Muitos empresários — principalmente de pequenas e médias empresas — ainda encontram dificuldades ao gerenciar as vendas de seus negócios. Independentemente se é por pura inexperiência ou pelas muitas atribulações do cotidiano, as falhas existem. E, pior que isso, ainda causam grandes dores de cabeça para o setor de vendas, tornando-se verdadeiras avalanches de impacto negativo na experiência do consumidor em relação à sua loja. Para não só evitar, mas efetivamente contornar esses problemas, listamos no post de hoje os erros mais comuns no faturamento de pedidos. Então acompanhe e saiba direitinho o que não fazer!Couple argue about money

Relação com o cliente

Que atire a primeira pedra quem nunca acabou levando um produto diferente do que pediu por desatenção do vendedor. E nesse cenário os motivos variam de erro ao anotar o produto ou algum outro detalhe, comunicação falha, letra ruim, confusão ao entender a solicitação do cliente e assim por diante. E para contornar esse tipo de atenção é necessário não só treinar, mas acompanhar sua equipe de vendas, implementando ações que permitam descobrir quais são as dificuldades e potencialidades de cada funcionário.

Comunicação interna

Dentro das próprias empresas também é fundamental que as áreas não apenas se falem, mas que realmente se entendam. Ao faturar um pedido que segue para o estoque, é preciso ter o cuidado de fornecer corretamente todas as informações relativas à negociação. Lembrando que quem emite as notas fiscais também precisa ter acesso aos dados, para que não ocorram problemas. Essas situações exigem um mapeamento minucioso, assim como um bom controle de processos internos para descobrir onde estão os gargalos das informações, identificando em que situação e setor existe maior chance de que dados se percam.

Logística de entrega

Outro ponto crítico que pode ter sua origem no faturamento do pedido é a entrega em si. Pode parecer estranho à primeira vista, porém fica fácil de perceber ao exemplificarmos. Imagine-se em uma loja de material de construção. O vendedor anota seu endereço — uma rua de nome complicado, do outro lado da cidade —, mas a entrega só pode ser feita depois de um certo horário. Tudo certo? Se todas as informações foram claramente anotadas e repassadas aos responsáveis, sim! Afinal, um endereço complicado e sem referências pode levar os entregadores para o lado absolutamente oposto da cidade. Mais do que atenção ou controle de processos, o fator fundamental aqui é ter um formato que permita ao vendedor anotar todos os detalhes da entrega, ao cliente indicar as necessidades para o recebimento do produto e ao entregador para entender as instruções.

Gestão de negócios

Então você deve estar se perguntando sobre como resolver tantas questões e pequenos detalhes que podem levar a erros no faturamento de pedidos. Pois a resposta pode ser mais simples do que imagina: por meio do uso de softwares de planejamento e gestão empresarial que agreguem diversas funcionalidades à administração, permitindo que o gestor e sua equipe possam fazer o trabalho com as menores chances de erro possíveis. Portanto, investir em uma ferramenta que permita customizações e parâmetros ilimitados pode ser a resposta para que a empresa foque nos resultados, em vez de na resolução de problemas.

O segredo é buscar uma solução que seja suportada por diversas plataformas, permitindo que, mesmo distante, o gestor se mantenha perto e a par de tudo o que acontece dentro da empresa, acompanhando desde os pedidos às entregas. Com um sistema feito sob medida, fica fácil mapear os processos para buscar formas mais rápidas e eficazes de vender. Tudo bem que errar é humano, mas, com a solução certa em mãos, não há por que persistir no erro, não concorda?

Então agora que você já conhece os erros mais comuns em relação ao faturamento de pedidos, comente aqui e nos conte se por acaso se identificou em alguma das situações citadas! Ficou ainda alguma dúvida sobre sua solução? Compartilhe suas experiências e seus questionamentos conosco!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.