Na busca de um bom Programa de Automatizar Força de Vendas para a sua fábrica ou distribuidora, você precisa definir, primeiramente, qual a sua necessidade. Redução de custos, aumento de agilidade?
Seu objetivo, ao automatizar a sua equipe de vendas externas, qual é?
- Ter controle sobre seus vendedores em campo;
- Administrar preços e limitar descontos;
- Controlar o horário de trabalho do vendedor externo;
- Elevar o ticket médio e aumentar vendas;
- Reduzir os valores gastos com equipe de venda ou de digitadores de pedidos;
- Deixar a equipe mais rápida, fazendo com que um vendedor cubra uma área maior.
Ou apenas poder enviar os pedidos para a empresa de forma online?
Dependendo da sua resposta, a busca pode mudar. Vamos lá?
EXPERIMENTE AGORA
Automatize sua equipe de vendedores externosUtilizando um Programa para Automatizar Força de Vendas com foco em resultados
Para que você tenha bons resultados com Programa de Automatizar Força de Vendas, é preciso ter em mente que há alguns caminhos que você pode seguir.
IMPORTANTE
A grande diferença entre a maioria dos aplicativos de venda é a possibilidade ou não de integrá-lo via base de dados ao seu sistema de faturamento atual.
No momento de avaliar as opções, a principal característica que você precisa prestar atenção, é a possibilidade e a necessidade de integrar o aplicativo que fará os pedidos com o seu Sistema de Gestão (seu sistema de faturamento atual). Caso você não tenha sistema de gestão, você pode utilizar ferramentas de vendas que possibilitem o cadastro de produtos, como o Novo Pedido.
Você também precisa definir quais as suas necessidades básicas. Quais funcionalidades um Programa precisa ter para atender a sua necessidade como empresa. Para isso, é aconselhável que você defina seus objetivos para um projeto como esse. Automatizar a equipe de vendas pode ser totalmente diferente de usar um aplicativo para enviar pedidos.
EXPERIMENTE UM Programa para Automatizar Força de Vendas
(Ou continue lendo o seu artigo…)
Dependendo do que você precisa, os custos com um Programa podem variar bastante. Mas faz sentido, certo? Por quê pagar por funcionalidades que você não vai utilizar?
Nós vamos entender exatamente quais são essas funcionalidades, e em quais áreas elas estão focadas. Assim, você poderá definir um “projeto”, ou seja, delinear as funcionalidades básicas que você entende que irão ajudar no seu processo de vendas.
Um Programa para Automatizar Força de Vendas pode ajudar suas vendas em 3 áreas
Geralmente, um Programa de Automatizar Força de Vendas pode ajudar as empresas em três áreas distintas, elas estão divididas da seguinte maneira:
- CONTROLE DE EQUIPE:
Controlar as ações dos seus vendedores em campo, o que eles podem ou não fazer; - PROMOÇÃO DE VENDAS:
Ajudar a promover vendas, fornecendo ferramentas e estratégias que melhoram as vendas; - ROTINAS FINANCEIRAS:
Ajudar a administrar funções financeiras mais técnicas e repetitivas, como comissões e tributos.
Abaixo nós vamos analisar cada uma delas, uma a uma:
1. CONTROLE DE EQUIPE
Para controlar pessoal de vendas
Na imagem logo abaixo, nós separamos um painel de visitas para você entender como funciona. Nas soluções mais robustas, este painel pode ser crucial para o Gerente de Vendas definir estratégias ou analisar o desempenho da equipe. Você pode acessá-lo diretamente do navegador e visualizar qual o status em tempo real de cada um dos seus vendedores:
Caso este seja o seu objetivo, você precisa de um painel administrativo. Geralmente, o painel é acessível através do próprio navegador de internet. É aqui que você entra com login de gerente ou supervisor, e você poderá ver, em tempo real, todos os seus vendedores e seus resultados.
Neste painel, você poderá ver algumas métricas de vendas importantes, como:
- Quantas vendas cada representante fez;
- Qual a agenda de visitas do dia de cada vendedor ou representante;
- Qual a rota feita e qual a planejada;
- Quanto tempo o representante leva em cada visita;
- Localizar o vendedor no mapa em tempo real;
- Quantos pedidos de venda foram feitos, entre outras opções;
- Registro de login, hora de entrada e saída do aplicativo com relatórios.
Além dessas opções, você também poderá configurar todos os limites que você quer impor para a sua equipe de vendas, como:
- Restringir descontos;
- Restringir vendas de estoques;
- Restringir regiões de vendas;
- Disponibilizar verbas de descontos;
- Definir tabelas de preços por vendedor, região, etc.
- Enviar notificações de clientes que não foram visitados;
2. PROMOÇÃO DE VENDAS
Funções para promover e elevar as vendas da equipe de venda externa
Em um aplicativo ou solução mais robusta para Automatizar Força de Vendas, você vai encontrar algumas opções para promoção e aumento de vendas, eu gosto de vê-las como verdadeiras ferramentas de marketing para o vendedor externo. O objetivo é aumentar a rentabilidade do seu negócio, aumentando as vendas.
