Por mais que existem técnicas para se tornar um bom vendedor de sucesso, por vezes aquilo que nos foi passado nem sempre é fácil de ser colocado em prática. Nestas horas, as habilidades fazem uma diferença e podem se tornar cruciais, por exemplo, na hora do fechamento de um negócio.

Estas habilidades vão ser colocadas em prática de acordo com cada momento. Se você ainda não é o bom suficiente ou acredita que precisa desenvolver melhor suas habilidades, não se preocupe que estaremos passando aqui como você pode prosperar por meio das habilidades.

Habilidades fundamentais para vendedores de sucesso

Ouvir o cliente: na maioria das vezes os vendedores chegam para o cliente vendendo o produto sem perceber que não é o momento. Não é sair empurrando o produto para o cliente. Como muitos autores já falam que é preciso ler o que o cliente tem a dizer.  E neste caso é importante ouvir o cliente, e muitas vezes até problemas da família.

Mostrar soluções: pode o produto não ser o melhor para o cliente, mas se você conseguir mostrar soluções nem que seja em longo prazo isso pode ajudar você nas vendas. Não venda o produto em si, mas a solução que ele pode trazer para o cliente.

Saiba respeitar o não: você pode trazer suas explicações sobre a importância do produto e o fechamento do negócio, mas saiba respeitar esse não e reflita como você pode em outro momento fazer com que isso não aconteça. Não seja insistente. Você poderá acabar perdendo um cliente para sempre.

Saiba negociar: conhecer o produto, a empresa e ter habilidade de relacionamento, aliado a técnicas podem ajudar você a negociar. Saiba negociar, escutar, mostrar as vantagens, mas não seja insistente. Se o momento não for oportuno, espere e volte em outra hora. É melhor perder a viagem do que o cliente.

Relação de confiança com o cliente: você precisa passar confiança para o cliente. É mais fácil eles fecharem negócios em quem confiam, do que ficarem em dúvidas. Seja sincero, fale do produto, faça ligações, lembretes, tudo isso pode melhorar a relação de vocês.

Seja organizado: a falta de organização pode comprometer o bom desempenho do seu negócio. Não deixe de ter uma agenda, conferir formulários, ligar para os clientes. A organização é uma habilidade e pode se tornar uma grande aliada em suas vendas. Saiba tirar proveito de forma positiva.

Se comunique: seja claro e especifico em seus negócios. Uma boa comunicação é uma forte aliada para bons negócios. Se expresse bem  e fale tranquilamente. Não fale rápido, mas com calma, e não tão alto.

Seja criativo: experimente outras formas de vender de acordo com a flexibilidade dentro da empresa. Não precisa ser radical. Mas tente novas formas de vender, conversar, táticas de fechamento. Aos poucos você vai percebendo o que funciona e o que não funciona!

Essas foram algumas habilidades essenciais para vendedores de sucesso. Existem outras. Por isso, faça leituras, veja palestras, faça capacitações. A internet é uma grande aliada por dispor de bons materiais de forma gratuita!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.