Se você for analisar os últimos anos de nossas vidas, vai perceber que na realidade, a tecnologia não está mudando apenas o dia a dia do vendedor, e sim de todos nós. Você consegue imaginar como seria a sua vida sem a internet? Eu mesmo não consigo sequer sair de casa sem meu smartphone.

A tecnologia aprimorou nossos meios de comunicação e aproximou as pessoas, com isso, cria-se ótimas oportunidades de vendas. Confira este post e saiba como a tecnologia pode ajudar você a vender mais, para isso separei algumas dicas de ferramentas que vão te auxiliar no dia a dia.

COMUNICAÇÃO ONLINE

A maior evolução desde que a internet surgiu, sem dúvida nenhuma, foi a comunicação. Pois hoje é possível você se comunicar com pessoas do mundo inteiro, fazer videoconferência, apresentação online, enviar mensagens de texto e áudio. Com um detalhe, tudo isso com apenas alguns toque e deslizes no seu celular.

O próprio e-mail, que nasceu junto com a internet, hoje é um dos meios mais utilizados para manter uma comunicação eficiente e organizada. Além do e-mail, existem as redes sociais que conectam pessoas, fazendo com que as mensagens viagem e se espalhem com muito mais rapidez que antes. Com certeza o seu cliente tem um perfil no Facebook ou LinkedIn, e você deve estar antenado para estar próximo do seu cliente, afinal de contas, relacionamento é muito importante em qualquer tipo de venda.

Ter acesso a rede social do seu cliente ajuda a entender o comportamento dele, o que ele gosta de fazer no seu tempo livre, qual o time do seu coração e muito mais.

Além disso existem os apps que você pode baixar no seu celular sem nenhum custo para otimizar sua rotina de vendedor. Entre eles estão o Whatsapp, Google Sheets (planilhas), Skype e muito mais.

CRM

O CRM serve para você organizar o seu fluxo de atendimento ao cliente, lá você consegue colocar todas as informações e históricos dos seus clientes. A tradução do CRM é Costumer Relationship Management, ou seja, Gerenciador de Relacionamento com o Cliente.

Muitos CRMs também tem app para celular, isso faz com que você tenha sempre em mãos todas as informações necessárias sobre seu cliente, e todo o histórico de conversa, diretamente no seu smartphone. Alguns CRMs são pagos, outros gratuitos por períodos limitados, conheça alguns:

ERP

Diferente do CRM que controla apenas o departamento de vendas, o ERP (Enterprise Resource Planning), em português, Planejador de Recursos Empresariais, tem como objetivo integrar dentro de um sistema todas os departamento e auxiliar e muito a vida do administrador.

Imagine a seguinte situação:

Você está em um cliente com uma proposta na mão para ser fechada, antigamente você precisava levar essa proposta assinada, encaminhar para seu departamento financeiro para que eles pudessem faturar. Com um sistema de ERP basta você incluir as informações no sistema e pronto o seu financeiro tem acesso às informações do cliente e do contrato e em pouco passos ele pode faturar esse pedido e repassar a sua comissão.

APLICATIVOS DE PEDIDOS

Com um software de automação para a equipe de vendas, você pode oferecer para a sua equipe de vendedores um aplicativo que interliga o vendedor ao seu ERP, ou seja, o pedido feito em campo cai direto no seu ERP, via internet, em tempo real. Além disso, é possível para o Gerente Comercial definir centenas de regras de vendas, como limite de descontos, combinação de produtos, tributação, entre outras regras de negócio.

Alguns aplicativos de automação de equipe de venadas externas incluem algumas funções dos aplicativos de CRM citados acima, o que pode significar uma economia na hora de investir em software. Portanto, busca por este diferencial. A WMW oferece uma solução de automação de equipe de vendas externa com funções de CRM, você pode conhecer melhor esta função aqui.

Além da grande vantagem de automação para o vendedor externo, as soluções completas de automação de equipe de vendas externas também possuem uma área para o Gerente Comercial, via web. É um painel onde o gestor de vendas pode controlar e acompanhar todas as atividades dos seus vendedores em campo, tudo em tempo real. E pode fazer intervenções na rotina dos vendedores, também em tempo real.

CONCLUSÃO

A tecnologia além de ser uma aliada para os vendedores, otimiza e reduz custos dentro de qualquer empresa. Viver uma vida mais conectado automatiza tarefas que sem o uso de sistemas levariam mais tempo para serem executados.

Para deixar a equipe de vendas ainda mais produtiva, você pode considerar a utilização de um aplicativo ou solução para automatizar a força de vendas. Veja como funciona.