Algumas dessas funcionalidades presentes no Programa:
- Sugestão de pedidos baseado no histórico do cliente;
- Indicação de rentabilidade de um pedido ou item;
- Verba de descontos ou Flex, para dar liberdade ao vendedor;
- Campanhas de vendas criadas para fazer girar o estoque de um produto, com produtos, clientes e datas definidas;
- Promoção automática para produtos com lote de vencimento próximo;
- Sugestão automática de produtos similares em caso de falta;
- Catálogo de fotos de produtos, dispensando o uso de catálogos impressos;
- Mural de recados entre supervisores e representantes com leitura obrigatória;
- Descontos progressivos de acordo com quantidade.
Na imagem ao lado, você vê um exemplo de tela de Sugestão de Pedidos.
O aplicativo pergunta se você quer iniciar um pedido em branco ou gerar um Pedido Automático (Sugestão de Pedidos), baseado no histórico de compra do cliente.
Vamos ver outra funcionalidade bastante procurada por Gerentes Comerciais:
Uma outra funcionalidade que faz muito sucesso é a Rentabilidade do Pedido.
Com ela, o vendedor vê exatamente a rentabilidade do pedido através de sinalizadores em cores diferentes. O aplicativo pode indicar uma rentabilidade Ruim, Boa ou Ótima. Ou como você definir ser melhor para o seu negócio.
Também é possível mostrar quanto o vendedor irá embolsar de comissão naquele item ou naquele pedido. Assim, ele pode jogar da melhor forma para que sua rentabilidade aumente.
3. ROTINAS FINANCEIRAS
Para deixar mais fácil as rotinas administrativas do responsável pela equipe de vendas
Algumas das funcionalidades mais procuradas por quem precisa administrar uma equipe de vendas, é a automatização de rotinas corriqueiras e repetitivas, como as comissões dos representantes.
Outra questão essencial e que pode gerar muita dor de cabeça, é o controle da tributação nas vendas. Principalmente se você vende em mais de um Estado. A substituição tributária pode complicar, mas também pode ajudar, já que fazendo os cálculos corretamente, você pode até conseguir um preço melhor que seu concorrente.
Funcionalidades para administrar o dia a dia do financeiro ou administrativo
Estas são algumas funcionalidades que fazem parte do pacote administrativo que uma solução de alta qualidade pode auxiliar você nas tarefas do dia a dia:
- Controle de comissão e exibição de valores no momento da venda;
- Controle tributário como a Substituição Tributária;
- Alertas de clientes em atraso e bloqueio de novos pedidos;
- Vendas com contrato, também conhecidas como Forecast;
- Relatórios e definições de metas;
- Formação de preço;
- Controle de bonificações;
- Gerência de kit de produtos;
- Relatórios de giro de produtos.
E se eu quiser um Programa simples para enviar pedidos?
Neste caso, você procura um Programa bem mais simples, e talvez não seja sua necessidade, pelo menos nesse momento, de uma solução mais robusta, para monitorar a sua equipe.
Apenas um aplicativo simples, integrado ao seu sistema de faturamento pode resolver o seu problema de erros e demora no processo de faturar os pedidos recebidos. Ou uma opção que dê a possibilidade de cadastrar seus produtos.
Funcionalidades essenciais de um Programa para Automatizar Força de Vendas
Todo Programa usado na Automatizar Força de Vendas, precisa ter, pelo menos, as seguintes funcionalidades:
- Acesso a tabelas de preços diferenciadas;
- Aplicar descontos em produtos, itens ou no pedido inteiro;
- Gerenciar produtos;
- Mostrar o estoque para o seu vendedor externo ou representante comercial;
- Destacar por cores itens em promoção ou especiais;
- Gerenciar grupos de produtos, que podem fazer parte de promoções;
- Gerenciar representantes;
- Gerenciar clientes;
- Visualizar o histórico de pedidos emitidos;
- Oferecer formas variadas de pagamentos;
- Consultar os pedidos feitos pelos seus representantes no acesso administrativo, via navegador de internet;
- Visualizar os logins feitos pelos representantes ou vendedores e horários;
- Cadastrar tabelas de preço promocionais;
- Sugestão de pedidos baseado no histórico;
- Relatórios gerenciais de vendas básicos.
DICA:
Para deixar sua equipe de vendas ainda mais potente, você pode adicionar a modalidade essas três funcionalidades para transformar o aplicativo em uma solução usadas por grandes empresas da lista Fortune 500 da Forbes:
As funcionalidades citadas acimas são recomendadas como básicas para iniciar o processo de automatizar uma equipe de vendas. Elas são tudo o que você precisa para Automatizar Força de Vendas e agilizar o processo de faturamento e envio dos produtos para o seu cliente.
E então, acha que você está pronto para iniciar uma revolução no se negócio?
Uma das etapas mais complicadas na escolha de Programa para Automatizar Força de Vendas é a escolha do fornecedor. Para ter certeza que você está fazendo a escolha certa, busque referência.
Ligue para o clientes que já utilizam a ferramenta. Cerque-se de informações de todos os lados da moeda. Passada esta parte, sobrará o momento de investir firme e pesado na solução, trabalhando junto à sua equipe para gerar resultados com a aplicação selecionada. É agora que o trabalho realmente começa.
APRENDA MAIS SOBRE Programa para Automatizar Força de Vendas
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Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.
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