É bem comum muitas pessoas ficarem em dúvida se o vendedor externo tem algum vinculo empregatício. Vale destacar que o vendedor externo tem uma contratação através da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assim como os demais funcionários da empresa.

É o que destaca o artigo 3º da Consolidação das Leis do trabalho (CLT) dispõe que: “Considera-se empregado toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual ao empregador, sob a dependência deste e mediante salário.”

Há uma formalidade

Desta forma fica clara quem há uma formalidade e assim o vendedor externo tem direito a todos os benefícios concedidos pelo regime trabalhista como férias remuneradas, 13º salário, o que difere do representante comercial que não tem um vincula empregatício.

É função de o vendedor externo vender produtos, auxiliar os clientes na escolha. Ele será responsável por repassar aos clientes todas as informações relacionadas a preços, forma de pagamento e além de fazer todo o atendimento ao cliente.

Para realizar isso, ele viajará constantemente para locais que podem não estar próximo de sua residência. Além disso, é importante que o vendedor externo saiba negociar e vender os produtos para aumentar e melhorar os rendimentos da empresa.

Neste sentido, vale a pena ser vendedor externo pelos benefícios que a CLT lhe permite. Até se houver demissão ele terá direito a seguro-desemprego.

O cargo oferece os mesmos benefícios que de outros funcionários. Desafios como vender, viajar podem ser visto de forma positiva para quem quer fazer uma carreira mais expansiva e prosperar clientes.

Quem ainda deseja abrir um próprio negócio pode através do trabalho de vendedor externo conseguir experiência comprovada para lidar com todos os processos burocráticos de uma empresa.

Outros benefícios desde cargo que tem vínculo empregatício é receber vale alimentação e ainda vale transporte. Vai ficar a cargo da empresa se ela irá pagar comissão. Tudo depende de empresa para empresa.

De qualquer forma, por meio do vínculo empregatício é uma boa forma do vendedor externo realizar seu trabalho mais tranquilo e com segurança, já que tem todos os benefícios.

O trabalho de vendedor externo costuma ser visto com bons olhos para outros profissionais que vejam neste profissional capacitado para lidar com vendas e negociação e ainda assumir riscos e aumentar a rentabilidade da empresa. Sua função é primordial em qualquer empresa.

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.