A profissão de vendedor é considerada a mais antiga do mundo. E mesmo tendo se passado todos esses anos, ela ainda continua essencial para a saúde financeira das empresas em todo o mundo.

É através dele que se consegue conquistar mais e mais espaço dentro do mercado, tornando-se mais competitivo, alcançando suas metas financeiras e trazendo maiores lucros para a sua empresa.

Mas não adianta apenas encontrar uma pessoa flexível, que saiba trabalhar com metas e gerir cobranças: é necessária a criação de um grupo, uma força tarefa para dar suporte ao vendedor.

Um dos grandes erros cometidos por novos gerentes de vendas é exatamente esse: deixar escapar a sensação de grupo de sua equipe. Um vendedor não é feito de uma pessoa. É a sinergia criada entre um grupo de pessoas. É exatamente este efeito psicológico que é esquecido na hora de liderar uma equipe de vendas.

Vamos ver como manter o espírito de equipe pode salvar muitas metas batidas.

Como liderar uma equipe de vendas?

Após encontrar o perfil ideal para o seu vendedor, a fórmula mágica está na liderança desse grupo. O gestor deverá desempenhar seu papel de forma magistral, formando um time com seus vendedores. E sentindo a mesma dor que eles sentem no dia a dia.

Ser gestor é, tão somente, exercer liderança através dos exemplos e não apenas através dos graus hierárquicos.

Será apenas dessa forma que o gestor conseguirá respeito dos demais, conquistando credibilidade dentro da equipe para então conseguir apontar um caminho melhor para o time e que esse seja aceito abertamente por toda a equipe.

Algumas dicas essenciais para não desapontar quando líder de uma equipe de vendas

  • Inspire confiança: o respeito desejado, bem como a credibilidade a ser alcançada por uma equipe se dá através da confiança. O que você diz sempre deverá estar alinhado com aquilo que você faz.
  • Dedique tempo às pessoas: quanto à missão de um líder, é essencial que você atenda as necessidades das pessoas em todas as demandas que elas precisam exercer, de forma coletiva ou individual. É necessário saber ouvir o que todos têm a dizer. E mais, avaliar de forma individual a melhor saída para cada problema apresentado.
  • Motivar para poder transformar: liderança está amplamente relacionada à motivação. Então o seu papel está ligado a motivar as pessoas que trabalham dentro da sua equipe. Assim, ela poderá atingir as metas planejadas, sem esquecer-se do desenvolvimento humano que há por trás.
  • Ajudar na superação das metas: isso não quer dizer que você irá colocar a mão na massa e sair, de porta em porta, vendendo. Essa não é a principal função de um gestor. Isso quer dizer que você deverá motivar a sua equipe sobre a importância de conseguir bater a meta planejada. Por exemplo, mostre o quanto a equipe evoluiu de um ano para o outro.
  • Dê o Feedback: além de você ter que motivar e orientar a sua equipe, você também tem a responsabilidade de mostrar os resultados e exaltá-los, de forma coletiva, quando forem positivos. Controlar os dados e avaliá-los da forma mais positiva possível é sempre uma boa opção.
  • Tenha um bom relacionamento com eles: esse é o principal segredo para a chave do sucesso! Você precisa se relacionar de forma mais humana e sincera, despertando a confiança. Além disso, é essencial que eles vejam em você alguém confiante.

De forma resumida, para que você seja um ótimo gestor e consiga o resultado necessário, você precisa planejar, controlar, treinar, interagir e agir. Sempre de maneira positiva e proativa!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.