Afinal, você sabe o que faz o gerente de vendas e quais atribuições são competentes a ele? Nesse post vamos conversar um pouco sobre o assunto, além de saber a diferença entre o gerente de vendas e o gerente comercial. Vamos lá?

O gerente de vendas será a pessoa responsável por todos os resultados comerciais da empresa. Como ele será o líder da equipe, ocupando o cargo chefe, algumas funções passam a ser de sua exclusiva responsabilidade.

São elas:

  • Planejar;
  • Orientar;
  • Dirigir e controlar toda a área comercial do negócio.

Enquanto o Gerente Comercial tem a responsabilidade de planejar, o Gerente de Vendas tem a responsabilidade pela execução dos planos da área comercial. Ou seja, ele lida diretamente com a equipe de vendas.

O objetivo do Gerente de Vendas é de fazer a equipe de vendas performar cada vez melhor.

Vamos entender melhor com um exemplo:
O Gerente Comercial pode mudar preço. O Gerente de Vendas só tem a preocupação de fazer a equipe vender com a estratégia de preço definida pelo Gerente Comercial.

ATENÇÃO
Cuidado para não confundir o Gerente Comercial com o Gerente de Vendas. O Gerente Comercial tem um papel de perfil mais estratégico, de planejar demanda, equipes, mercados. Já o Gerente de Vendas fica com a parte de execução do que o Gerente Comercial planejou, buscando pessoas e mantendo a força de vendas sempre produtiva.

Depois de sair de uma reunião onde serão traçadas as estratégias comerciais, o líder da equipe, ou gerente de vendas deverá ser capaz de realizar algumas tarefas. Vamos ver algumas delas abaixo.

Tarefas do gerente de vendas

  • Preparar toda a estrutura comercial de forma ampla e adequada, sempre focada no que se pretende atingir (metas), escolhendo e selecionando os profissionais que melhor se adaptarão à missão que você terá que desempenhar;
  • Liderar, motivar, estruturar e desenvolver uma equipe de profissionais que esteja pronta para qualquer situação, trabalhando de forma comprometida com os objetivos da empresa, que foram traçados anteriormente no planejamento estratégico;
  • Acompanhar e analisar todas as ações do corpo comercial, orientando da melhor forma possível para a maximização do tempo, pensando sempre no abate da meta previamente estabelecido.

Ou seja, com isso nós podemos dizer que o gestor de vendas (ou gerente de vendas) é o grande capitão da área comercial.

Como todo bom piloto, ele precisa estar cercado de pessoas competentes a sua volta, bem como as melhores ferramentas disponíveis para que, dessa forma, consiga chegar ao local pretendido com êxito.

Por esse motivo, é um verdadeiro desafio para qualquer profissional, principalmente porque o pleno desempenho do seu papel depende da cooperação e da motivação de terceiros.

O novo perfil do gerente de vendas

As empresas mudaram, e o perfil de gerente de vendas mudou também. As pessoas que desejam assumir e desempenhar esse papel com êxito precisam somar ao seu perfil outras qualidades.

Não basta ser um gestor completo no ramo administrativo, cobrando, liderando, motivando a sua equipe.

São necessárias outras características, como:

  • Proatividade
  • Resiliência
  • Inteligência emocional
  • Extrema criatividade
  • Inteligência competitiva
  • Quociente de adversidade
  • Poder motivacional

O desafio do gerente de vendas

O principal desafio do novo gerente de vendas está em saber recrutar as pessoas certas para executar as tarefas necessárias.

É selecionar os melhores profissionais para desempenhar em alta performance para que estes consigam manter a produtividade sempre em alta, analisando e gerenciando o mercado no qual está incluso, com a prospecção de possível clientes bem como a fidelização dos mesmos.

Quando pensamos no moderno gerente de vendas, temos que admitir que ele não será apenas aquele atuante na área comercial, que administra o profissional, mas que também faz a gestão do próprio ser humano.

Os vendedores sentem a necessidade de saber se o seu gerente reconhece seus problemas, sabe de suas necessidades e dificuldades, e por sua vez, o gerente deve estar disposto a ouvi-los de forma integral.

É necessário um perfil criativo e que pense de forma inovadora para que deixe de ser obsoleto e esquecível.

Complementando seu conhecimento

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.