A atual realidade do mercado de trabalho não é nada fácil, não é mesmo? Sobram funções e tarefas e, por outro lado, o que mais falta é tempo. Como infelizmente não é possível esticar a duração do dia, a única solução plausível é aumentar a produtividade, certo? E um dos métodos mais populares e eficazes para dar esse empurrãozinho a mais na produção é o GTD — sigla para Getting Things Done, ou seja, entregar o serviço. Que tal conhecer a teoria por trás do método e aprender a aplicá-lo na prática? Então confira agora mesmo nosso post de hoje:

Teamwork

A filosofia do GTD

A premissa do GTD é que o estresse simplesmente não leva a nada. Quando se está com a cabeça cheia, pensando em muitas coisas diferentes ao mesmo tempo, a produção reduz significativamente, já que o pensamento quase não funciona e o corpo não acompanha. É como se o cérebro tivesse uma memória RAM limitada: a partir de tantas tarefas ao mesmo tempo, o processador fica mais lento ou acaba parando de vez.

Para manter a produtividade é preciso estabelecer um fluxo de trabalho organizado, diminuindo a pressão ao máximo para dar lugar à calmaria necessária para a apropriada execução dos serviços. Assim o foco passa a ficar na responsabilidade do momento e não na sistematização das demais pendências.

O GTD passo a passo

O GTD é um método para se organizar tarefas e prioridades, agendando-as de forma a deixar tudo plenamente administrável. Ele tem duas ênfases básicas: facilitar a visualização das atividades pendentes e organizar as tarefas em um sistema de consulta simples, tirando as responsabilidades da cabeça e as colocando no papel. Aí entram os 5 pilares do GTD:

Capturar

Com um caderninho, agenda, painel de cortiça ou o que for mais conveniente, capture absolutamente tudo o que está exigindo sua atenção. Telefonemas a fazer, contas a pagar, relatórios para entregar, produtos a serem despachados para clientes, leituras em pausa e assim por diante. Precisa ser tudo mesmo, afinal, o objetivo é exatamente tirar esse peso da sua cabeça.

Esclarecer

Chegou a hora de pegar os itens, um a um, para tomar uma decisão qualquer sobre eles. Pergunte-se se é possível fazer alguma coisa a respeito disso, daquilo e daquilo outro. Se não, jogue no lixo ou arquive. Se sim e a ação levará até dois minutos para ser concluída, providencie sua resolução imediatamente. Se for possível delegar a tarefa, delegue-a imediatamente. Só em último caso permita que qualquer atividade integre a lista de pendências.

Organizar

Etiquete ou liste as tarefas por categoria e prioridade. É melhor fazer 5 telefonemas seguidos e depois escrever dois relatórios do que alternar essas atividades constantemente, não concorda? As tarefas que exigem deslocamentos — demandando um carro, por exemplo — podem ser feitas todas de uma vez só!

Refletir

Encare sua lista e analise o que pode — ou até deve! — ser feito imediatamente. Assim, a cada nova semana, revise essa listagem de afazeres para verificar seu progresso.

Enfrentar

Escolha uma ação e simplesmente a coloque em prática de uma vez por todas. Como todo o resto você já organizou, a partir de agora é só uma tarefa por vez. Já facilita bastante, não é verdade?

A aplicação no trabalho

Como o GTD é um método, uma filosofia, não depende de um aplicativo ou de uma tecnologia específica. Se sua rotina envolve checar e-mails, por exemplo, você deve incluir os e-mails na fase 1, da captura. Cabe, portanto, a cada profissional definir as ferramentas mais adequadas para aplicar esses passos e turbinar sua produtividade!

E você, já usa essas técnicas no seu trabalho? Como as implementou em sua rotina? Comente aqui e compartilhe suas experiências e impressões conosco! Participe!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.