A verdade é que novos métodos e tecnologias super elaboradas vêm transformando a cara do comércio, tanto para os consumidores quanto para as empresas. E com o desenvolvimento de sistemas de informação, os processos de atualização e informatização dos servidores está se tornando cada vez mais rápido. Como para se manter competitivo é preciso ficar a par dessa revolução, prepare-se para conhecer agora mesmo as 4 tecnologias que estão inovando o setor atacadista e distribuidor. Atualize-se já!

Carteira digital

Antes de mais nada, vale ressaltar que a carteira digital definitivamente não é a versão em holograma da velha bolsa que usamos para guardar dinheiro, fotos de familiares e documentos importantes, ok? Trata-se, na verdade, de um termo sintetizador para um conjunto de tecnologias modificadoras da forma tradicional de compra e venda.

A carteira digital é composta majoritariamente por aplicativos de smartphone, como os que permitem acessar seu banco, pagar contas, fazer transações financeiras e até administrar sua empresa. Mas não são só tarefas econômicas que estão incluídas nesse pacote, viu? Trancar a casa, o carro, guardar fotos pessoais e investimentos também são possibilidades.

Automação da força de vendas

Trata-se de um software que automatiza os processos referentes aos negócios, oferecendo inúmeras capacidades, como o controle de estoque, o planejamento das vendas, o atendimento ao cliente, as projeções de negócios e a análise do desempenho. E o mais relevante é que o programa pode ser personalizado de acordo com as prioridades e as necessidades de cada empreendimento!

Vale ainda citar que a maioria dos softwares de automação de força de vendas atualmente é multiplataforma, ou seja, permite que tanto o gestor como os funcionários possam acessá-lo via celular ou tablet a qualquer momento. Isso que é flexibilidade e simplificação de acesso, não é mesmo?

Controle de estoque robótico

A Amazon, líder mundial de vendas na internet, revolucionou o sistema de estocagem com os robôs Kiva. A demanda gigantesca de clientes fez com que a empresa investisse na criação de autômatos capazes de identificar e armazenar caixas de estoque organizadamente. Os robôs aceleram significativamente o processo e reduzem a margem de erro no controle de estoque a quase zero.

Robôs entregadores autônomos

O desenvolvimento da robótica não impactou apenas a estocagem de produtos e insumos. Hoje em dia até a entrega de itens pode ser feita pelos sistemas autômatos! Uma pizzaria da cidade de São Paulo chegou a testar a eficiência do mecanismo. A rede utilizou drones — máquinas voadoras guiadas por controle remoto — para o serviço de delivery.

Embora pareça distante, o uso de drones para fins comerciais é uma tendência. Mas é preciso ter certificados concedidos por órgãos de fiscalização federal para usufruir da tecnologia. E por mais que a pauta já esteja em discussão, ainda não existe uma legislação específica no Brasil.

Fato é que os novos empreendimentos estão em um caminho sem volta para a implementação de tecnologias cada vez mais avançadas. Aqui no Brasil elas ainda não chegaram com tanta força, mas é só uma questão de tempo, afinal, a busca por agilidade, precisão, redução de custos e incremento nas receitas é o que move os negócios.

E aí, interessou-se pelo assunto? Acha que essas mudanças são positivas? Deixe o seu comentário sobre o artigo e amplie esse debate!

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.