu estoque será armazenado. Planeje também o que será estocado, avaliando os riscos de encalhamento, prazos de validade e as necessidades para não faltar nenhum insumo.

Adote um controle rígido

Absolutamente tudo que existe no estoque deve ser registrado, assim como tudo que entra e sai dele. Você pode fazer esse controle no papel, manualmente, ou no computador, de forma automatizada. O importante é não deixar nada passar, pois o custo de perder material ou vendas por falta de estoque é alto.

Automatize os processos

Independentemente do tamanho do seu negócio, a automatização através de um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) é importante. O ERP nada mais é que um sistema de gestão que te auxilia no planejamento dos recursos da sua empresa e pode ser customizado de acordo com a sua necessidade.

Cuide da organização

De nada adianta ter tudo anotado e registrado se não existe uma organização e uma lógica neste registro. Quanto maior for o seu estoque, mais rigidez é exigida no processo de organização. Não basta ter tudo em ordem apenas no papel ou na tela do computador.

Adote rotinas e processos de controle

Para evitar falhas, é preciso estabelecer rotinas para administração e controle de estoque. Toda vez que houver uma entrada ou saída de algum item, o lançamento deve ser imediato, por exemplo.

Monitore seu histórico de vendas

É preciso avaliar qual é a necessidade de frequência de compra e produção dos seus produtos e de reposição do seu estoque. A melhor forma de avaliar estes dados é analisando o histórico de vendas, aliado ao crescimento da sua loja e sazonalidade do mercado. Com isso, é possível programar as suas compras, produção, etc. O seu sistema de controle de estoque deve te enviar alertas na hora de fazer a reposição.

Atente-se aos fornecedores

Fornecedores de confiança são fundamentais para que você não perca prazos, dinheiro e fique na mão. Caso você mantenha um estoque compartilhado com o fabricante, mais atenção ainda à disponibilidade dos produtos e prazos de entrega.

Desenvolver um eficiente controle de estoque não é difícil, mas exige atenção aos detalhes. Seguindo as dicas acima, você garante seu estoque e, consequentemente, que o cliente não ficará na mão quando comprar com você.

Sua empresa possui um controle de estoque eficiente? Compartilhe conosco a sua experiência e entre contato com a gente em caso de dúvidas!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.